
Google 14 Abr
16 de abril de 2025 5
O Japão exigiu que o Google deixe de obrigar fabricantes de smartphones Android a usarem o seu pacote fechado de aplicativos para poder ter acesso a Play Store no Android.
Segundo a Comissão de Comércio Justo do Japão, a Alphabet, controladora do Google, costuma "abusar do seu poder" de ser a fornecedora do Android e isso prejudica as empresas que montam smartphones.
Ou seja, para ter aceso a loja, o Google obriga a Sony e outras empresas que atuam no país a instalarem o YouTube, Gmail, Fotos, Drive e outros apps em seus aparelhos.
Com isso, o Google impede essas companhias de fornecerem serviços proprietários.
Comentando o assunto, o Google disse que deve analisar o caso, mas que está "decepcionado" com as conclusões do órgão regulador japonês. Além disso, a empresa deve tomar novas medidas em breve.
De toda forma, essa mudança de posicionamento do Japão acontece em um momento onde o país deve negociar com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, o fim das tarifas recíprocas.
Recentemente, o Departamento de Comércio dos EUA reclamou que a lei de Plataformas Digitais do Japão é muito "rígida", afetando principalmente companhias norte-americanas.
No entanto, o Japão segue basicamente o conceito da União Europeia, que é conhecida por multar e perseguir monopólios no ambiente digital.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários