
Segurança 10 Fev
Ainda em outubro de 2024, a OpenAI lançou seu próprio motor de buscas integrado ao ChatGPT. Depois, acabou disponibilizando o recurso gratuitamente para todos as pessoas. Agora, a função já pode ser incorporada até mesmo a navegadores como o Google Chrome.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como definir o ChatGPT como motor padrão de buscas do navegador do Google.
O ChatGPT pode auxiliar usuários em suas buscas ao entregar resultados de forma mais didática, oferecendo a informação de maneira condensada e explicada, ao invés de simplesmente entregar links que possam conter a resposta.
Diferente do próprio chatbot padrão, a função de pesquisa costuma trazer as fontes de referência de onde extraiu a informação. Mas ainda assim, é preciso ter atenção! Como todo software de inteligência artificial, a ferramenta também pode cometer erros, alucinando informações apenas sob o intuito de que elas façam sentido.
Integrado ao navegador, o usuário pode acessar a ferramenta da mesma forma como acessa seus sites preferidos: através da barra de endereços (e de buscas) do browser. Mas diferente do Google e de outros motores de pesquisa, a ferramenta precisa de uma extensão desenvolvida pela própria OpenAI instalada no Chrome para funcionar.
Confira as instruções:
Além das buscas, é possível fazer solicitações básicas para tarefas comuns, como solicitar a elaboração de um roteiro de viagem ou a tradução de um texto – como seria no próprio chatbot tradicional.
Apesar do poder da ferramenta, sua utilidade pode ser colocada em prova a depender do tipo de busca que o usuário costuma realizar. Pesquisar por sites na web, de fato, é uma tarefa melhor executada no Google ou em algum outro buscador convencional.
Perguntas objetivas, como a comparação entre dois conceitos, podem ter um resultado melhor na ferramenta da OpenAI; como: “Qual a diferença entre http e https?”, por exemplo.
Mas para além do estilo de pesquisa, a própria disponibilidade das ferramentas pode influenciar na escolha. Para aqueles que não têm um plano de assinatura no ChatGPT, a falta de constância e agilidade na resposta são fatores que podem pesar a favor do Google, que costuma manter um bom desempenho regularmente.
Se a extensão estiver instalada e ativada, você ainda pode realizar buscas diretas no Google através do termo ‘!g + termo a ser pesquisado’. Por exemplo: !g TudoCelular. Se quiser desativar a extensão, basta seguir as instruções a seguir. Se quiser removê-la, confira esse nosso outro tutorial.
Se quiser voltar a ativar a extensão do ChatGPT, volte a clicar no ícone de quebra-cabeça e selecione a opção de “Gerenciar extensões”. Procure pelo ChatGPT na lista e ative a chave da extensão.
Como você talvez já saiba, a versão atual do Microsoft Edge – além de outros navegadores como o Brave, Opera e Vivaldi – são baseados no mesmo motor de renderização do Google Chrome. Então, as extensões do browser do Google costumam funcionar de forma nativa nestes navegadores.
Inclusive, o processo de instalação dessas extensões é exatamente o mesmo. Logo, se você quiser usar o ChatGPT como buscador nesses navegadores, a fórmula é a mesma que instruímos acima. Ao menos em teoria, ao instalar a extensão em um navegador com base no Chromium, a busca deve ser alterada automaticamente para a ferramenta da OpenAI.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários