LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como visualizar arquivos no Windows sem abri-los

05 de fevereiro de 2025 0

Seu computador pode ser o lar de vários tipos de arquivos, de documentos de texto e planilhas até vídeos, áudios e ficheiros dos mais variados tipos. Poder visualizá-los rapidamente seria uma ótima solução, não?

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como visualizar o conteúdo dos seus arquivos sem necessariamente ter que abri-los em cada um dos programas necessários.

Como visualizar arquivos no Windows sem abri-los

Lembra daquela vez que você precisou abrir 10 arquivos do Photoshop até descobrir que o correto era o 11º? E naquele momento que você tinha 20 ‘versões finais’ de um trabalho da faculdade e precisou abrir cada uma delas para descobrir qual era a correta?

A depender do tipo e da quantidade de arquivos e das especificações do seu computador, abrir determinados ficheiros pode ser um processo demorado. E isso se torna ainda mais frustrante quando é preciso encontrar um arquivo específico para continuar trabalhando.

Mas há uma solução fácil para isso. Através de algumas ferramentas – inclusive sendo uma nativa do Windows –, é possível adiantar esse processo pré-visualizando os arquivos ainda no Explorer, sem a necessidade de abri-los nos seus programas dedicados.

Algumas dessas ferramentas, inclusive, pode ser uma ótima opção para visualizar o conteúdo de um ficheiro sem necessariamente ter o programa dedicado instalado no computador. Assim você poderá visualizar o conteúdo de uma planilha ou de um arquivo .PSD sem necessariamente ter o Excel ou o Photoshop instalados.

Confira as categorias a seguir:

Ative o Painel de Visualização do Explorador do Windows

Se você tem um uso mais básico ou prefere se ater as ferramentas padrão do sistema, evitando instalar novos aplicativos na sua máquina, o Windows dispõe de um Painel de Visualização para a prévia dos arquivos.

Ao ser ativado, o Explorador de Arquivos do sistema ganha um painel extra na parte direita da janela, onde exibe uma pré-visualização do arquivo. Confira como ativá-lo:

  • Com uma janela do Explorador de Arquivos aberta no seu computador, clique no ícone de seta localizado ao lado da opção de “Visualizar”;
  • No novo menu, clique em “Painel de Visualização”. Um novo segmento dividirá a tela do Explorador;
  • Clique sobre o ícone de algum arquivo para a prévia dele ser mostrada na nova seção. Expanda a seção clicando e arrastando a linha de divisão para o lado.

Embora útil, muitos usuários podem não gostar exatamente da abordagem do recurso, já que ele pode ocupar um espaço extra na janela, tomando espaço de outros elementos na tela. Além disso, a função pode ser um pouco limitada por padrão, não exibindo prévia de vários tipos de formatos de arquivo.

Se esse é o seu caso, ferramentas como o PowerToys – ou opções desenvolvidas por terceiros – podem ser uma solução mais viável. O próprio PowerToys, inclusive, pode estender a compatibilidade do Painel de Visualização para aceitar mais formatos. Confira logo a seguir.

Instale e use o PowerToys no Windows

Desenvolvido pela própria Microsoft, o PowerToys é um software projetado para estender algumas ferramentas e características do Windows. O programa é um verdadeiro canivete suíço do sistema operacional.

Para quem ainda não o conhece, nós temos um tutorial dedicado exclusivamente a ele, abordando desde a sua forma de instalação até alguns dos seus principais detalhes. Por aqui, focaremos na função de ‘Espiada’, estendendo no máximo aos 'Complementos do Explorador de Arquivos'.

A função ‘Espiada’, como o próprio nome dá a dica, permite que o usuário possa espiar uma prévia do conteúdo de um arquivo sem necessariamente ter que abri-lo. Isso inclui documentos de texto, como aqueles do Office, páginas web e imagens – inclusive as geradas por programas de edição como Photoshop, Illustrator etc.

Imagem: acervo TudoCelular

Para usar a função, você precisará antes instalar o PowerToys na sua máquina. Para isso, basta acessar a página do aplicativo na Microsoft Store ou no GitHub, realizar o download e fazer a instalação normalmente, seguindo – se necessário – os passos do executável.

Depois de instalado, um ícone do PowerToys aparecerá no canto da barra principal do Windows. Dê um clique duplo sobre o ícone da ferramenta para abrir seu painel de ajustes. Caso não apareça, procure pelo ícone do aplicativo no menu Iniciar e inicie a aplicação por aí.

Com tudo pronto, confira como configurar e usar a Espiada:

  • Com a janela principal do aplicativo aberta, expanda o menu de "Gerenciamento de Arquivos" e clique na opção de "Espiada" no menu lateral;
  • Agora, ative a chave da opção “Habilitar o Peek”;
  • Em “Ativação”, clique no ícone de lápis para definir o atalho que deseja usar para a pré-visualização. Por padrão, o programa adota a combinação de teclas ‘Crtl’ + ‘Espaço’, mas você pode adotar praticamente qualquer atalho que desejar.

  • Com o atalho configurado, abra uma janela do Explorador de Arquivos, selecione um arquivo de imagem ou de texto e use o atalho de teclado que configurou.

A janela de configurações do recurso ainda permite definir outros ajustes para o seu funcionamento.

Quando você usa o atalho de teclado pré-definido, a prévia do arquivo é exibida em uma janela pop-up que permanecerá aberta até que você a feche manualmente. Você pode mudar esse comportamento, fazendo com que a prévia feche assim que o foco for mudado, ativando a chave da opção “Fechar automaticamente a janela Espiar depois que ela perder o foco”.

Se você irá usar o recurso para visualizar a prévia de arquivos de código fonte, como .xml, .json, .py e outros, há algumas considerações sobre como o código será formatado para exibição. Para testar outras opções de pré-visualização para esse tipo de arquivo, expanda o menu de “Arquivos de código-fonte” e marque as caixas de seleção “Quebrar texto” e “Tentar formatar a origem para visualização”. Explore também o restante das opções.

Habilite complementos do Explorador de Arquivos

Embora o ‘Espiada’ do PowerToys seja extremamente útil e fácil de usar, o Windows traz uma ferramenta padrão para a pré-visualização de arquivos – como bem abordamos na categoria anterior. No entanto, a falta de suporte a alguns formatos fazem falta no painel.


O PowerToys também pode ajudar nesse aspecto. Através do menu lateral de "Gerenciamento de arquivos" > “Complementos do Explorador de Arquivos”, é possível ativar o suporte a mais formatos no Painel de Visualização, como arquivos vetoriais (.SVG), Markdown (.MD) e as 10 primeiras páginas de um PDF.

No mesmo menu da imagem acima, ative as chaves dos formatos de acordo com a sua necessidade. Para que os complementos funcionem, o Painel de Visualização precisa estar ativado; como já explicamos anteriormente.

Outras ferramentas

Embora não seja instalado de fábrica no Windows, como mencionado, o PowerToys é desenvolvido pela própria Microsoft. Além disso, o próprio Painel de Visualização é um recurso padrão do sistema operacional.

Se você quiser – de alguma forma – sair um pouco do guarda-chuva da empresa, outras ferramentas, desenvolvidas por terceiros, pagas e gratuitas, também desempenham a mesma função de exibir as prévias dos arquivos do Explorador sem ter que abri-los.

Para citar algumas, temos o QuickLook, o WinQuickLook e o Cool View File. Elas fazem basicamente o que o ‘Espiada’ faz, mas podem trazer funções extras – inclusive adicionando suporte a mais tipos de arquivos – e ter um desempenho melhor a depender do cenário de uso. Explore-as para ter uma melhor ideia dos recursos disponíveis.


0

Comentários

TC Ensina: como visualizar arquivos no Windows sem abri-los
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2