
26 Agosto 2014
É natural que vejamos estas siglas estampadas na tela dos nossos gadgets. Muitas pessoas sabem ou imaginam que elas se refiram a troca de dados entre a sua operadora e o seu smartphone. Pois bem, isso está correto; mas o que isso realmente significa? A variação entre estas siglas é sempre corriqueira, já que vivemos num país onde o serviço de dados oferecido pelas operadoras de telegonia móvel é precário e o relevo do Brasil não ajuda na estabilidade do sinal.
Mas e quanto às siglas? Bem, elas representam a tecnologia de conexão que está sendo empregada naquele momento. Cada uma delas possui velocidade de transmissão diferente e algumas são tão lentas que irritam a qualquer um. Vejamos:
"E":
Esta é a sigla da tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). É a evolução da tecnologia GPRS (General Packet Radio Service). Sua capacidade total de transmissão é de 473Kbps, mas por aqui ela atinge, no máximo, 100Kbps! Em suma: se o seu celular estiver utilizando este método de conexão dificilmente você conseguirá abrir o Google!
G:
Antiga, mas muito utilizada, esta tecnologia é fraca na transmissão de dados. Sua capacidade total de transmissão de dados é de apenas 171Kbps, mas dificilmente ultrapassa os 30Kbps. Resumo da ópera: nem gaste seus créditos tentando enviar uma mensagem através do whatsapp pois não vai rolar.
H:
Enfim uma evolução significativa! A High Speed Packet Access ou HSPA para os íntimos corresponde ao padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Acess). O tão requisitado "H" é a confirmação de que estamos, teoricamente, numa rede de alta velocidade. Sua capacidade máxima de conexão é de até 14Mbps. Calma, não se alegre, pois dificilmente (sendo muito generoso falando dificilmente) você conseguirá esta taxa de velocidade com a sua operadora móvel.
H+:
É a evolução do "H". Quando visualizar esta sigla em seu celular, tenha certeza que sua velocidade de conexão está melhorada significativamente. Nem todos os smartphones suportam esta tecnologia, infelizmente. O Evolved HSPA atinge incríveis taxas de 168Mbps para download e 22Mbps para upload.
"3G":
Embora as duas últimas tecnologias sejam chamadas de "3G", elas não são. "3G" refere-se à terceira geração da tecnologia de conexão sem fios com a internet e oferece capacidade de apenas 2Mbps de conexão.
O seu smartphone sempre selecionará a conexão mais forte naquele momento. Então mesmo que você esteja numa área onde sejam oferecidas as tecnologias HSPA e EDGE, por exemplo, se o sinal da "E" for mais forte, você será automaticamente conectado à WEB através deste meio.
Alguns fabricantes disponibilizam a opção de selecionar apenas um modo de conexão. Para saber se o seu celular dispõe desta funcionalidade, verifique junto ao seu fabricante.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários