Jogos 15 Ago
As plataformas de streaming revolucionaram a forma como consumimos conteúdos de entretenimento, mas com cada vez mais opções no mercado, fica difícil escolher quais assinar, ainda mais quando levamos em consideração que cada plataforma possui um catálogo próprio, com produções exclusivas.
Embora o Prime Video da Amazon possa ser a escolha mais acessível no momento, já que por apenas R$ 19,90 ao mês, você se beneficia não só do streaming, como também da Amazon Music, Prime Gaming e frete grátis em compra na Amazon, parece que a plataforma de vídeos inclui em seu catálogo algumas produções de qualidade duvidosa.
No X / Twitter, o usuário @Yatogam1Oficial fez um thread em que expõe itens disponíveis no catálogo do Prime Video que não foram licenciados de forma oficial.
A lista começa com a série animada Três Espiãs Demais (Totally Spies!). Segundo o perfil, o clássico das manhãs da TV Globinho não é a versão oficial, mas sim episódios baixados do YouTube, que por sua vez, haviam sido upados na plataforma do Google de forma ilegal. Yatogam alega que a baixa qualidade dos episódios serve como comprovação para sua afirmação.
Três Espiãs Demais (Totally Spies!)
— Yato (@Yatogam1Oficial) August 18, 2024
Disponível na @PrimeVideoBR de forma PIRATA.
Os episódios foram BAIXADOS do Youtube, e lançados dessa forma na plataforma.
NENHUMA distribuidora OFICIAL faz isso, além da qualidade estar abaixo do que foi produzido originalmente. pic.twitter.com/OQaUt7KPOD
Em seguida, temos Demon Slayer: Mugen Train - O Filme. Como podemos ver, o título da produção está errado no Prime Video, com Yamatogam reforçando que o longa não foi distribuído de forma oficial pela Sony Pictures, detentora dos direitos.
Demon Slayer: Mugen Train - O Filme
— Yato (@Yatogam1Oficial) August 18, 2024
Disponível de forma PIRATA na @PrimeVideoBR.
Além do título estar escrito errado, da imagem ser da série, o filme não foi distribuído de forma oficial pela Sony.
Infelizmente se passaram pelo distribuidor e estão lucrando sem ter direitos. pic.twitter.com/4c3zVnAjmJ
Outro exemplo é The Seven Deadly Sins: Prisioneiros do Céu, cujos direitos de distribuição são da Netflix.
The Seven Deadly Sins: Prisioneiros do Céu
— Yato (@Yatogam1Oficial) August 18, 2024
Disponível de forma PIRATA na @PrimeVideoBR.
Os direitos de exibição da franquia são da @NetflixBrasil.
A Netflix tem exclusividade e não DEVERIA estar na Prime Vídeo BR, tal exibição implicaria em multa por exibir sem direitos. pic.twitter.com/DYNdr57L0Y
Por fim, temos O Túmulo dos Vagalumes, um dos filmes mais clássicos do aclamado Studio Ghibli. O grande problema aqui é que a versão do Prime Video oferece opção de áudio em português do Brasil, mas este filme nunca foi dublado de forma oficial, tendo somente uma dublagem feita por fãs. Mesmo assim, o catálogo do Prime Video conta com esta versão não-oficial.
O Túmulo dos Vagalumes
— Yato (@Yatogam1Oficial) August 18, 2024
Disponível de forma PIRATA na @PrimeVideoBR.
O filme foi adicionado na plataforma com FANDUB.
Este longa NUNCA foi dublado oficialmente.
É o cúmulo do amadorismo, disponibilizar em streaming sem ter direitos e ainda usar DUBLAGEM DE FÃ. pic.twitter.com/l3arPv4I70
De acordo com a Yamatogam, a presença de conteúdos ilegais no catálogo do Prime Video se deve ao fato de que a Amazon possui um site onde distribuidoras e empresas podem upar conteúdos na plataforma, bastando apenas atender às exigências quanto ao formato de vídeo, não passando por nenhum processo de aprovação ou revisão.
Mas por que esse tipo de coisa ocorre em uma plataforma grande como a @PrimeVideoBR?
— Yato (@Yatogam1Oficial) August 18, 2024
A Amazon possui um site que aceita conteúdos de empresas e distribuidoras.
O que acontece é que QUALQUER UM pode se passar pelo licenciante verdadeiro e lançar conteúdo na plataforma. pic.twitter.com/6lU7vEfXLq
Até o momento, o Prime Video não se pronunciou sobre o assunto, mas parece que esse é um problema que afeta outros títulos que não foram listados acima.
Comentários