Android 25 Out
Durante o período de bloqueio do X, o Bluesky, rede fundada pelos criadores do finado Twitter, se tornou um dos refúgios adotados pelos brasileiros, fazendo com que a rede tivesse um aumento exponencial no número de usuários.
Ainda que a rede comandada por Elon Musk tenha voltado a funcionar no Brasil, muitos usuários decidiram permanecer no Bluesky, e com as recentes mudanças no sistema de bloqueio do X, muitos usuários internacionais também estão fazendo a migração, o que resulta em um aumento na base de usuários do Bluesky como também do Threads.
Esta semana, o Bluesky ultrapassou a marca de 15 milhões de usuários. Tal informação foi obtida através de um site de rastreio criado por um desenvolvedor do Bluesky usando a API da plataforma.
A plataforma, que se baseia no protocolo AT descentralizado, adicionou cerca de um milhão de novos usuários na última semana. A COO da Bluesky, Rose Wang, disse recentemente ao The Verge que a “maioria” dos novos usuários que migraram para a plataforma são dos EUA. Na App Store norte-americana, o Bluesky está atualmente em primeiro lugar na loja, seguido pelo Threads, ChatGPT e o aplicativo Google.
Ainda que isso seja um feito gigantesco, Adam Mosseri, diretor do Instagram, revelou em uma postagem no Threads que a plataforma obteve “mais de 15 milhões de inscrições somente em novembro”, mostrando que a base de usuários total do Bluesky ainda está muito abaixo do ritmo de crescimento mensal da plataforma da Meta.
Mosseri também reiterou que a plataforma tem recebido mais de um milhão de inscrições por dia – uma estatística que o CEO Mark Zuckerberg revelou durante a teleconferência de resultados do mês passado – e observou que a plataforma tem visto esse volume de inscrições há “três meses”.
Um dos motivos que ajudou a impulsionar a busca dos norte-americanos por alternativas ao X foi a eleição de Donald Trump, que nomeou Elon Musk para um cargo no governo, o que fez com que os opositores decidissem que era hora de se desvincular do serviço comandado por Musk.
Por enquanto, ainda não sabemos se o X conseguirá manter sua relevância perante os concorrentes, mas está claro que as alternativas estão ficando cada vez mais requisitadas.
Você usa alguma dessas plataformas?
Comentários