Tech 13 Set
A AMD pretende fazer com que a próxima geração de sua tecnologia de upscaling seja completamente baseada em inteligência artificial, seguindo os passos da NVIDIA e Intel. Com isso, o FidelityFX Super Resolution 4.0 — também chamado de FSR 4 — passaria a empregar técnicas mais avançadas para melhorar a qualidade de imagem em jogos.
Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral da equipe de computação e gráficos da AMD, comentou sobre como o uso de inteligência artificial no processo de superamostragem pode ajudar a melhorar a duração de bateria em dispositivos móveis, uma vez que pode reduzir significativamente o consumo de energia do hardware.
Ferramentas de upscaling concorrentes, como o NVIDIA DLSS e Intel XeSS, usam inteligência artificial e machine learning para aprimorar as imagens em jogos sem impactar no desempenho do hardware. Para isso, ambas utilizam os núcleos dedicados ao processamento neural da GPU — NVIDIA Tensor e Intel XMX.
Já a AMD, na versão mais recente de sua tecnologia de upscaling, o FSR 3.1, utiliza técnicas espaciais e temporais para ampliar a imagem e gerar quadros, aumentando a fluidez do jogo. A vantagem é que ele tem código-fonte aberto e pode funcionar em vários dispositivos, mas produz imagens menos precisas em relação às soluções com IA.
FSR 2 e FSR 3 eram geração baseada em análise e em filtro. [...] Queríamos algo com um tempo de lançamento no mercado muito rápido. O que eu disse à equipe foi: ‘Pessoal, não é para onde o futuro está indo’. Então, mudamos completamente a equipe cerca de 9 a 12 meses atrás para se basear em IA.
Então, agora estamos indo para a geração de quadros e interpolação de quadros baseados em IA, e a ideia é aumentar a eficiência para maximizar a vida útil da bateria. E então poderíamos travar os quadros por segundo, talvez sejam 30 quadros por segundo, ou 35. Meu objetivo número um agora é maximizar a vida útil da bateria. Acho que essa é a maior reclamação.
Jack Huynh
Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Equipe de Computação e Gráficos da AMD
Os comentários do executivo mostram seu foco em aumentar a vida útil da bateria em dispositivos portáteis por meio da geração de quadros. Com isso, o FSR 4 poderia ser otimizado para o Ryzen Z2 Extreme, processador que a AMD planeja lançar no início de 2025.
Ele deve contar com um bloco de processamento neural de última geração que alimentaria as novas tecnologias de upscaling, além de uma GPU baseada na arquitetura RDNA 3.5 e CPU baseada em Zen 5. O processador deve alimentar a próxima geração de consoles de jogos portáteis que sucederão ao ASUS ROG Ally, por exemplo.
O FSR 4 ainda não tem uma data de lançamento confirmada, mas é possível que a ferramenta seja apresentada em breve, uma vez que a AMD também está preparando a apresentação de uma nova geração de placas de vídeo baseadas na arquitetura RDNA 4.
Comentários