
Curiosidade 12 Jun
13 de junho de 2023 44
A Apple anunciou seu primeiro Mac Pro equipado com um processador ARM na WWDC de 2023, e como esperado, a transição acabou limitando a modularidade do computador mais poderoso da marca e impediu que a workstation fosse compatível com placas de vídeo externas. Agora, um executivo da fabricante comentou sobre essa mudança.
Em entrevista ao canal Daring Fireball do YouTube, John Ternus, engenheiro-chefe de hardware da Apple, explica que a workstation “não precisa de uma placa de vídeo externa porque todas as operações são tratadas pelo M2 Ultra”, e a arquitetura unificada do chip garante um aumento de desempenho que dispensaria a necessidade de uma GPU dedicada.
Assim como outros chips projetados pela Apple, o M2 Ultra possui uma arquitetura que unifica a CPU, GPU, RAM e o coprocessador de inteligência artificial — conhecido como “Neural Engine” — em um único chip.
Isso permite que a latência de comunicação entre os componentes seja muito menor do que o observado no Mac Pro com processador da Intel, que possuía uma CPU fisicamente distante da GPU e da memória RAM. O design modular tornava o processo de transferência de dados mais lento e prejudicada o desempenho geral do computador.
Ternus afirma que, caso o novo Mac Pro suportasse placas de vídeo externas, as otimizações poderiam ser afetadas. “Essa não era uma direção que nós queríamos seguir”, disse o executivo. Para contornar a ausência de uma placa gráfica externa, testes de benchmark indicam que o M2 Ultra entrega desempenho próximo da GeForce RTX 4080.
Para os interessados em adquirir a nova estação de trabalho com processador da Apple, o modelo será vendido no Brasil com preços sugeridos a partir de R$ 74.999. A configuração básica inclui 64 GB de memória unificada (RAM), 1 TB de armazenamento em SSD e o M2 Ultra equipado com uma CPU de 24 núcleos e GPU de 60 núcleos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários