
Segurança 14 Fev
14 de fevereiro de 2024 9
Atualização (14/02/2024) - EB
Em janeiro vimos indícios de que o Google Chrome poderá abrir arquivos PDF no Android no futuro. Hoje vemos um novo experimento integrado ao navegador que confirma esta possibilidade. Segundo o usuário Leopeva64 do X (antigo Twitter), o novo experimento descreve como o navegador poderá abrir arquivos com este formato.
A função é descrita no experimento "#android-open-pdf-inline" e menciona que o Google Chrome poderá abrir arquivos PDF sem precisar guardá-los no armazenamento do dispositivo. Esta função é particularmente útil para pessoas que lidam com muitos documentos, mas não precisam mantê-los no aparelho consumindo armazenamento.
New flag in Chrome Canary for Android to open PDFs inline (it doesn't seem to work yet):https://t.co/5gzPoEkVEQ pic.twitter.com/y4YFVReEU0
— Leopeva64 (@Leopeva64) February 13, 2024
O experimento está disponível na versão 123 do Google Chrome Canary para Android, mas ele ainda não está funcionando, pois será necessário suporte para o módulo MediaProvider Mainline.
A expectativa é que o módulo MediaProvider Mainline seja introduzido com o Android 15 neste ano, quando o Google Chrome finalmente deve ganhar a capacidade de abrir arquivos PDF assim como já conseguimos fazer na sua versão para desktop.
Matéria original (15/01/2024)
O Google Chrome pode receber uma nova função que permitirá abrir documentos em PDF automaticamente após serem baixados da internet no Android. Conforme descoberto pelo usuário Leopeva64 do X (ex-Twitter), o navegador recebeu uma nova configuração oculta em sua versão “Canary” que permite abrir os arquivos mais rapidamente após o download.
A configuração oculta — conhecida pelos mais familiarizados como “flag” — pode ser encontrada somente na versão 122 do Google Chrome Canary para Android. Ao habilitá-la, os usuários poderão baixar documentos e visualizá-los automaticamente em um app, o que pode tornar estudos e outras tarefas significativamente mais rápidas no celular.
Atualmente, ao baixar um arquivo em PDF, o Google Chrome não realiza qualquer ação além de permitir que o usuário acesse a página de downloads para abrir o arquivo. Com o novo recurso, esse caminho não é necessário. O experimento pode ser ativado ao inserir este endereço no Chrome Canary: chrome://flags/#open-download-dialog.
É importante ressaltar que, há alguns anos, houve relatos de campanhas de malware com injeção de códigos maliciosos em PDF, fazendo vítimas acreditarem que estavam baixando um documento seguro, mas que poderia causar danos aos seus dispositivos. É recomendado utilizar esse recurso com cautela e somente em plataformas confiáveis.
Além disso, é recomendado que o Chrome Canary seja utilizado somente para fins de teste com desenvolvedores web e outros públicos interessados nas funções mais recentes implementadas pelo Google, uma vez que essa versão do navegador pode conter diversos problemas que tornam sua experiência menos agradável.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários