LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 15 Pro tem superaquecimento corrigido, mas ainda esquenta mais que Galaxy S23 Ultra

06 de outubro de 2023 65

A Apple corrigiu os problemas de superaquecimento do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max com a atualização para o iOS 17.0.3, e segundo experiências preliminares, a nova versão do software melhorou a estabilidade e autonomia dos celulares.

Nesta sexta-feira (06), o Android Authority divulgou sua própria rodada de testes comprovando que a atualização corrigiu a falha que causava o aquecimento excessivo do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, mas os novos tops de linha da Apple continuam esquentando mais que seu principal concorrente, o Samsung Galaxy S23 Ultra.

(Imagem: Reprodução)

Especialistas já haviam divulgado as temperaturas absurdas que o iPhone 15 Pro poderia alcançar em testes de estresse sobre a GPU, e agora, a mesma plataforma revelou que após a atualização para o iOS 17.0.3, o celular roda aplicativos com temperaturas até 10% mais baixas que o registrado nos testes com o iOS 17.0.2.

Começando pelos aplicativos leves, é possível observar que houve pouca mudança na temperatura do celular enquanto ele está em repouso ou navegando na web. Já ao executar um teste de CPU no Geekbench, o iPhone 15 Pro ficou ligeiramente mais quente em comparação com os resultados anteriores à atualização.

Já em aplicações mais pesadas, as melhorias são mais perceptíveis. O iPhone 15 Pro esquenta muito menos ao executar o teste de estresse de GPU do 3DMark por 20 minutos, caindo de 47,4 ºC para 44,9 ºC, de modo que fique praticamente empatado com o Galaxy S23 Ultra. Isso deve garantir mais estabilidade durante a execução de jogos no iPhone.

A principal melhoria está na gravação de vídeos. Após instalar a atualização, o celular passou a operar em temperaturas até 4,1 ºC mais frias ao capturar filmes em 4K @ 60 FPS, permanecendo em 39,6 ºC após 10 minutos de gravação, mas ainda realiza essa tarefa significativamente mais quente que o Galaxy S23 Ultra, que permaneceu em 34,5 ºC.

Aqui, é importante frisar que o Galaxy S23 Ultra possui um robusto mecanismo de dissipação integrado ao seu corpo medindo de 6,8 polegadas na diagonal. O iPhone 15 Pro, de 6,1 polegadas, não possui um sistema avançado para resfriar seu hardware, portanto, não consegue distribuir sua temperatura e atenuar o calor.

Comparando com gerações anteriores de iPhone, o novo celular agora está mais alinhado com os picos de temperatura atingidos pelo iPhone 14 Pro Max e 13 Pro Max. Confira:

Segundo a Apple, o problema estava em alguns “aplicativos de terceiros que estão fazendo com que o sistema fosse sobrecarregado”, mas sem mencionar os nomes. Muitos usuários alegam que o Instagram e Uber eram alguns desses aplicativos de terceiros, contudo, os testes mostram que o celular também esquentava acima do normal ao gravar vídeos.

Design pode ser um problema

Ming-Chi Kuo, famoso analista da indústria de celulares, acredita que a temperatura média elevada do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max não estão relacionadas ao A17 Pro, que é o primeiro chip para smartphones com litografia de 3 nanômetros. Em vez disso, o problema estaria atrelado ao projeto falho de design dos celulares.

Para ele, a principal causa do problema de aquecimento está relacionada aos sacrifícios feitos no sistema térmico. A Apple queria celulares mais leves, e para isso, a área de dissipação de calor foi reduzida para dar mais ênfase à leveza da estrutura de titânio, e isso teria impactado negativamente a eficiência de dissipação dos flagships.

O iPhone 15 Pro já está disponível no Brasil com preço sugerido de R$ 9.299 pela versão de 128 GB. O modelo inclui uma tela OLED de 6,1 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, câmera frontal de 12 MP, conjunto triplo de lentes traseiras com câmera principal de 48 MP, processador A17 Pro e bateria de 3.274 mAh.

Veja mais!

(atualizado em 11 de dezembro de 2024, às 20:40)

65

Comentários

iPhone 15 Pro tem superaquecimento corrigido, mas ainda esquenta mais que Galaxy S23 Ultra
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa