LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 16: nova versão do sistema pode estrear antes do previsto e trazer quebra de padrões

01 de outubro de 2024 35

Como já sabemos, a Google costuma liberar uma nova versão do Android para atualização no segundo semestre do ano. Em 2024, por exemplo, a versão 15 do sistema deve chegar aos primeiros aparelhos em outubro.

Mas ao que parece, a empresa com sede em Mountain View quer mudar um pouco as coisas. Segundo rumores, o Android 16 pode equipar novos aparelhos antes do esperado e representar uma verdadeira quebra de paradigmas.


Vazamentos recentes sugerem que o Google pode mudar o padrão de lançamento do sistema, disponibilizando a versão 16 já no segundo quadrimestre de 2025, A nova versão chegaria poucos depois da data em que estamos acostumados a ver a empresa falar sobre a nova versão do Android – que geralmente acontece em maio, durante o Google I/O.

Mas as supostas novidades não encerram por aí. Além da nova data, o Google teria escolhido o codinome “Baklava” para a nova versão do sistema, fato que interrompe a sequência de letras que já dura desde o Android 1.5. A versão 16, pela tradição, deveria receber um nome com a letra “W”.

Desde o Android 1.5, “Cupcake”, o Google escolhe nomes de sobremesa para as novas versões do Android. Desde o Android 10, porém, deixou de trazer o codinome como algo comercial, sendo o último deste tipo o Android Pie 9.0. A título de curiosidade, “baklava” é um tipo de pastel feito com uma pasta de nozes.

Apesar de parecer besteira, a quebra do padrão dos nomes pode representar algo maior, como a mudança de visão do Google em relação ao sistema operacional. A quebra, em união com o novo nome, podem representar novas ideias.

Imagem: 9to5Google

Mas tudo isso pode ter um motivo por trás. Todas as mudanças podem estar sendo motivas por um grande fator. Ao que parece, o Google deve adotar o método de Desenvolvimento Baseado em Tronco (TBD) a partir da versão 16 do Android.

Este método de controle de versão centraliza e simplifica a codificação. Nela, desenvolvedores mesclam pequenas atualizações de forma mais frequente a um “tronco” central ou ramificação principal. Em anos anteriores, o desenvolvimento do Android usava múltiplas ramificações separadas para cada novo lançamento.

Imagem: acervo TudoCelular

Com uma mudança tão central, é justificável que o Google queira dar uma atualizada em outros aspectos do sistema, desde o codinome até a data de lançamento. Mas é claro que essas mudanças trazem os dois lados da moeda.

Enquanto trazer o Android mais cedo pode gerar várias vantagens, desde os novos Pixels já serem anunciados com a nova versão do sistema, até usuários de outras marcas terem acesso ao Android mais novo mais cedo, adiantar o lançamento do S.O pode trazer um processo de migração complexo.


Com a mudança de data, o Google afetaria diretamente o seu programa Beta, onde desenvolvedores e usuários “precoces” costumam experimentar o sistema antes que ele possa ser disponibilizado para todo mundo. Então, adiantar o lançamento poderia diminuir essa janela, comprometendo – talvez – a qualidade da versão final.

Além disso, a mudança para o TBD – por si só – pode trazer novos obstáculos para desenvolvedores. Isso, pois apesar de prometer atualizações mais rápidas, ela pode oferecer obstáculos até então desconhecidos para os envolvidos no desenvolvimento do sistema. Fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de aplicativos teriam que se adaptar a esse ritmo mais acelerado.

Imagem: acervo TudoCelular

Do lado do usuário, a mudança só faz sentido se trouxer melhoria. Claro que todo mundo quer ter acesso as novas versões do sistema cada vez mais rápido. Claro que os proprietários de Pixels recém-lançados gostariam de tirar seu smartphones da caixa já com a nova versão do Android.

No entanto, se para isso acontecer o Google precisar comprometer a qualidade da nova versão do sistema, a mudança não será bem-vinda. Afinal, a este ponto, o mínimo que se espera de um novo Android é que ele seja mais rápido, mais eficiente e que traga mais segurança.

De qualquer forma, todas essas mudanças mostram como o Google pode estar caminhando para uma nova fase do Android; e a versão 16 pode ser um ponto de virada para o sistema.


35

Comentários

Android 16: nova versão do sistema pode estrear antes do previsto e trazer quebra de padrões
  • O google do Sundar Pichai como CEO não anima em nada em inovação, empresa decaiu demais nesse quesito (em todos na real, só cresceu no financeiro), volta Larry Page

    • Android já foi significado de inovação, hj em dia...

        • Quem foi que redigiu isso? Kkkkkk

          • Matéria mal traduzida. Traduziu Q2 para segundo quadrimestre, quando o correto é segundo trimestre.
            Q2 = Quarter 2. Quarter é a divisão do ano por 4. No caso um quarter é equivalente a um trimestre, que é o conjunto de três meses.

            • "Quebra de padrões", "Quebra de paradigmas". Dá até um frio na espinha de ler isso.

              • Android é o melhor sistema.

                  • A pessoa que fala uma besteira dessa não entende o mínima de software, Até o Windows Phone tinha MUITO mais qualidade técnica que o lixo do Android que é um queijo Suiço virtualizado.

                      • Apesar que o vc disse a respeito do windows Phone ser verdade, vc não tem a menor condição de criticar um sistema operacional que vc nunca usou de verdade, pois vc só teve celular ruim, e o melhorzinha é o seu atual iPhone 4 veio de guerra, recarregando a bateria 2 ou 3 vezes por dia para não ficar celular
                        Kkkkkkkkk

                        • Android é um lixo.

                          • Vai tomar banho TC..
                            Rumor..
                            Vai continuar a mesma merda com Google lançando versão sem mudanças e adicionando recursos criados pelas outras marcas..E o que a conta fecha para o Google no fim de mês, mudar drasticamente e um tiro no pé.

                              • Nisso concordo com vc quem manda no Android hoje é a Samsung a Google só copia os recursos (algumas ela até melhora) mas nunca inova de fato

                                • Mas na prática isso refletiria em um sistema mais leve, fluido, otimizado ou apenas algo que é para grego ver?Acho sinceramente que o Google já deveria ter focado em ser melhor que um iPhone, tipo deixar o sistema tão leve e fluido que um celular de entrada seria tão bom quanto um top de linha, isso em relação ao sistema, não sigo câmeras, alguns recursos, e até mesmo o material empregado nos TOPs, mas acontece que um Android precisa de um celular com muitos GB, um chip muito potente para ter fluidez e leveza%u2026

                                    • Entenda uma coisa Android nunca vai ser fluido, otimizado e etc.. Google n pode fazer nada porque não tem como, o que ele poderia fazer ela já fez, é um software limitado e ela não pode mexer a fundo porque as patentes do kernel não são de propriedade dela.

                                        • Quer pagar 1000 reais em um celular com desempenho de um de 10000? Nem a Apple cria celulares de entradas pq seria muito lentos e o motivo do iOS ser mais fluído por conta do "casamento" de hardware e software e usar menos RAM por ter um multi-tarefas mais limitados

                                            • Você sabe como funciona memória RAM e pq maior é melhor? iOS não usa muito pq o sistema não deixa os app aberto em segundo plano.
                                              Sugiro você ver vídeo no YouTube sobre isso e entender que Android não tem mais pq precisa mas pq com mais ele tem mais vantagens.

                                                • No iOS o sistema tem um limite de ram pra ser usada em segundo plano, não é igual o android que não tem limite e é um show de horrores de travamentos que vemos, principalmente em celulares de entrada e intermediários que tem pouca ram!!

                                                  Mas mesmo que iOS n tivesse limite ele seria mais leve pois n utiliza VM pra rodar apps, e não tem as inúmeras camadas que tem o Android pra chegar no seu kernel emprestado (linux) que não é feito pra dispositivos moveis.

                                                    • Vantagem da Tua bunda, android precisa de mais ram porque suga mais ram, virtualizar App em Java e usar VM exige mais ram. Fora que o sistema é todo fatiado, Serviços, interface, interface da fabricante, laucher, etc etc.... Exige muita ram. Para de falar merda.

                                                        • A diferença é imperceptivel para o uso comum, apps que precisam de acesso direto ao processador 'compilados' ficou no passado, isso agora só é necessario em sistemas criticos como equipamentos medicos, controladores de voo, militar etc, apple é uma burrinha teimosa presa no tempo dos unix, grande bost@

                                                      • Acho que vc está errado no seu pensamento, o Ios é bom, não por causa do sistema em si, mas por causa do hardware que "casa" com o sistema. Querer um Android melhor que o Ios rodando numa calculadora é pedir muito. Além disso, o Android é superior ao Ios a muitos anos, sua versatilidade, adaptação e evolução é constante, apesar do sistema ser fragmentado, o que não é ruim, já que temos Android adaptados dando aulas de funcionalidades a Apple.

                                                      • Tem algo importante que não foi dito sobre a nomenclatura: além de ser nome de doces, são em ORDEM ALFABÉTICA.
                                                        E pelo visto querem iniciar novamente, tanto que é com letra B.

                                                        No android o A e o B não foram usados pq eram alfa e beta. Começou no Cupcake mesmo.

                                                          • Modo desktop leve e funcional Google, já estamos em 2025 praticamente. Vai esperar morrer em 2030 pra lançar e concorrer com os portáteis com windows?

                                                            Especiais

                                                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                            Software

                                                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                            Tech

                                                            PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                            Economia e mercado

                                                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa