
Curiosidade 23 Out
24 de outubro de 2024 0
Com o lançamento de novos aparelhos e com a chegada das versões mais recentes do iOS, a Apple tem adicionado novos recursos para visualizar e personalizar dados sobre a bateria do iPhone.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como limitar o carregamento do seu smartphone e prolongar a vida útil da bateria.
Talvez por costume, talvez por algum reflexo da ansiedade, várias pessoas têm o hábito de tentar manter a bateria de seus iPhones o mais carregada possível. O que muitos não sabem, no entanto, é que isso pode prejudicar o componente a longo prazo, reduzindo a vida útil.
As baterias de lítio embutidas nesses aparelhos sofrem um processo químico sempre que carregam ou descarregam, e alguns hábitos, como manter o status da carga entre 20% e 80%, pode ajudar a prolongar a vida útil desse componente.
Levando isso em consideração, a Apple adicionou alguns recursos de otimização de bateria.
Já há algum tempo, a empresa disponibiliza para vários de seus aparelhos o recurso de ‘Carregamento Otimizado’. Com ele, o smartphone é capaz de entender a sua rotina de carregamento e ajudar a reduzir o desgaste da bateria (evitando deixar a carga em 100% por muito tempo). Para ativar o recurso, confira as instruções:
A partir da linha de iPhones 15, a companhia levou a otimização do carregamento a um novo patamar, com uma opção para sempre limitar o carregamento da bateria a 80%. Isso, como citamos acima, pode prolongar a vida útil do componente. Para ativar o recurso, confira:
A partir de agora, como o nome do próprio recurso já deixa claro, seu iPhone sempre carregará até no máximo 80%; o que garante uma maior segurança para a bateria, mas não abre tanta mão da autonomia.
Se você começar a observar que a nova carga máxima não está dando conta das suas atividades diárias e você não tem a disponibilidade de fazer várias “mini” recargas durante o dia, talvez seja uma boa opção desativar o recurso e voltar para o carregamento otimizado. Afinal, você tem o smartphone para usar.
Com a chegada do iOS 18, a Apple expandiu o limite de carregamento da categoria acima com mais opções, tornando possível escolher, além dos 80%, as porcentagens de 85%, 90% e 95%. Assim, o usuário pode ter um controle maior do carregamento, fazendo um ajuste mais fino entre autonomia e possível conservação da vida útil da bateria.
Para ativar o recurso, confira:
O recurso acima está disponível apenas a partir do iOS 18 e, até o momento, apenas para a linha de iPhones 15, 16 e posteriores.
Para entender um pouco melhor sobre a bateria do seu smartphone e como preservá-la por mais tempo, confira a seção a seguir. Para aprender como checar a saúde da sua bateria, confira esse outro tutorial:
Por degradação de componentes químicos, as baterias de lítio tendem a perder a sua capacidade com o tempo, em um processo natural. No entanto, alguns bons hábitos podem prolongar a vida útil desse componente.
Sempre que possível, evite utilizar o aparelho em ambientes muito quentes e poupe a bateria do descarregamento completo, quando o dispositivo acaba “morrendo”.
Além disso, não deixe o celular carregar até os 100% e tente manter a porcentagem de carga da bateria sempre entre 20% e 80%. As dicas acima vão ajudar muito.
De forma geral, lembre-se: recargas frequentes e pequenas são melhores que recargas completas.
Por fim, opte sempre por utilizar cabos e carregadores originais ou, pelo menos, itens certificados, e evite utilizar o dispositivo enquanto ele estiver conectado a energia.
Se for guardar um aparelho por algum tempo, é preferível deixá-lo com uma carga parcial ao invés de uma carga total ou totalmente descarregado. Mesmo paradas, as baterias de lítio envelhecem e perdem sua capacidade de carga.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários