
Economia e mercado 12 Fev
16 de fevereiro de 2021 36
O PS5 e o Xbox Series X marcam uma geração de consoles que está mais próxima do que nunca ao que é oferecido em bons PCs para games. Com 10,28 e 12 TFLOPs de processamento, respectivamente, memória GDDR6, CPU AMD Zen 2 e GPUs AMD RDNA 2, os dois dispositivos se mostram capazes de renderizar jogos em resolução 4K, ou próxima disso, a 60 FPS, além de suportar Ray Tracing.
Acompanhando os dois aparelhos está o Xbox Series S, modelo mais modesto da nova geração. Trazendo CPU AMD Zen 2 bastante similar à encontrada no irmão mais poderoso e no rival, o Series S sofre downgrades em sua memória, que fica limitada a 10GB GDDR6 com largura de banda máxima de 224GB/s, contra 16GB do Series X com largura de banda máxima de 560GB/s, e principalmente em sua GPU, que apresenta apenas 4 TFLOPs de poder computacional.
Essas limitações geraram preocupações entre entusiastas e até mesmo entre desenvolvedores, e já têm se mostrado em alguns títulos. Anunciado como uma máquina para resoluções 1440P e 1080P, o Xbox Series S chega a atingir resolução 900P em games mais pesados, como Control: Ultimate Edition.
O mais recente estúdio a se mostrar preocupado com o hardware do Series S é a 4A Games, desenvolvedora da franquia Metro. Em entrevista ao site WCCFTech, o gerente técnico da produtora, Oleksandr Shyshkovtsov, revelou que os 10GB de RAM do console básico da Microsoft não chegam a ser um problema, mas a GPU pode se mostrar um desafio para o estúdio no futuro.
A RAM não é um problema para nós no momento, mas a performance da GPU apresenta um desafio para títulos futuros. Nosso motor de renderização atual é projetado para altas resoluções espaciais e temporais (leia-se 4K a 60FPS). Ele é estocástico por natureza. Remover um desses elementos iria requerer que façamos cálculos mais pesados derrubando ainda mais a performance. Nós temos uma solução paliativa no momento, mas eu ainda não estou satisfeito com ela. - Oleksandr Shyshkovtsov
Além de um novo Metro, um spin-off multiplayer da saga e uma nova franquia, a 4A Games trabalha no upgrade gratuito da nova geração para Metro: Exodus. Segundo a companhia, o patch trará ao Xbox Series S Ray Tracing para iluminação global e gameplay em 60 FPS, mas com resolução limitada a 1080P.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários