LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo em tamanho real: Motorola Edge 50 Ultra, Pro e Fusion vs antecessores

17 de abril de 2024 19

A Motorola apresentou, na última terça-feira (16), sua nova linha de celulares premium em evento que contou com a presença do TudoCelular. O Edge 50 Ultra, Edge 50 Pro e Edge 50 Fusion foram lançados para competir com os novos smartphones tops de linha e intermediários da Samsung e Xiaomi.

A estrutura da linha muda em relação aos antecessores, mas segue com três modelos que atendem a diferentes perfis de usuários. A variante “Fusion”, por exemplo, deixa de ser um modelo “quase top de linha” para servir como opção de entrada da família. Já o Edge 50 Ultra é o mais avançado da linha, sucedendo ao Edge 40 Pro.

Para ajudar a entender as evoluções da nova geração de celulares da Motorola, o TudoCelular preparou um comparativo do Edge 50 Ultra, Edge 50 Pro e Edge 50 Fusion com seus respectivos antecessores, permitindo que você analise a evolução do design e especificações de cada modelo. Confira a seguir!

Tela e design

A Motorola optou por unificar o tamanho das telas dos novos celulares, e agora temos painéis de 6,7 polegadas no Edge 50 Ultra, Edge 50 Pro e Edge 50 Fusion. Todos ostentam a tecnologia P-OLED com resolução que a fabricante chama de “Super HD” e taxa de atualização de 144 Hz — exceto pelo Edge 50 Fusion, que fica em 120 Hz e Full HD+.

O destaque fica com o Edge 50 Ultra, com sua tela que suporta brilho de até 2.500 nits, quase dobrando o pico de brilho de 1.300 nits do Edge 40 Pro. Essa evolução deve garantir melhor legibilidade do display durante o uso do celular sob o sol. O Edge 50 Pro também chama atenção com seu painel de 2.000 nits, tão brilhante quanto o do iPhone 15 Pro Max.

Outra novidade é a versão com acabamento de madeira do Edge 50 Ultra, revivendo um visual icônico marcado pelo Moto X Style, lançado em 2015. Todos os modelos da nova linha ostentam certificação IP68, atestando sua boa resistência contra poeira e imersão em água. Ainda falando em durabilidade, todos possuem algum nível de Gorilla Glass.

Hardware

A nova geração de celulares da Motorola traz exclusivamente processadores da Qualcomm, sem qualquer modelo equipado com hardware da MediaTek. O Edge 50 Fusion possui o Snapdragon 6 Gen 1, uma plataforma intermediária básica produzida com litografia de 4 nanômetros, que rende um bom desempenho e eficiência energética.

Para aqueles que buscam maior desempenho e suporte para tecnologias de última geração, mas sem gastar muito, o Edge 50 Pro é equipado com Snapdragon 7 Gen 3, que garante um bom salto de performance em comparação com o Edge 40, que é equipado com o MediaTek Dimensity 8020 — uma versão renomeada do Dimensity 1100.

O modelo mais poderoso da linha é o Edge 50 Ultra, que ostenta o novo processador Snapdragon 8s Gen 3 da Qualcomm. Estamos falando de uma versão mais “barata” do Snapdragon 8 Gen 3, trazendo alguns cortes de recursos que devem ajudar a popularizar as tecnologias de IA em smartphones tops de linha acessíveis.

E por falar em IA, os novos celulares da Motorola saem da caixa executando o Android 14 com Hello UX, uma nova interface de usuário que substitui a MyUX, trazendo novas funções de inteligência artificial generativa para competir com o Galaxy AI da Samsung.

Os novos modelos seguem compatíveis com carregamento rápido de até 125 W, contudo, apesar de ser relativamente grande, o Edge 50 Ultra traz uma bateria de apenas 4.500 mAh, mas que agora suporta recarga sem fio com potência elevada de 50 W. O Edge 40 Pro, por sua vez, conta com bateria de 4.600 mAh com suporte para recarga wireless de 15 W.

Câmeras

As câmeras são um dos aspectos que mais evoluíram nos novos celulares da Motorola. O Edge 50 Fusion segue com um conjunto duplo básico, mas eficiente, composto por uma lente principal com sensor de 50 MP e uma lente ultrawide com sensor de 13 MP. Um sistema parecido é utilizado no Edge 40 Neo e Edge 40.

Para aqueles que não dispensam um bom desempenho de câmeras em um show musical, peça de teatro e outras ocasiões que requerem zoom, o Edge 50 Pro traz maiores vantagens. Esse modelo conta com uma câmera teleobjetiva com zoom óptico de 3x que, junto ao zoom digital, consegue aproximação de até 30x.

O Edge 50 Ultra, naturalmente, traz o conjunto fotográfico mais vantajoso. Além de um sensor principal de 50 MP, o dispositivo conta com uma lente grande-angular com sensor de 50 MP e uma lente teleobjetiva com zoom óptico de 3x e sensor de 64 MP. Sua resolução mais elevada permite que o celular alcance zoom híbrido de 100x, igualando-se ao Galaxy S24 Ultra.

No entanto, o modelo mais caro da linha perde suporte para gravação de vídeos em 8K, algo que era possível no Edge 40 Pro. Essa limitação ocorre devido ao Snapdragon 8s Gen 3, que não suporta captura de vídeo em resolução acima de 4K @ 60 FPS.


Em selfies, a câmera frontal do Edge 50 Fusion pode decepcionar por não suportar gravação em 4K @ 30 FPS — algo que era permitido no Edge 40 Neo. No entanto, o Edge 50 Pro se destaca por trazer de forma inédita à linha intermediária um sensor frontal de 50 MP, suportando gravação de vídeos em Ultra HD.

O sensor de 50 MP do Edge 50 Ultra pode parecer um downgrade em comparação com a câmera frontal de 60 MP do Edge 40 Pro, contudo, a nova geração traz uma abertura de lente maior, permitindo que o sensor tenha maior sensibilidade à luz, o que deve render melhor desempenho em fotografias à noite.

Conclusão

No geral, a nova linha marca um salto notável em relação à sua antecessora, focando em impulsionar a experiência do usuário nas frentes mais importantes, como hardware e câmeras, além de trazer um visual renovado com foco em resistência e um software que inaugura a era de inteligência artificial no portfólio da Motorola.

A linha deve ser lançada em breve no Brasil. O Edge 50 Pro já está disponível com preço sugerido de R$ 3.499 na loja oficial da Motorola, e logo deve ser acompanhado por seu “irmão” mais barato e o modelo mais robusto da família.

O que você achou dos novos celulares da Motorola? Comente abaixo!

Confira o vídeo hands-on!

(atualizado em 24 de abril de 2025, às 05:58)

19

Comentários

Comparativo em tamanho real: Motorola Edge 50 Ultra, Pro e Fusion vs antecessores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2