
Tech 27 Mar
22 de novembro de 2023 0
Na hora de comprar um notebook, os consumidores podem se deparar com uma variedade de opções com diferentes marcas de processador, tipos de tela e outras características que podem confundir. Uma das especificações que mais podem gerar dúvida nos usuários que estão apenas começando no mundo tech é a memória RAM.
8 GB ou 16 GB? DDR4 ou DDR5? Para ajudar você a escolher a melhor opção para comprar um novo computador para trabalho, seja um notebook ou desktop, o TudoCelular preparou este artigo para explicar as diferenças entre os tipos de memória e indicar a capacidade ideal para suas necessidades. Confira a seguir!
A memória de acesso aleatório, conhecida simplesmente como “memória RAM”, permite que você abra vários programas ao mesmo tempo em seu computador, e, além disso, pode tornar algumas tarefas significativamente mais rápidas.
Sua função é armazenar dados temporariamente para que o processador acesse informações com mais agilidade, uma vez que buscar um arquivo na unidade de armazenamento — como o HD ou SSD — é um processo significativamente mais demorado. Edição de vídeo, jogos e programação de aplicativos são exemplos de tarefas que exigem uma capacidade elevada de memória RAM.
A quantidade de memória RAM vai definir quantos aplicativos o usuário poderá utilizar de uma só vez e com qual intensidade. Em um cenário hipotético de baixa demanda de uso e alta capacidade de processamento dos dados, a memória RAM garantirá que o computador execute as tarefas com muito mais velocidade e sem travamentos.
Cinthya Ermoso
Gerente de Produtos da Positivo Tecnologia
Por exemplo, ao utilizar um programa para editar um filme em 4K, esse aplicativo precisará acessar diferentes partes desse vídeo continuamente, portanto, é necessário que ele esteja aberto o tempo todo. Além disso, o processamento simultâneo de milhares de quadros em alta resolução requer que todas as imagens estejam em um local de acesso rápido pela CPU.
O mesmo vale para jogos, por exemplo. Para renderizar elementos das cenas realistas de forma rápida e suave, é necessário armazenar as informações na memória RAM para permitir acesso imediato pela GPU. Além disso, gamers profissionais precisam de um fôlego extra para rodar aplicativos de streaming de vídeo e comunicação ao mesmo tempo.
Com isso, quanto maior a capacidade dessa memória, mais tarefas podem ser realizadas ao mesmo tempo e mais desempenho os usuários terão ao executá-las, mas claro que isso pode pesar no bolso, além de gerar um maior consumo de energia.
Ao descobrir a função da memória RAM, é simples deduzir que quanto maior sua capacidade em um notebook ou desktop, menor é o risco de ocorrer travamentos. Contudo, para um usuário comum, capacidades exageradas podem não conferir grandes benefícios e acabar gerando um custo desnecessariamente elevado.
Por esse motivo, existem diferentes opções de memória ao comprar um PC. Cada uma delas é adequada para diferentes casos de uso, mas atenção! Computadores com memória limitada podem causar grandes incômodos aos usuários, e por isso, são cada vez mais raros os notebooks equipados com menos de 4 GB de RAM.
Chromebooks são alguns dos poucos modelos de notebook que ainda podem apresentar um desempenho aceitável com 2 GB ou 3 GB de RAM. O ChromeOS é um sistema operacional otimizado para funcionar em máquinas com poucos recursos de hardware sem afetar a experiência do usuário em tarefas simples, como editar documentos de texto.
O Windows, por sua vez, é um sistema operacional mais robusto que exige maiores capacidades de RAM. Computadores com 4 GB costumam ser os mais baratos do mercado. Essa opção apresenta o melhor custo-benefício para os usuários que passam a maior parte do tempo editando documentos de texto, planilhas e navegando na web.
Para aqueles que precisam utilizar aplicativos um pouco mais pesados que o Word ou Excel, por exemplo, ou costumam abrir muitas guias no navegador, é recomendado investir em um notebook com 8 GB de RAM.
Já aqueles que precisam editar vídeos em resolução mediana — como Full HD — ou fazer edições simples no Adobe Photoshop, a opção ideal é 16 GB. Dispositivos com essa capacidade de memória são capazes de atender às necessidades de programadores e executar jogos em configurações de gráficos razoáveis sem grandes problemas.
Existem também os usuários com maiores demandas. Caso você lide com programas que gerenciam conjuntos de dados em grande escala, ou seja, um jogador profissional que costuma fazer transmissões ao vivo, é importante apostar em um PC com 32 GB de RAM.
Atualmente, já é possível encontrar no mercado computadores equipados com 64 GB de RAM. Embora pareça uma capacidade absurda e exagerada para profissionais, é importante lembrar que os programas e sistemas estão em constante evolução, portanto, ao longo do tempo, é comum que os aplicativos fiquem mais exigentes. Note que, nos anos 90, um computador com Windows 98 precisava de apenas 24 MB (0,24 GB) de RAM.
Assim como processadores ficam mais rápidos a cada “geração”, as memórias também evoluem conforme a indústria elabora novos padrões e formatos. Os termos mais comuns que você pode encontrar ao comprar um notebook para trabalhar é o “DDR” — sigla para “Double Data Rate” ou “Taxa de Dados Dupla” em tradução livre.
Existem diferentes gerações dessa memória: DDR, DDR2, DDR3, DDR4, e atualmente, temos a DDR5. A cada geração, as memórias ficam mais eficientes em termos de energia, o que permite aumentar sua velocidade sem pesar na conta de luz do usuário. O DDR4 ainda é o mais utilizado, mas as fabricantes agora focam em migrar para o DDR5.
Há também uma variação conhecida como “LPDDR”, uma versão de baixo consumo de energia do padrão DDR. Essa tecnologia costuma ser utilizada em notebooks, celulares, tablets e outros dispositivos que dependem de uma bateria ou priorizam baixa geração de calor, como notebooks e desktops que funcionam sem ventoinha.
O LPDDR5 é o padrão mais adotado pela indústria, mas também existem duas versões otimizadas com maiores velocidades de transferência de dados, que são o LPDDR5X e LPDDR5T, já utilizados em smartphones modernos.
Agora que você já sabe quais são as funções e melhores opções de RAM, é interessante considerar notebooks que possuem slots de expansão, isto é, permitem fazer o upgrade da memória RAM. Essas máquinas podem se tornar mais longevas conforme os requisitos de aplicativos e as necessidades do usuário pedem maiores capacidades de memória.
Optar por modelos que contam com o padrão mais recente, o DDR5, podem render bons ganhos de desempenho e eficiência de energia, de modo que os notebooks sejam mais econômicos com o uso da bateria. Além disso, é preciso se atentar aos recursos de processador, tela, portas de conexão e outros fatores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários