
Lançamentos 30 Mai
02 de junho de 2023 0
Lançado nesta sexta-feira (2), o jogo Super Mega Baseball 4 é a novidade da Electronic Arts que aborda a famosa modalidade entre os esportes americanos. Ele chega como a sequência da franquia para consoles e PC.
Será que o novo game traz uma boa experiência ao jogador? O TudoCelular teve acesso antecipado a ele na versão para Xbox Series X|S e conta os detalhes agora, nesta análise completa.
Apesar de ter uma série de opções de modo de jogo, Super Mega Baseball 4 preza pela simplicidade. Além da partida de “Exibição”, uma espécie de amistoso, você pode aproveitar o modo “carreira”, para realizar o draft da sua equipe e disputar torneios com outros times.
Ainda há as opções de “Franchise” e “Season”, que possibilitam ao jogador controlar um time inteiro e encarar todos os desafios ao longo das temporadas. Todos eles já eram conhecidos desde o antecessor.
A grande diferença está na distribuição das mais de 240 lendas do esporte em oito clubes distintos. Elas também podem ser aplicadas às ligas online, ou utilizadas em uma liga offline em um dos modos já mencionados.
Um exemplo que podemos pegar se trata do “Pennant Race”. Ele consiste no modo competitivo online, que substitui quatro jogadores de cada clube por quatro lendas – os piores colocados recebem sempre os melhores atletas, como se fosse um draft.
A EA Sports deixou de fora a localização para o português, ao menos neste período antecipado. Há apenas as opções dos idiomas inglês e japonês nos menus, o que perde a identificação com um público local ainda maior. Mas é algo que pode ser adicionado posteriormente, com uma atualização.
O jogo real de beisebol não é algo tão simples de ser compreendido, mas a proposta de Super Mega Baseball 4 não está exatamente na parte didática do esporte. O foco da sua jogabilidade está na diversão.
Portanto, o aprendizado para quem ainda é leigo no esporte tende a ser mais gradual. Antes de se aventurar online, vale jogar uma partida de exibição para entender os movimentos básicos.
Quando for rebater, você pode variar conforme o tipo de rebatida, a força que irá mandar a bola para o alto e a ação tanto do jogador com o taco, quanto os eventuais outros localizados já nas demais bases. Dá para determinar se um apenas avança, se todos tentam passar ou se vão recuar de onde estão.
Talvez o aprendizado seja mais difícil para quem irá arremessar. Aqui, é necessário entender o tipo de arremesso, os efeitos da bola e, caso ela seja rebatida, como proceder até eliminar os adversários que avançam entre as bases.
Mas fique tranquilo, que nada é feito de forma complexa. Poucas horas de jogo já serão suficientes para ter o domínio completo da mecânica. E até lá, a diversão está garantida ao disputar os jogos.
Essa mistura de um estilo mais arcade com o esporte em si mostra que o foco deste jogo não está no entusiasta de beisebol, mas sim em quem deseja um game para se divertir em grupo ou online.
Os gráficos são o grande avanço para a franquia nesta quarta edição. As texturas ganharam mais qualidade, enquanto os estádios passaram a ter uma quantidade maior de detalhes visuais.
Vale destacar que a proposta do título não está no realismo dos personagens, e sim retratá-los de maneira caricata. Assim, eles dão um tom mais carismático à experiência. Outro ponto importante está nos efeitos inseridos, seja após uma rebatida ou na hora de movimentar os jogadores pelo campo.
A trilha sonora não chega a ser um destaque de SMB4, mas também não compromete a experiência. Os sons são bem encaixados nas rebatidas ou nos demais movimentos e acompanham a ideia aplicada nos gráficos.
E como não poderia deixar de ser em um game que não possui localização para o português, o idioma da narração consequentemente também fica limitado.
Super Mega Baseball 4 não traz grandes mudanças em relação ao seu antecessor. Os modos de jogo seguem basicamente os mesmos, com poucas mudanças que não geram uma originalidade neste quarto título da franquia.
Mesmo assim, vemos aqui uma série de qualidades que tornam a experiência bastante divertida. A possibilidade de criar uma carreira ou administrar uma franquia no offline, levar lendas para as equipes online e disputar com amigos, por exemplo.
A jogabilidade descomplicada também ajuda, visto que o beisebol não é tão simples de ser compreendido. Até mesmo enquanto você aprende por completo o que precisa fazer, os momentos trarão grande diversão.
Os gráficos têm papel fundamental nisso, graças ao bom trabalho da equipe de desenvolvimento, que evoluiu bem a parte visual já conhecida dos jogos anteriores da franquia. Agora, os personagens ganharam mais carisma, e os estádios, maior qualidade.
Uma pena que não há – ao menos, por enquanto – localização para o idioma brasileiro, até mesmo nos menus. Também é necessário aguardar se o título receberá atualizações com novidades ao longo do tempo, para não cair em uma repetição que possa prejudicar a longevidade de jogadores ativos.
Por aqui, consideramos os modos de jogo. Não há grandes novidades em relação ao antecessor.
Mecânica divertida até mesmo para quem não conhece beisebol.
O grande destaque do jogo, com texturas e efeitos de alta qualidade.
Os efeitos sonoros atuam bem juntamente com os gráficos visuais, porém não são um destaque do game.
O jogo permite ficar horas curtindo sem se cansar. Mas pode cair na repetição com o tempo, se não houver atualização frequente.
SMB4 agrada no geral, apesar de trazer poucas mudanças na franquia.
O novo jogo da EA Sports pode ser adquirido para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC – via Steam – por valores que partem de R$ 249. É um custo muito elevado por se tratar de uma sequência de franquia, sem grandes novidades em seus modos.
Entendemos que um preço mais próximo de R$ 100 seja o ideal para o título. Apesar disso, vale destacar que o público recomendado para ele não fica limitado aos grandes conhecedores da modalidade, nem aos fãs de esportes em geral.
Você curtiu o Super Mega Baseball 4? O que achou da experiência que ele oferece? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
*Agradecemos à assessoria da EA Sports por ceder uma cópia do jogo ao TudoCelular para esta análise!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários