
Tech 27 Jan
28 de janeiro de 2025 0
Modelos de inteligência artificial (IA) têm se popularizado, sendo capazes de desempenhar tarefas rotineiras com o mínimo de automatização. Através de chatbots, como o próprio DeepSeek, você pode realizar análises rápidas e superficiais de documentos de texto ou planilhas completas.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como realizar esse processo usando este modelo de IA que tem ganhado tração ao longo das últimas semanas.
Fez anotações rápidas em uma aula ou reunião, ou tem uma grande tabela de dados de onde gostaria de tirar percepções preliminares para realizar uma análise mais profunda? Modelos como o DeepSeek – ou até o próprio ChatGPT – podem te ajudar.
Ao fornecer esses documentos para a IA analisar, você pode ter um retorno rápido das informações, adiantando os passos iniciais da sua tarefa.
Tomando como exemplo as anotações rápidas de uma reunião, você pode entregar o documento de texto para o modelo e pedir que organize as informações registradas em tópicos, fazendo correções de texto e, a depender do assunto, eventualmente completando as informações.
No caso de uma planilha, pode fornecer a tabela completa dos dados e perguntar ao modelo do que trata, pedindo que capte os principais tópicos ou coincidências que podem ser observados. A partir daí, pode ter uma base mais sólida para tentar entender os dados registrados.
Como todo sistema computacional, os modelos de inteligência artificial também podem cometer erros, analisando seus dados de forma incorreta ou redigindo informações que não necessariamente condizem com a realidade; “inventando” fatos apenas para que o contexto geral faça sentido.
Essas ‘inteligências’ podem ser ótimas para fazer um trabalho braçal inicial, mas não necessariamente são capazes de realizar sozinhas o trabalho que você teria, chegando às conclusões necessárias. Todo o trabalho realizado por elas necessita de supervisão direta e atenta.
Então, a depender da quantidade e da complexidade do trabalho necessário, pedir que o DeepSeek (ou qualquer outra IA) realize todo o processo pode atrapalhar mais do que ajudar. No final, é possível que você dedique mais tempo – e dedicação – analisando e corrigindo os dados gerados pelo modelo do que se tivesse realizado a parte analítica do trabalho por conta própria.
Se você conferiu o nosso tutorial de como usar o DeepSeek no seu smartphone, tablet ou computador (inclusive localmente), é provável que já tenha uma dica de como solicitar esse tipo de tarefa ao modelo.
Basicamente, tudo o que você precisa fazer é realizar o upload de um arquivo e fazer perguntas ou solicitações sobre o documento ou planilha. Isso, usando linguagem natural, como se estivesse falando com uma pessoa real.
Mas é preciso se atentar a um detalhe: para obter os melhores resultados, as perguntas e solicitações têm que ser claras e objetivas. Se você fizer uma pergunta ruim, é provável que a resposta não será o que você espera. Por isso, a depender da temática, pode ser necessário ter um bom conhecimento sobre o documento antes de fazer a solicitação.
Veja a seguir as instruções básicas sobre como fazer o upload de um arquivo na plataforma e como realizar uma solicitação. Os passos podem ser realizados tanto no computador, quanto no aplicativo da IA para Android e iOS.
Mais uma vez, reforçamos: fique atento quanto aos resultados gerados pela inteligência artificial. Como mencionado, todo o trabalho realizado necessita de supervisão e atenção plena.
Caso você tenha percebido erros na análise, pode sugerir que o modelo refaça o processo levando em consideração novos pontos. Isso não garante, porém, que os novos dados estarão corretos. É preciso saber perguntar para tirar o máximo proveito da IA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários