LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 18 e iPadOS 18: veja os novos recursos e funções de IA que chegarão ao iPhone e iPad

12 de setembro de 2024 0

A Apple confirmou que as atualizações para o iOS 18 e iPadOS 18 estarão disponíveis na segunda-feira, 16 de setembro. As novas gerações de seus sistemas operacionais para o iPhone e iPad se destacam pelos novos recursos de inteligência artificial da Apple Intelligence, projetada como uma “rival” para o Galaxy AI dos celulares da Samsung.

Assim como em versões anteriores, o iOS 18 e iPadOS 18 compartilham diversas funcionalidades, com apenas algumas ferramentas exclusivas para cada plataforma. A Apple destaca que parte das novidades serão disponibilizadas apenas em atualizações futuras que chegarão aos usuários ainda este ano ou ao longo de 2025.

Confira a seguir todos os novos recursos do iOS 18 e iPadOS 18. Como as plataformas terão vários recursos idênticos entre si, organizamos a lista por categorias de recursos — como Apple Intelligence e Safari — para explicar suas possíveis diferenças no iPhone e iPad.

Apple Intelligence

Writing Tools

A Apple Intelligence contará com ferramentas de texto, geração de imagens e assistência ao usuário. Em escrita, a inteligência artificial será capaz de reescrever textos mantendo seu assunto, mas corrigindo possíveis erros de gramática e ortografia ou alterando seu estilo para diferentes ocasiões — como um tom mais formal ou informal.

O sistema também poderá resumir grandes quantidades de informações. Basta selecionar um texto que está escrevendo para que a inteligência artificial gere uma versão reduzida que destaca os pontos mais importantes. Graças à integração com o ChatGPT, o usuário também pode pedir que a máquina descreva um assunto para criar um texto do zero.

Image Playground

Haverá também o Image Playground, um conjunto de ferramentas para geração de imagens. Ele estará disponível em forma de aplicativo para que os usuários criem desenhos, fotografias, ilustrações e vários outros tipos de conteúdo visual a partir de uma simples descrição em texto. Usuários também poderão criar emojis com o Genmoji.

Outra possibilidade será criar imagens com base em outras imagens salvas no Fotos. Por exemplo, um usuário poderia criar a imagem de um amigo na Lua. A Apple Intelligence conseguirá reconhecer pessoas através do Fotos. A geração de imagens estará disponível em diversos aplicativos de ambas as plataformas.

Exclusivo para o iPad, haverá a possibilidade de utilizar o Apple Pencil para selecionar desenhos, imagens e textos no aplicativo de Notas e transformá-los em uma imagem ao abri-los no Image Playground.

Siri

Também empoderada pela Apple Intelligence, a assistente virtual do iPhone e iPad agora será capaz de entender melhor as necessidades do usuário e se tornar mais útil. Um dos destaques será a possibilidade de digitar texto para a Siri, em vez de utilizar a voz.

Com a Apple Intelligence, a Siri pode entender e-mails, mensagens, fotos, eventos de calendário, arquivos e muito mais. Com isso, poderá fornecer respostas a perguntas que são pessoais. Por exemplo, ao perguntar “Qual é o filme que minha mãe falou que eu deveria assistir?”, a assistente buscará o conteúdo nas mensagens do usuário.

(Imagem: Apple)

Além disso, ela será capaz de realizar ações em diferentes aplicativos — seja do sistema ou de terceiros. Como exemplo, ao editar uma imagem, o usuário poderá acionar a Siri e pedir que “adicione um filtro quente a esta imagem”. Essa habilidade também funcionará entre aplicativos, como ao copiar uma receita da internet e colar no app Notas.

A Siri também contará com reconhecimento de conteúdo na tela. Por exemplo, caso um amigo recomende uma lanchonete no bairro, o usuário poderá acionar a assistente e perguntar: “Quanto tempo levaria para chegar lá a pé?”. Mesmo que o usuário “gagueje” ou mude algo que já disse, a Siri conseguirá entender.

(Imagem: Apple)

Finalmente, a Siri terá integração ao ChatGPT para ajudá-la a fornecer respostas mais úteis, além de permitir fazer perguntas sobre fotos e documentos. A assistente virtual perguntará se o usuário deseja continuar antes de enviar a solicitação ao ChatGPT.

Há alguns novos recursos da Siri que serão exclusivos para o iPhone, como as sugestões de ação a partir do teclado, predição de texto, melhorias visuais nas respostas que incluem informações extraídas de outros aplicativos e uma voz mais natural.

Outros recursos da Apple Intelligence

A Apple Intelligence conseguirá identificar assuntos nas notificações do usuário e resumir os pontos que podem ser mais importantes. Quando o usuário estiver em um Foco, a inteligência artificial determinará quais são os assuntos que pode exigir atenção imediata do usuário. No iPhone, o sistema poderá resumir o conteúdo de ligações telefônicas.

A inteligência artificial também possibilitará recursos como o resumo de transcrições de áudio e respostas inteligentes geradas automaticamente ao receber mensagens e e-mails nos aplicativos padrão do iPhone e iPad.

Outro destaque é a edição de imagens. O iPhone e iPad contarão com uma ferramenta chamada de “Clean Up” que funcionará como a Borracha Mágica do Google. Ela permitirá selecionar e remover algo indesejado na imagem — como uma pessoa no plano de fundo. O espaço será preenchido de acordo com o conteúdo da imagem.

Usuários também poderão fazer pesquisas com linguagem natural no Fotos. A busca do aplicativo suportará descrições mais específicas, como “gato preto em um gramado”.

A Apple Intelligence estará disponível em inglês para usuários dos Estados Unidos, com mais países, idiomas e recursos suportados previstos para 2025, segundo a fabricante. A inteligência artificial será compatível com os seguintes dispositivos:

Novo design

Os novos sistemas operacionais permitirão ajustar os ícones da tela inicial da maneira que o usuário desejar — assim como no Android. Além disso, os ícones de aplicativos agora suportam o modo escuro, e usuários poderão selecionar uma cor de destaque. Na Tela Bloqueada, os usuários poderão alterar os botões da parte inferior da tela.

A Central de Controle também passou por mudanças, e agora, traz elementos de design com bordas mais arredondadas e novas possibilidades de organização, além de permitir criar “páginas” com diferentes tipos de controle. Os botões continuam agrupados à lateral da tela no iPad, e preenchem toda a tela do iPhone.

O Fotos também está passando por mudanças em seu design. O aplicativo de galeria agora possui um layout unificado que coloca todos os principais elementos de navegação em uma página só, adicionando também novas seções que permitirão encontrar temas favoritos com maior facilidade, incluindo grupos de pessoas e animais de estimação.

Calculadora no iPad

Após mais de uma década, o iPad finalmente terá um aplicativo de calculadora com o iPadOS 18. A interface não é diferente do aplicativo que já está disponível no iPhone, mas incluirá histórico de cálculos e conversão de unidades — assim como no iOS.

Um detalhe interessante é que, ao utilizar a calculadora com o Apple Pencil, haverá um novo recurso de “anotações matemáticas” chamado de Math Notes.

Com as anotações matemáticas, será possível escrever funções aritméticas, equações algébricas e várias outras expressões matemáticas à mão com a caneta stylus. Ao fazer um sinal de igual (=), o aplicativo calcula a operação escrita e exibe o resultado com uma caligrafia parecida com a do usuário. Essa função também chegará ao app Notas.

Outras melhorias

Um novo aplicativo chamado de “Senhas” permitirá que o usuário armazene com segurança todas as suas credenciais em um só lugar, incluindo senhas e alertas de segurança que você pode acessar diretamente no app. Ele tem exatamente as mesmas funções da seção de “Senhas” que antes ficava no aplicativo de Ajustes do iOS.

Há também uma experiência renovada para o Mensagens, que está trazendo a opção de formatar texto em negrito, itálico, sublinhado e riscado. Também será possível incluir animações às mensagens. O iOS 18 também está trazendo o protocolo RCS para o iPhone, melhorando a comunicação via texto com o Android.

(Imagem: Apple)

Usuários poderão também enviar mensagens de SMS através de satélite em modelos compatíveis, isto é, iPhone 14 e posteriores. O recurso estará disponível através de operadoras que oferecem esse serviço nos Estados Unidos e Canadá.

Para garantir mais privacidade, será possível bloquear aplicativos, de modo que somente possam ser acessados utilizando o Face ID, Touch ID ou PIN. Ainda, será possível ocultá-los da tela inicial e da busca. Suas notificações não serão exibidas.

O Migrar para iOS, sistema que facilita a transferência de dados de um smartphone antigo com Android para um iPhone, agora está mais rápido, segundo a Apple. Ele também passará a suportar transferência por cabo USB-C ou USB-C para Lightning, acelerando o processo.

Compatibilidade
Veja mais!

Mais Notícias

0

Comentários

iOS 18 e iPadOS 18: veja os novos recursos e funções de IA que chegarão ao iPhone e iPad
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2