Jogos 24 Fev
O Nintendo Switch chega oficialmente às lojas na próxima sexta-feira, 3, e traz consigo o retorno de um velho conhecido dos gamers mais velhos: o cartucho. Em uma versão bem menor – e com muito mais potência – que os clássicos dos anos 1990, esse é o primeiro console de mesa a ter esse tipo de mídia desde o Nintendo 64.
O tamanho desses cartuchos é mais ou menos o mesmo de um selo. O que levou muita gente a pensar em lamber a mídia. E descobrirem que a Nintendo preparou uma surpresa bastante amarga para quem decidir fazer tal coisa. De acordo com algumas pessoas que receberam o console antecipadamente, o gosto é “revoltante”, “ácido” e “persistente”.
Não se trata de uma brincadeira ou de alguma escolha mal feita pela Nintendo no material utilizado no cartucho. É algo pensado, com um objetivo muito claro e simples: evitar que crianças e animais de estimação engulam as mídias. Um porta-voz da Big N explicou:
Para evitar a possibilidade de ingestão acidental, mantenha o cartão de jogo longe de crianças pequenas. Um agente amargo também foi aplicado ao cartucho. Esse agente não é tóxico.
Trata-se do benzoato de denatônio. É o “o composto químico mais amargo conhecido, com amargura Limiares de 0,05 ppm para o benzoato e 0,01 ppm para o sacárido”, segundo a Wikipedia.
Ele é utilizado em venenos para ratos (que não detectam seu gosto), solventes, tintas e vários outros produtos para evitar a ingestão por seres humanos. Também é usado por algumas mães para tentar fazer com que seus filhos parem de roer as unhas.
Ou seja, é uma medida de segurança extra para evitar que alguém engula acidentalmente o cartucho de algum de seus jogos preferidos. Mesmo assim, é melhor tentar mantê-lo longe de crianças pequenas e de animais de estimação. Além, claro, da sua própria língua.
Comentários