
Curiosidade 28 Jan
Modelos de inteligência artificial (IA), especialmente chatbots, estão se tornando cada vez mais populares. Propostas como o DeepSeek ou o próprio ChatGPT, por exemplo, podem ajudar em tarefas do dia a dia, como analisar documentos e planilhas ou até montar uma rotina completa de estudos.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como montar seu próprio plano de estudos usando o DeepSeek.
Ter um plano de estudos bem definido pode te ajudar a ficar mais preparado para seu objetivo, seja este uma prova na faculdade, a etapa de um concurso ou uma nova temática no trabalho. No entanto, para os que não estão tão acostumados, montar o plano pode consumir muito tempo – inclusive, de estudo.
Felizmente, ferramentas como o chatbot da DeepSeek podem te ajudar em uma tarefa como essa. O modelo de IA pode ser a ajuda que você precisava para te auxiliar na sua organização, planejamento e até na execução de tarefas.
Definido o objetivo, com alguns poucos comandos é possível solicitar a geração de cronogramas, receber sugestões de métodos de estudo, fazer análises estimadas da própria produtividade e receber um ranking de prioridades para suas tarefas.
Poder, pode, mas não indicamos. Como todo sistema computacional, os modelos de inteligência artificial podem cometer erros, resumindo conteúdos de forma errada ou inventando informações que não existem apenas para que o contexto geral faça sentido.
Essas ‘inteligências’ podem ser ótimas para tarefas como as que estamos propondo aqui, funcionando quase como um assistente pessoal. Elas podem ser grandes aliadas para montar um cronograma ou sugerir divisões de tempo, mas todo o trabalho realizado por elas necessita de supervisão direta e atenta.
Imagina estudar um conteúdo completo e só depois descobrir que ele estava errado? Usar o DeepSeek – ou qualquer outro tipo de IA parecida – para resumir ou te ensinar uma matéria pode te fazer perder horas ou até dias de estudo. Fique atento.
Se você conferiu o nosso tutorial de como usar o DeepSeek no seu smartphone, tablet ou computador (inclusive localmente), é provável que já tenha uma dica de como solicitar esse tipo de tarefa ao modelo.
Basicamente, tudo o que você precisa saber é como pedir e ter uma ordem lógica para suas solicitações. Você pode fazê-las de forma natural, como se estivesse falando com uma pessoa real, mas precisa ser claro(a) e objetivo(a). Se você fizer uma solicitação ruim, é provável que o resultado não seja o que você espera.
Como exemplo, daremos uma sequência de passos que você pode seguir para montar a sua solicitação. Use para se inspirar e modifique de acordo com o seu objetivo.
Com essas sugestões, esta seria uma boa solicitação:
Como você confere na imagem acima, que traz uma parte da resposta, o chatbot organizou um plano de estudos semanal que divide os dias de acordo com as áreas do ENEM, seguindo a divisão de horários e método de estudo solicitados.
Como você pode ver, ele também fez uma sugestão meio aleatória de conteúdos, apenas buscando fazer sentido – como mencionamos. Então, usando nossa situação hipotética, essa informação seria descartada.
Além disso, na nossa análise, a resposta poderia ser um pouco diferente, já que não distribui o cronograma ao longo dos meses até a prova. Nesse, e em basicamente qualquer outro caso, você pode tentar ajustar a sua solicitação inicial a fim de gerar novos resultados ou sugerir mudanças baseadas no próprio contexto.
Ainda usando nosso exemplo, isso seria o equivalente a submeter uma nova solicitação do tipo “a prova será em setembro, amplie esse cronograma para os próximos meses até o exame”. Experimente possibilidades até encontrar a rotina ideal para você.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários