
Curiosidade 29 Jan
Modelos de inteligência artificial (IA) têm se popularizado muito, sendo capazes de desempenhar desde tarefas simples até desafios mais complexos. Através de chatbots, como o próprio DeepSeek, você pode aumentar a sua produtividade para desenvolver novas soluções de software.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como usar o DeepSeek como seu assistente de programação.
Se você programa há algum tempo ou está aprendendo uma nova linguagem, provavelmente já está habituando com a rotina incansável de resolver bugs, ajustar a lógica de algoritmos e decifrar documentações.
Professores até recomendam que o processo de desenvolvimento seja feito em pares para acelerar o aprendizado, mas nem todo mundo tem um colega sempre disponível – e mesmo quando tem, as soluções muitas vezes envolvem horas preciosas no Google ou no Stack Overflow procurando por resoluções ou, ao menos, por desenvolvedores que já passaram por um problema parecido.
O problema (ou quase isso) é que muitas vezes estas fontes estão desatualizadas ou incompletas, e é nesse ponto que ferramentas de IA como o DeepSeek, ChatGPT e GitHub Copilot podem ajudar; agindo como um ‘par de programação’ disponível 24/7.
Ao contrário da OpenAI, a DeepSeek também disponibiliza um módulo de IA especializado em código, treinando especificamente para atuar como um assistente de programação de alto nível.
Diferente do DeepSeek tradicional – que pode ser acessado via navegador –, este módulo especializado é focado em entender contextos complexos de código, suporta mais de 300 linguagens e pode ser integrado diretamente a algumas IDEs.
Por aqui, ao menos por enquanto, não abordaremos o uso desta ferramenta avançada, focando em tarefas mais básicas que podem ser resolvidas através da versão mais generalista do DeepSeek; o que já pode ser o ideal para programadores iniciantes ou para aqueles que, por qualquer motivo, não podem se aventurar com o coder da IA.
De qualquer forma, quem quiser conferir todos os detalhes do DeepSeek Coder, pode acessar a página oficial do projeto no GitHub. Por lá, além de informações sobre o modelo e especificações sobre o suporte às linguagens, também é possível conferir todas as instruções de como usar a proposta.
De forma clara e objetiva: não – independente da especificidade do modelo. A inteligência artificial pode funcionar como um assistente, mas não é um substituto do raciocínio humano. A ferramenta não sabe e pode não entender as limitações do seu projeto e as regras do negócio dentro de um contexto específico.
Ela pode funcionar de forma eficiente para resolver problemas locais e pontuais, ajudando a desenvolver um trecho, debugar um determinado código, auxiliar na otimização de uma função ou ajudar na geração de comentários para algoritmos mais complexos.
No entanto, toda o seu funcionamento precisa de supervisão direta e atenta. O DeepSeek, como qualquer outra IA, às vezes 'alucina' soluções que parecem lógicas, mas que não correspondem à realidade técnica ou às suas especificações.
Códigos gerados automaticamente podem ter vulnerabilidades – como uma simples falta de sanitização de inputs em SQL. Então, nunca confie cegamente na inteligência artificial, sempre teste os trechos gerados e confira as informações apresentadas.
No fim, aposte no equilíbrio: combine o seu conhecimento com a alta eficácia da IA para resolver tarefas pontuais.
Se você conferiu o nosso tutorial básico de como usar o DeepSeek no seu smartphone, tablet ou computador (inclusive localmente), é provável que já tenha uma dica de como realizar solicitações à inteligência artificial.
Basicamente, tudo o que você precisa saber é como pedir e ter uma lógica nas suas solicitações. De forma geral, você pode fazê-las de forma natural, como se estivesse falando – de fato – com um par, mas precisa ser claro(a) e objetivo(a). Se você fizer uma solicitação ruim, é provável que o resultado não seja o que você espera.
Como o mundo da programação é muito extenso, é basicamente impossível que a gente explique, em um passo a passo, como programar usando a IA. Mesmo assim, falaremos de alguns exemplos, casos de uso e sugestões.
Lembre-se, porém, que estamos tratando aqui da versão generalista do DeepSeek, que pode ser acessada via navegador, não da focada em códigos.
Como mencionado, você pode realizar algumas tarefas usando o modelo geral:
Para melhorar suas solicitações, seja específico nos seus prompts e forneça contexto. Faça solicitações como "Crie uma função em Python para validar CPF com regex" e inclua detalhes da versão da linguagem, bibliotecas e requisitos necessários.
Todos os pontos abordados são possíveis de se realizar com a ajuda do DeepSeek. Além destas tarefas, você também pode usar a ferramenta para te explicar conceitos ou esclarecer o que determinado trecho está fazendo, aprimorando seu conhecimento e leitura de código.
A ferramenta também pode ser útil para dar ideias de projetos ou fornecer questões para resolução. Seja criativo, mas mantenha-se atento ao conteúdo gerado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários