
Apple 22 Out
Assim como acontece em outros sistemas operacionais, a exemplo do Windows e do Linux, o sistema que roda nos Macs também traz sua própria implementação dos arquivos ocultos.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como mexer com esses ficheiros no macOS, visualizando e ocultando – por conta própria – suas pastas e arquivos.
Além dos seus arquivos pessoais, o macOS mantém diretórios, bibliotecas e pastas essenciais para o seu funcionamento. Se esses arquivos são apagados, o sistema pode apresentar sérios problemas.
Para minimizar riscos, a Apple opta por ocultar vários desses arquivos por padrão. Assim, você não precisa se preocupar (tanto) em quebrar o sistema ao simplesmente apagar algumas pastas.
Mas embora toda essa precaução seja ótima para te proteger de um eventual acidente, ela também pode ser um atraso caso você precise mexer com arquivos do sistema ou com pastas que ficam ocultas por padrão – como acontece no caso de alguns ambientes de desenvolvimento, por exemplo.
Felizmente, como para (quase) tudo se tem um jeito, é possível visualizar e mexer com esses arquivos de, pelo menos, duas formas diferentes. Confira as categorias a seguir:
Para garantir que o atalho que mostraremos logo a seguir está funcionando, acesse a pasta raiz do armazenamento (normalmente chamada de ‘Macintosh HD’). Ela pode ser encontrada sob a aba de ‘Localizações’, no Finder. Confira as instruções:
Agora, você pode fazer o mesmo processo em qualquer outra pasta do computador para ver os ficheiros e arquivos que estão ocultos, incluindo ‘Documentos’, ‘Aplicativos’, ‘Mesa’ e mais. Depois que o processo for concluído, basta usar o mesmo atalho “Command + Shift + . (ponto)” para fazer as pastas ficarem invisíveis novamente.
Não delete nenhuma pasta oculta que você não saiba exatamente do que se trata. Prossiga com cautela e evite maiores problemas.
Como você pode ter notado, algumas pastas e arquivos trazem um ‘.’ (ponto) na frente do seu nome. Esse é o código básico usado pelo sistema para indicar que determinado arquivo não deverá ser mostrado, permanecendo oculto.
Então, se você quiser ocultar um arquivo ou pasta, o caminho mais simples para executar essa tarefa é adicionar um ‘.’ (ponto) a frente do nome do arquivo; confirmando a operação em seguida. Como exemplo, imagine a pasta ‘TC Ensina’: se eu quiser deixá-la oculta para o macOS, basta renomear como ‘.TC Ensina’. A pasta ficará invisível imediatamente.
Mas atenção, para fazer o processo dessa forma, os arquivos ocultos precisam estar sendo exibidos no Finder (como ensinamos logo acima).
Claro que ocultar uma pasta não irá impedir que outras pessoas a vejam de forma definitiva. Afinal, com alguns poucos minutos de busca na internet, é possível que também caiam por aqui e confiram como realizar o processo – assim como você está fazendo agora.
De qualquer forma, caso você queira voltar a ver um arquivo de forma definitiva, basta remover o ‘.’ da frente do seu nome. Isso deverá ser o suficiente, mas caso não seja, confira essa nossa outra seção.
Além de poder realizar o processo através do próprio Finder, você também pode prosseguir usando o Terminal do macOS. Embora o processo possa parecer menos amigável a uma primeira vista, ele é igualmente simples. Confira os passos:
defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles true
killall Finder
Depois que os dois comandos forem executados, o Finder abrirá automaticamente e mostrará os arquivos ocultos à medida que você navegar pelas pastas. Pastas e arquivos do tipo serão representados pelos mesmos ícones de sempre, mas sob uma opacidade menor.
Se quiser que as pastas sejam ocultadas novamente, basta repetir os mesmos comandos acima, mas com uma pequena alteração: ao invés do parâmetro ‘true’, use ‘false’. A sequência ficará exatamente como listado abaixo. Como sempre, execute apenas um comando por vez.
defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles false
killall Finder
Não delete nenhuma pasta oculta que você não saiba exatamente do que se trata. Prossiga com cautela e evite maiores problemas.
Como mencionado antes, algumas pastas e arquivos trazem um ‘.’ (ponto) na frente do seu nome. Esse é o código básico usado pelo sistema para indicar que determinado arquivo não deverá ser mostrado, permanecendo oculto. Então, se você quiser ocultar um arquivo de forma simples, basta adicionar um ‘.’ na frente do seu nome.
No entanto, como você já pode imaginar a essa altura, essa não é a única forma de realizar esse processo: também é possível ocultar arquivos através do Terminal – e sem a necessidade de usar o ‘.’ para marcar o arquivo ou pasta. Confira:
chflags hidden
e aperte a tecla de Espaço (não Enter);
Caso o arquivo não seja oculto imediatamente, considere dar o comando killall Finder
no Terminal para reiniciar o Finder e aplicar a alteração.
Claro que ocultar uma pasta não irá impedir que outras pessoas a vejam de forma definitiva. Afinal, com alguns poucos minutos de busca na internet, é possível que também caiam por aqui e confiram como realizar o processo – assim como você está fazendo agora.
De qualquer forma, caso você queira voltar a ver um arquivo de forma definitiva, o passo a passo é bastante simples – e parecido – com o que já fizemos acima. Confira:
chflags nohidden
e aperte a tecla de Espaço (não Enter);killall Finder
e aperte Enter. O Finder reiniciará e o arquivo indicado não deverá mais ser oculto.Se você acabou de conhecer o Terminal do Mac, saiba que ele é muito mais capaz do que mostramos aqui. Com ele, você pode controlar quase todos os aspectos da sua máquina. Para conferir mais uma de suas capacidades, veja também:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários