
Rumores 12 Jul
22 de julho de 2024 15
Atualização (22/07/2024) - RS
A Intel tem enfrentado alguns problemas em relação aos seus processadores de 13ª e 14ª geração, como você deve ter visto recentemente. Pois bem, parece que a companhia encontrou finalmente a causa do problema e emitiu um posicionamento, além de sinalizar o lançamento de uma correção para a situação afetando os chips.
Conforme noticiado pelo portal Wccftech, a empresa firmou que o problema foi causado pela operação dos componentes em altas voltagens. Esse, por sinal, foi o motivo principal, mas outro fator que também colaborou para esse cenário foram algoritmos de microcódigo com problemas que fizeram a CPU solicitar tensões incorretas. Veja a seguir a nota da companhia:
Com base em uma extensa análise dos processadores para desktop Intel Core de 13ª/14ª geração devolvidos a nós devido a problemas de instabilidade, determinamos que a tensão operacional elevada está causando problemas de instabilidade em alguns processadores para desktop de 13ª/14ª geração. Nossa análise dos processadores retornados confirma que a tensão de operação elevada é decorrente de um algoritmo de microcódigo resultando em solicitações de tensão incorretas para o processador.
A Intel está fornecendo um patch de microcódigo que aborda a causa raiz da exposição a tensões elevadas. Estamos continuando a validação para garantir que os cenários de instabilidade relatados à Intel em relação aos seus processadores para desktop Core de 13ª/14ª geração sejam abordados. A Intel está atualmente visando meados de agosto o lançamento do patch para parceiros após a validação completa.
A Intel está comprometida em fazer isso certo com nossos clientes, e continuamos pedindo a todos os clientes que atualmente enfrentam problemas de instabilidade em seus processadores para desktop Intel Core de 13ª/14ª geração entre em contato com o Suporte ao cliente Intel para obter mais assistência.
- Comunidade Intel
De acordo com a própria Intel, um patch de microcódigo deve fazer a correção necessária para solucionar o problema. Atualmente, ele está sendo testado em cenários de instabilidade para poder ser lançado sem problemas. A previsão de lançamento desse patch é para meados de agosto para os usuários de chips de 13ª e 14ª geração.
Quando a correção estiver disponível, as fabricantes de placas-mãe devem lançar atualizações de BIOS após realizarem a validação do novo microcódigo. Por fim, confira também os nomes dos processadores Intel de próxima geração e outras novidades que devem estar presentes na geração Arrow Lake da empresa.
Matéria Original (15/07/2024)
Em mais um capítulo dessa história que já vem se arrastando desde o último mês de abril, mais relatos problemáticos envolvendo os processadores Intel de 13ª e 14ª geração vieram à tona.
Agora, duas desenvolvedoras de jogos, a Alderon Games e a Digital Extremes, se pronunciaram sobre as falhas causadas em seus jogos devido as CPUs da gigante dos processadores.
Segundo um funcionário da Digital Extremes em um fórum da empresa, praticamente todos os erros relatados por jogadores do título Warframe aconteceram em um PC com um Intel de 13ª ou de 14ª geração – e com mais frequência ainda, nos chips da série i9.
Confira abaixo o gráfico divulgado pela companhia. Ele representa os crashes do jogo envolvendo o nvgpucomp64.dll.
Aparentemente, no caso do Warframe, o problema já está resolvido. A indicação da equipe é que os usuários que tiveram crash envolvendo a dll em questão façam a atualização da BIOS. O cômico é que a Intel já declarou que o último update da BIOS não resolve a instabilidade no driver gráfico do CPU.
Mas o problema pode ser ainda pior. De acordo com uma nota publicada pela Alderon Games em seu site – assinada pelo seu fundador, Mattheu Cassells – as falhas com os processadores podem corromper o SSD e a memória do PC; algo que teria sido descoberto nos equipamentos utilizados pelos desenvolvedores da empresa.
Para solucionar o problema, a criadora do MMORPG Path of Titans informou que está migrando seus servidores para processadores AMD. A empresa fundada por Cassells ainda recomenda que os jogadores que hospedam servidores do Path of Titans não utilizem processadores Intel de 13ª e 14ª geração.
Buscando se aprofundar no assunto, o canal do YouTube Level1Tech fez uma investigação sobre o caso e conversou com algumas pessoas do meio – como relatou no vídeo acima (em inglês).
Ao abordar funcionários da RAD Games responsáveis pelo Oodle, ferramenta de compressão da empresa, dos 1.584 erros de descompressão registrados em 90 dias, 1.431 erros foram em máquinas com CPUs Intel de 13ª ou 14ª geração.
Ao conversar com um representante de uma provedora de datacenter, a opinião não foi muito diferente. Segundo a empresa, houve um aumento nos preços para os servidores com as gerações de processadores relatada, já que os custos de manutenção estão sendo maiores graças ao aumento de trabalho e de suporte.
Mas o melhor, pelo menos para Intel, é que apesar de aparentemente ser a maior responsável pelas falhas, ela não tem levado tanto a culpa.
Isso, pois mesmo que a falha seja do hardware, o jogador tende a culpar o jogo pelos problemas. Afinal, se um grande montante foi gasto para montar um computador potente, o primeiro suspeito de qualquer culpa quase sempre será o jogo.
A empresa gasta tempo (e dinheiro) procurando por um código problemático. Por ser um problema de hardware, a investigação dura muito mais. Nesse meio tempo, o jogador se frustra pela falta de solução e larga o jogo – aumentando ainda mais o prejuízo.
Até o momento, a Intel não se aprofundou na explicação do problema.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários