
02 Julho 2018
25 de junho de 2018 36
Como sabemos, muitos brasileiros acabam recorrendo a sites chineses na hora de adquirir um novo smartphone ou um novo produto eletrônico. Os motivos para isso são os mais variados e vão desde o preço mais baixo até a indisponibilidade de alguns produtos em nosso mercado.
No entanto, a demora para a encomenda chegar no Brasil geralmente tem sido algo que desencoraja muita gente. Isso porque todos sabemos que algumas delas ficam até três meses "na estrada". Por conta dessa lentidão, os Correios até chegaram a explicar os seus processos com produtos internacionais.
Agora, iremos saber mais alguns motivos para uma espera de até três meses para receber uma encomenda chinesa. O brasileiro Lincoln Fracari, que mora em Shenzhen desde 2009 e é diretor comercial da China Link Trading, explicou ao IDG Now que o principal motivo que influencia o tempo de entrega é a forma de frete escolhida pelo consumidor.
Para eles conseguirem frete grátis, que é o que eles ‘vendem’, ou um frete extremamente barato, que está embutido dos produtos, geralmente fazem contrato com empresas marítimas e aéreas. Só que as aéreas param em diversos países diferentes para ganhar em escala, para ter um valor bem baixo. E se for marítima, não tem jeito, em torno de 50 dias
Outro fator que acaba atrasando entregas é a alta demanda para a alfândega brasileira que recebe diariamente uma quantidade enorme de produtos:
Depois, o que mais inviabiliza no caso de pessoa física é a alfândega brasileira, que recebe um volume muito grande dessas importações particulares. Muita gente trabalha como revenda, mas usando essa modalidade particular, o que forma um funil. Faz o gargalho ficar bem cheio, e aí demora para todo mundo
Fracari ainda explica que o frete que possui o melhor custo-benefício para vendedores e consumidores ainda é o marítimo.
A maioria das importações, em geral, é feita por contêiner, que demora. Então, se for fazer uma média, do prazo zero até o produto chegar, leva 90 dias. Porque tem o prazo de produção da mercadoria, o desembaraço aqui na China, o transporte marítimo, o desembaraço no Brasil e o transporte rodoviário no Brasil. Mas os importadores já estão programados, já estão condicionados. Eles já sabem desse prazo. Eles só se programam antes para receber
Geralmente, os contêineres do transporte marinho ficam em média de 28 a 40 dias no caminho, sendo que muitas das vezes os portos brasileiros são responsáveis por algum atraso extra nas encomendas.
Para quem procura mais rapidez na entrega, Fracari explica que é possível usar a modalidade de frete "expresso" na qual o produto chega ao Brasil por meio de avião. Geralmente, essa categoria oferece rastreio do objeto e demora de dois a quatro dias úteis para desembarcar no país.
No entanto, essa modalidade é a mais cara de todas. Por conta disso, alguns podem oferecer o transporte por meio de aviões de carga com um prazo médio de cinco a dez dias para o produto chegar ao Brasil. Mesmo assim, esse tipo de frete ainda costuma ser mais caro que o marítimo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários