Noites...
Tenho um Galaxy Gran Duos I9082L com Jelly Bean original de fábrica, sem root e sempre deixo ele carregando durante a noite, sendo que o padrão de duração é de 2 a 3 dias. Notei que algumas vezes, depois de desconectar do carregador, lá pelo meio dia ele já estava em 55%, ou seja, um consumo exageradamente alto, sem ter nada a mais rodando aparentemente, e o perfil de uso também é o meu normal.
Passei a reiniciar o aparelho depois que retiro ele do carregador de manhã e ele simplesmente passou a durar de 4 a 5 dias a bateria. Caso eu não reinicie ele volta pros 2 a 3 dias e sempre que reinicio ele volta a durar 5 dias.
Porque isso será? Será que ele dispara algum processo ou programa escondido durante o carregamento e não o baixa depois, e este programa "come" a bateria? Alguém já passou por algo parecido?
[]s

Resultados de 1 a 11 de 11
-
05-07-2013, 08:05 PM #1
- Membro desde
- Jul 2012
Android reiniciar depois de carregar bateria, aumento duração bateria
-
05-07-2013, 09:18 PM #2
JacksonRieper não vi nada parecido com isto. Mas realmente pode existe algum aplicativo que possa consumir a bateria rodando em segundo plano, no caso dos 55%. Sobre reiniciar o aparelho durar 5 dias ao invés de 2 a 3 dias, creio que somente se praticamente não utilizar o aparelho e deixar o 3g e Wifi desligados.
Seu aparelho tem 5" e 2100Mah de bateria, durar 2 a 3 dias sem o Wifi e 3G realmente dura, pelo menos o meu galaxy nexus dura, mas com 3G e Wifi ligados tem que carregar toda a noite.
-
05-07-2013, 09:24 PM #3
- Membro desde
- Jul 2012
Realmente uso quase nada o 3G e uma hora de wifi por dia, mas uso bastante para anotacoes, algumas ligacoes, o perfil de uso durante a semana eh sempre o mesmo, por isso estranhei passar de 3 para 5, com o mesmo perfil de uso...
-
05-08-2013, 08:47 AM #4
Também acho estranho e não vejo nenhuma explicação para isso.
Comprei um celular há poucos dias e ele vem durante 2 -3 dias mesmo com o Wi-Fi ligado o tempo todo (3G desligado), mas só porque uso um app de otimização para encerrar outros apps rodando em background.
-
05-08-2013, 09:55 AM #5
Olá, bom dia.
Olhando teu caso, e por experiência própria e leitura sobre carregamento de bateria, posso tentar te ajudar.
As baterias de Litium são muito sensíveis ao calor e a sobrecarga, há anos os carregadores já vem com um mecanismo de descarga automática da bateria assim que esta informa que atingiu 100% de carga.
Toda bateria de Litium tem um chip que a controla pra evitar o vício de carga.
Se você sempre deixar seu aparelho ligado a madrugada toda, a bateria entrará num ciclo de carga e depois descarga pelo carregador.
Se você deixar muito tempo conectado ao carregador sem está utilizando, o próprio carregador após o sinal de carga completa acionado na bateria, ele começa a consumir a carga da bateria como se você estivesse usando, mas isso é normal, ocorre apenas pra não sobrecarregar a bateria, e consequentemente faz você ficar sem carga ou falsamente descarregado.
O ideal é que você sempre carregue a bateria assim que possível, e a cada uma semana ou 15 dias, você a carregue completamente.
Lembrando que baterias de Litium perdem a eficiência se descarregadas completamente, pois elas funcionam inversamente ao que se aprendeu antigamente com as baterias de Cadmio, o qual deveriam ser descarregadas completamente.
Resumindo tudo, você carrega até atingir a carga completa e desconecta o carregador da bateria e é importante desconectar o carregador da tomada também. Evitando o ciclo de carga e descarga automático, pra não ter surpresas de ficar sem carga no meio do dia. Vá usando o aparelho até encontrar uma tomada próxima, se descarregar totalmente não há problema. Pra manter a bateria em estado normal, carregue-a completamente uma vez por semana ou por quinzena.
Lembrando que baterias de Litium quanto mais velhas, mesmo que não usadas menor será sua autonomia.
A falha está em deixar o carregador ligado muito tempo no celular num período contínuo, ou você sempre deixa o carregador plugado na tomada.Last edited by EstanDuarte; 05-08-2013 at 10:02 AM.
A vida tem dessas coisas...
-
05-08-2013, 10:36 AM #6
EstanDuarte é mais ou menos por ai rsssss
Neste caso as baterias de Litium que são praticamente as únicas utilizadas hoje em dia, tem uma vida útil por ciclos completos de carga e descarga, que deve ficar em torno de 400 vezes, mas isto não significa que apenas depois das 400 vezes que ela começa a perder a carga, toda a bateria vai perdendo a capacidade com a utilização, mas depois deste ciclo é que você realmente percebe que a bateria não esta funcionando como deveria.
O ciclo de carga e descarga acontece em alguns aparelhos e não todos, exemplo meu macbook pro olhe na imagem abaixo, esta carregado a bateria e não esta no ciclo de carga e descarga, a fonte de energia é o cabo de energia:
Screen Shot 2013-05-08 at 10.25.24 AM.jpg
O mesmo esta marcando no meu celular Galaxy Nexus, fica CHAGED(Carregado) ou seja esta carregado e utilizando a energia do cabo e não o ciclo de carga e descarga.
O ciclo de carga e descarga foi percebido com os usuários do IPAD que quando deixavam por bastante tempo carregando e retiram da tomada ao invés de 100% da bateria estava com 95% e a resposta da Apple na época(nossa época em informática é 3 anos atras) foi que este ciclo existia mas a bateria descarregava até 90% e depois carregava de novo até 100%, e ficava assim.
A Bateria de Litium nunca devem ficar por longo períodos descarregadas pois elas oxidam quando isto acontece.
Quanto mais tempo ela ficar carregada ou ligado na tomadas melhor será pois não irá completar os ciclos de carga e descarga, aumentando a vida útil do produto(em tempo/anos, não a quantidade de ciclos completos).
Com isto todos nos podemos efetuar nossos próprios testes, deixem seus celulares/notes/tablets conectados até carregar, e vejam a informação que ira aparecer, solicitando para desconectar o cabo(galaxy SIII pede) ou simplesmente falando que esta carregado, depois deste tempo aguardem uns 10, 20 minutos e removam o cabo e chequem se está com 100% ou caiu um pouco. se continuar 100% depois de carregado utilizou apenas a energia do cabo, caso contrario o seu aparelho fica neste ciclo similar ao IPAD.
-
05-08-2013, 10:42 AM #7
Hudson exatamente o que acontece com meu iPod, se eu deixar ele na tomada, ele descarrega em até 4hrs, chega a 10%.
Mas isso se deve principalmente ao mecanismo de proteção que um carregador tem.
Carregadores piratas ou incompatíveis geralmente não possui este recurso ou simplesmente não funciona, eis que ocorrem as explosões de baterias.
AbraçoA vida tem dessas coisas...
-
05-08-2013, 10:45 AM #8
EstanDuarte Mas ele não deveria descarregar até 10% da bateria e sim somente 10% da bateria ficando com 90% da carga no mínimo, realmente é estranho ele estar descarregando inteiramente.
-
05-08-2013, 10:58 AM #9
Ele descarrega 10% se manter na tomada por um período curto. Mas se dormir na tomada, o carregador MOTOROLA que uso no iPod o descarrega completamente. No início me assustei, mas entrei em suporte no site da Apple e verifiquei a forma correta de carga de baterias. Notei também a maior autonomia de bateria depois que segui as dicas de otimização do carregamento de bateria.
Essa descarga automática eu já havia notado no meu Nokia N8, e funciona como a Apple, ele descarregava até 50%, quando passava de 4hrs na tomada.
Não é atoa que a Apple pagou durantes anos a Nokia, sobre a patente de gerenciamento de energia do código Symbian, se me recordo bem até 2010.Last edited by EstanDuarte; 05-08-2013 at 11:17 AM.
A vida tem dessas coisas...
-
06-18-2014, 08:54 AM #10
- Membro desde
- Jun 2014
-
06-18-2014, 08:58 AM #11
- Membro desde
- Jun 2014
EU TENHO UM GALAXY S4 MINI COMPRADO HÁ 1 MES ATRAS. SE N REINICIAR APÓS O CARREGAMENTO A BATERIA DURA 50% DO TEMPO. o STAND BY DA BATERIA É O QUE CONSOME MAIS. SE REINICIAR, O ECRÃ PASSA A SER O MAIOR RESPONSAVEL PELO CONSUMO DA MESMA E DURA O DOBRO DO TEMPO. CONFESSO Q LI A SUA RESPOSTA MAS N ENTENDI BEM. POSSO FAZER ALGUMA COISA PARA ACABAR COM A NECESSIDADE DESTES REINICIOS, OU ISTO É UM PROBLEMA DA BATERIA/ CARREGADOR E DEVO SUBSTITUIR.
aGUARDO A VOSSA ATENÇÃO. OBRIGADO