LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EA Sports FC 25 traz jogabilidade melhorada e novo modo Rush como atrativos | Análise / Review

20 de setembro de 2024 0

A alguns dias do seu lançamento oficial, o EA Sports FC 25 promete novidades para esta nova geração da franquia de jogo eletrônico de futebol da Electronic Arts, com evoluções desde a sua mecânica até na estreia de um novo modo de jogo.

Será que as mudanças aplicadas para esta versão deixam o game melhor do que as edições anteriores? O que temos de destaques aqui? O TudoCelular testou nos últimos dias e conta a você a seguir.

Modos de jogo

O EA Sports FC 25 permanece com a maioria dos modos de jogo presentes até o FC 24. Você poderá jogar uma partida amistosa, organizar “ida e volta”, inserir regras alternativas e disputar torneios com licença oficial, como a UEFA Champions League e a Conmebol Libertadores.

O Ultimate Team também está presente aqui como uma maneira de maior interação, seja na prática online ou no gerenciamento do time, com vendas e contratações. Já o Modo Carreira dá a experiência de você viver as temporadas, tanto no masculino quanto no feminino, para quem prefere o offline.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O Pro Clubs agora passa a se chamar Clubs, porém a modificação feita pela desenvolvedora fica restrita apenas ao nome. A ideia segue a mesma, de permitir criar personagens e equipes para curtir partidas amistosas.

Mas a grande novidade está no chamado Rush – que também pode ser curtido dentro da Carreira. Este chega como um “sucessor espiritual” do VOLTA Football. Isso porque ele coloca dois times de cinco jogadores – o goleiro e quatro de linha – para se enfrentar em um tempo único, com campo reduzido.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Aqui você pode selecionar qualquer clube do jogo e selecionar quaisquer jogadores do seu respectivo plantel. O campo é reduzido, mas valem as mesmas regras do futebol padrão, com alguns ajustes, como o impedimento no terço final do campo – o qual não se aplicava no extinto VOLTA – e os pênaltis no estilo de hóquei. Uma inclusão que dá bastante dinamismo para quem deseja fugir um pouco do estilo simulador.

E como não poderia deixar de ser, os menus estão todos devidamente traduzidos para o português brasileiro, além de o login na sua conta incorporar as configurações de preferência dos anos anteriores.

Jogabilidade

Mesmo de maneira muito pontual, é fato que a evolução da jogabilidade dos simuladores de futebol da EA Sports – desde a saudosa franquia FIFA – acontece geração após geração. E desta vez, não foi diferente.

A desenvolvedora resolveu trocar o Playstyles pelo novo FC IQ. Aqui temos nova aplicação do sistema, não somente para impactar nos movimentos dos jogadores, mas também na aplicação tática de cada um em campo.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Para ser mais prático de como isso funciona, um exemplo é o que já funcionava antes por meio do entrosamento do Ultimate Team, no qual os jogadores tendem a desempenhar melhor quando utilizados em suas posições preferenciais. Agora, a EA levou essa mecânica a todos os modos e de maneira simplificada.

O estímulo para maior personalização durante as partidas acompanha inclusive o que vemos nos estádios da vida real: os times alternando o esquema tático conforme a necessidade do jogo, até mesmo com uma formação com a bola e uma sem a posse. É essa a intenção desta novidade de gameplay.

Nos demais pontos, a EA Sports manteve as mecânicas de bola parada, para escanteios, faltas e pênaltis. Algo que destacamos ser positivo, visto que elas funcionam de maneira mais intuitiva que a de algumas gerações atrás.

Não espere aqui ter todos os times licenciados, um ponto que pode frustrar quem deseja ver 100% dos clubes em conformidade com as suas versões reais. Isso se deve aos casos em que as equipes fecharam exclusividade com a Konami para o eFootball – ex-Pro Evolution Soccer (PES).

Não somente os times brasileiros fazem falta aqui – alguns casos aparecem o nome, escudo e uniformes oficiais, devido à presença nas competições da Conmebol, mas os jogadores chegam com nomes trocados e aparências genéricas –, como também Milan e Inter de Milão.

Gráficos e trilha sonora

Na parte de gráfica, não espere um grande avanço do que já era conhecido até a versão anterior. Temos jogadores com faces altamente realistas, porém nem tanto em relação às suas expressões e interações durantes as cenas de replay ou outros lances aproximados.

Pelo menos, os movimentos estão bem agradáveis de se ver durante o jogo, com o sistema de captura de cenas de jogadores reais por meio de Inteligência Artificial fazendo um ótimo trabalho.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Os pacotes gráficos oficiais nas principais ligas também seguem por aqui, com os GCs de competições como UEFA Champions League, Conmebol Libertadores, La Liga, entre outras. Sem falar no bom aproveitamento do Ray Tracing para representação fiel dos estádios, tais quais os ingleses Old Trafford e Anfield, por exemplo.

Outro ponto importante é que boa parte dos bugs presentes no FC 24 não apareceram nos nossos testes no FC 25, o que possibilita uma experiência mais limpa. Notamos alguns mais básicos em animações, como jogadores olhando para direções erradas, mas sem atrapalhar a experiência.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A trilha sonora para esta geração é composta por 117 músicas. A EA sempre se mantém antenada no mundo da música para incluir as faixas que mais se encaixam na experiência de simulação de futebol. E aqui não é diferente. Na parte dos efeitos, não notamos diferenças para esta nova edição em relação às comemorações, apitos, chutes e outros sons típicos de uma partida de futebol.

Também vale destacar que a narração e os comentários em português de Gustavo Villani e Caio Ribeiro, respectivamente, estão mantidos pelo quinto ano seguido e podem ser ajustados no volume e se deseja comentários críticos ou não. Talvez já esteja na hora de uma nova locução no game. Apenas o modo Rush ainda se limita a locuções em inglês e francês.

Considerações finais

A nova versão da franquia EA Sports FC é uma boa evolução? Entendemos que o saldo foi bastante positivo em relação ao game do ano passado, mesmo praticamente sem avanços na parte gráfica.

O destaque aqui ficou por conta da jogabilidade com o FC IQ. A desenvolvedora pensou em tornar a simulação não somente para os controles dos jogadores em campo, como também na parte fora de campo, como organizar esquemas táticos que tornem as partidas mais versáteis no estilo de jogo. A tendência é que o sistema seja aprimorado no futuro.

A inclusão do Rush também é um dos pontos positivos a se ressaltar no título. Ele chega para dar uma dinâmica maior em um confronto com campo reduzido, sem se assemelhar ao antigo VOLTA Football – que não ganhou o coração dos jogadores como o clássico FIFA Street.

Como pontos negativos, podemos citar a ausência de times importantes licenciados – algo que não está necessariamente no alcance da EA – e alguns bugs menores que permanecem.

Para os próximos anos, uma boa inclusão seria a presença de equipes clássicas da história do futebol na lista para partidas rápidas – e não apenas os cards das lendas no Ultimate Team. Já imaginou como seria uma simulação de partida do Brasil de 1970 contra o Real Madrid dos dias atuais, por exemplo?

Modo RushSistema FC IQ de jogabilidadeTrilha sonora ampla e variada
Times importantes sem licenciamentoGráficos sem melhoriasMesma narração em PT-BR há cinco anos

EA Sports FC 25 ficará disponível globalmente a partir do dia 27 de setembro, para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Qual é a sua avaliação sobre o EA Sports FC 25? Você gostou das melhorias que esta geração trouxe à franquia? Participe conosco!

*Agradecemos a Millenium Group, assessoria da EA Sports, por ceder uma cópia do jogo antecipadamente para esta análise!

História

Aqui consideramos os modos de jogo e temos no Rush uma das novidades positivas

Jogabilidade

O novo sistema FC IQ se mostrou promissor para trazer mais tática ao simulador de futebol

Gráficos

Apesar de serem gráficos realistas, a nota fica na média pela falta de grandes avanços em relação ao antecessor

Trilha Sonora

A trilha sonora está ampla e variada, com efeitos sonoros bem colocados. Talvez esteja na hora de uma mudança na narração em português

Imersão

O jogo tem novos atrativos suficientes para manter o público ativo por mais um ano

Nota Total

As novidades garantem uma boa experiência no jogo, seja na simulação mais real com o FC IQ, ou na experiência diferenciada do Rush. Mas há espaço para maiores inovações


0

Comentários

EA Sports FC 25 traz jogabilidade melhorada e novo modo Rush como atrativos | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2