
Curiosidade 13 Jun
Desenvolvido pela empresa que é um verdadeiro sinônimo de pesquisa na internet, não há nenhuma surpresa em ver que o Google Chrome traz consigo, por padrão, o Google como mecanismo de busca. No entanto, enquanto esse fato pode passar despercebido para alguns, há quem prefira utilizar outros buscadores como o Bing ou o DuckDuckGo, por exemplo.
Se esse é o seu caso, independente do que você procura em outro buscador – de privacidade a funcionalidades específicas, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos nas seções a seguir como alterar o mecanismo padrão de busca do Google Chrome; não saia daí!
Assim como pode ser visto em outros navegadores, a busca do Google Chrome é embutida em sua barra de endereços, sendo possível checar qual o mecanismo a ser utilizado em uma determinada pesquisa ao começar a digitar o que será procurado. Apesar de pertencer ao Google, o navegador permite que o usuário defina praticamente qualquer serviço ou site a sua busca padrão. Confira como alterar esse mecanismo nas divisões a seguir.
Independente do seu smartphone ser Android ou iOS, as instruções dadas abaixo são as mesmas para ambos os sistemas, sendo a única diferença a localização de alguns menus. De qualquer forma, traremos capturas de tela das duas plataformas afim de facilitar o seu entendimento.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.
Para os que não querem se manter limitados apenas as opções trazidas por padrão, o Google também permite que os usuários definam mecanismos de busca da sua preferência para o navegador. Mas atenção, essa opção está limitada apenas a versão do browser para computador, não sendo possível, pelo menos por enquanto, realizar esse tipo de alteração no Android e no iOS.
Confira abaixo os passos necessários para realizar essa configuração.
Agora, como você pode perceber, o Chrome já capturou em meio a sua navegação alguns sites que podem ser utilizados como mecanismo de pesquisa. Eles estão sob a categoria Outros mecanismos de pesquisa.
Caso o site da sua preferência não esteja listado, o navegador também permite que você o adicione por conta própria, sendo necessária a inserção de apenas três informações básicas: o nome do mecanismo, uma palavra chave e a URL de consulta. Como exemplo, adicionaremos o TudoCelular como mecanismo padrão de pesquisa no curto passo a passo a seguir.
Ao buscar a palavra “exemplo” no TudoCelular, a URL resultado da pesquisa será a seguinte:
Para adicionar o site como mecanismo de busca, substitua a palavra buscada na URL por %s. Ou seja, o endereço a ser inserido no terceiro campo será o seguinte:
E aí, gostou demais essa dica? Compartilhe-a com seus amigos e não esqueça de nos dizer, nos comentários, o que você gostaria de ver por aqui no TudoCelular Ensina!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários