Segurança 13 Nov
Após ter lançado a Beta 3 da QPR1 no último mês de outubro, o Google acaba de disponibilizar o Android 15 QPR2 Beta 1 para dispositivos Google Pixel. Surpreendentemente, Pixel 6 e 6 Pro, lançados em 2021, ainda estão entre os aparelhos compatíveis.
A partir de agora, todos os dispositivos suportados que fazem parte do programa de testes do Android poderão baixar a nova versão beta do sistema.
Como de costume, essas atualizações trimestrais costumam trazer mais alguns recursos que não apenas correções de bugs – como novidades para o formato dos ícones –, antecipando quais funcionalidades deveremos ver em breve em alguma versão estável do sistema.
Segundo o próprio Google, as betas QPRs costumam ser confiáveis, sendo “adequadas para uso geral”. A versão estável do Android 15 QPR2 deve ser disponibilizada em março de 2025. A estável da QPR1, por outro lado, deve chegar no próximo mês de dezembro.
O Android 15 QPR2 Beta 1 com os patches de segurança de novembro de 2024 já está disponível para os dispositivos listados a seguir, assim como para o Android Emulator. Todos os aparelhos qualificados inscritos no programa do Android Beta para Pixel receberão o update via OTA (over-the-air).
Além de poder esperar a chegada da atualização, também é possível fazer o side-load ou flash da versão através do download da imagem de fábrica. O link do arquivo para isso está ao lado do nome do aparelho correspondente.
Confira a lista:
- Pixel 9 Pro Fold: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 9 Pro XL: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 9 Pro: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 9: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 8a: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 8 Pro: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 8: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel Tablet: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel Fold: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 7a: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 7 Pro: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 7: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 6a: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 6 Pro: Imagem de fábrica — OTA
- Pixel 6: Imagem de fábrica— OTA
Os usuários da nova versão que quiserem informar ao Google os bugs e falhas encontrados podem recorrer ao aplicativo do Android Beta Feedback, acessível via gaveta de aplicativos ou pelo menu configurações rápidas do próprio sistema. Além disso, é possível obter mais detalhes da versão através da comunidade do Android Beta no Reddit.
Comentários