
Google 04 Mai
05 de maio de 2022 0
Os vídeos curtos caíram no gosto de muitos usuários do TikTok e do Instagram, com o Reels. Para não ficar para traz nessa disputa, a plataforma de vídeo do Google lançou o YouTube Shorts em 2021 para disputar público com as concorrentes.
Como o próprio nome indica, os usuários podem gravar vídeos curtos, de no máximo um minuto de duração. O formato é mais dinâmico e o Shorts tem ferramentas de edição básica de vídeo, como adição de textos, legendas, filtros e efeitos de cores.
Os usuários ainda podem utilizar trechos de outros conteúdos do YouTube para divulgação de canais, fazendo colagens e mixes de áudios, músicas e vídeos de outras contas, desde que tenham autorização do canal proprietário.
Também é possível utilizar trechos de músicas da biblioteca do YouTube em vídeos de até 15 segundos. Os usuários podem gravar pela própria plataforma ou então subir um clipe que já esteja na galeria do celular.
Além de permitir importar o vídeo curto da galeria do celular, o YouTube Shorts possibilita gravar um clipe direto do aplicativo da plataforma, como já ocorre nas outras redes sociais rivais. Confira a seguir o passo a passo:
Já para os usuários poderem visualizar os conteúdos, basta ir na aba "Shorts" presente na home do site e também no aplicativo do YouTube, além deles também aparecerem na lista de reproduções relacionados.
De acordo com o próprio YouTube, os criadores de conteúdo do Shorts ainda não participam da receita levantada pelos anúncios exibidos durante os vídeos. Contudo, a plataforma criou um fundo para os canais receberem uma recompensa financeira.
O fundo possui um orçamento de US$ 100 milhões, que serão distribuídos para aqueles que publicarem os vídeos curtos mais envolventes. O formato de monetização, contudo, ainda está em teste em fase inicial.
“O ponto determinante do sucesso do Shorts é como os influenciadores que já estão no YouTube vão utilizar e impulsionar a nova ferramenta, incentivando seus seguidores a fazer uso dela também. Isso foi preponderante para o sucesso do TikTok, por exemplo”, destacou o CEO da startup de monitoramento e análise de dados de redes sociais Desbrava Data, Paulo Pereira.
E você, gostou da proposta do Shorts? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários