
Economia e mercado 22 Abr
22 de abril de 2025 16
Mais recente alternativa de celular "acessível" do Google, o Pixel 9a acabou de passar pelos testes de câmera dos especialistas do portal DxOMark, surpreendendo pelos resultados. Apesar das especificações simples, o telefone da gigante das buscas entrega ótima qualidade de imagem, chegando a brigar com smartphones mais caros de companhias como Apple e Samsung.
Mais voltado para o custo-benefício, o Google Pixel 9a embarca um conjunto bem básico de câmeras, composto de sensor principal de 48 MP com abertura de f/1.7, Foco Automático por Detecção de Fase de Pixel Duplo (Dual Pixel PDAF) e estabilização óptica (OIS), e ultrawide de 13 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 120°.
Os grandes trunfos do aparelho estão no processamento e no software: temos por aqui o mesmo chip Tensor G4 dos mais caros Pixel 9 e Pixel 9 Pro, além dos algoritmos encorpados da empresa, reconhecidos por conseguirem entregar qualidade acima do esperado em hardware simples.
Ao que parece, a combinação é suficiente para fazer o Pixel 9a competir com rivais consideravelmente mais caros — segundo o DxOMark, o telefone se destaca por oferecer exposição precisa e boa retenção de pontos muito luminosos, balanço de branco neutro e boas cores na maioria das condições testadas, e boa renderização de detalhes finos em cenas diurnas, ambientes internos e ao usar o modo macro.
Como sempre, também foram observados alguns problemas, incluindo falta de detalhes em capturas com baixíssima luminosidade, instabilidades ocasionais do alcance dinâmico e da redução de ruído entre capturas consecutivas, bem como artefatos de estimativa de profundidade no modo retrato.
Mesmo com a simplicidades e as falhas constatadas, o portal especializado afirma que o Pixel 9a entrega qualidade de imagem e vídeo "impressionante", herdando muitas das qualidades do Pixel 9 convencional. Essa combinação faria dele uma excelente alternativa para quem gosta de fotografar, por oferecer desempenho de flagship por um preço mais baixo, ganhando o selo de "escolha inteligente" do site.
A nota conferida pelo DxOMark também surpreende: com 143 pontos, o celular de baixo custo do Google fica pouco atrás do iPhone 15 e do Galaxy S24 Ultra no ranking geral de câmeras, um grande feito ao considerarmos que os aparelhos da Apple e Samsung chegam a custar mais que o dobro.
Lançado em 19 de março, o Google Pixel 9a balançou a linha "a" ao adotar um design bem mais básico que outros Pixel, mas conseguindo oferecer um pacote atraente. Além das câmeras e do chip Tensor G4, o dispositivo conta com tela pOLED de 6,3 polegadas Full HD+ com taxa de 120 Hz e brilho de até 2.700 nits, 8 GB de RAM, até 256 GB de armazenamento, certificação IP68 e bateria de 5.100 mAh com recarga de 23 W.
O smartphone intermediário é vendido no exterior por valores que partem dos US$ 499 (~R$ 2.865), e infelizmente não possui qualquer previsão de vir ao Brasil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários