
Google 05 Mai
Atualização (08/11/2023) - HA
A limpeza em massa no banco de contas do Gmail vem aí. O que foi anunciado em maio vai começar a se concretizar a partir de dezembro deste ano.
Como já informado, a empresa vai excluir contas do Google que permanecem inativas por dois anos ou mais. Anteriormente, a empresa já fazia isso, mas excluía apenas o conteúdo armazenado na conta. A mudança tem como objetivo reforçar a segurança, uma vez que contas não utilizadas são mais suscetíveis de serem comprometidas.
O Google fará o processo em fases, começando com contas que foram criadas, mas nunca mais utilizadas. Contas com vídeos do YouTube ainda não estão previstas para entrar na fila de exclusão.
Para quem ficou preocupado em garantir a manutenção da conta, basta ativá-la. Entre as ações possíveis estão: ler um email; usar o Google Drive; assistir YouTube; usar a Pesquisa Google; usar o login do Google para fazer login em um serviço de terceiros.
Esta política se aplica apenas a contas pessoais. Contas de organizações como escolas e empresas não são afetadas.
Texto original (17/05/2023)
O Google anunciou que irá implementar uma nova política a respeito de contas inativas visando melhorar a segurança e otimizar o espaço de armazenamento. A partir deste ano, contas antigas que estiverem inativas por pelo menos dois anos serão deletadas.
A nova política irá focar em contas pessoas e não afetará aquelas gerenciadas por negócios. Entretanto, contas com vídeos no YouTube não serão deletadas para preservar conteúdo histórico.
O processo de exclusão será iniciado em dezembro de 2023 e o Google aplicará uma política por passos. Inicialmente, a companhia irá iniciar por contas do Gmail que foram criadas, mas nunca utilizadas.
Para garantir que o usuário esteja ciente, o Google irá enviar diversas notificações para conta do e-mail inativo e para o de recuperação, caso tenha sido informado, meses antes da exclusão, dando tempo para que os usuários possam tomar uma atitude ou recuperar informações importantes de suas contas.
Usuários precisarão se logar periodicamente ou realizar ações básicas, como ler ou enviar e-mail, usar o Google Drive, ver vídeos no YouTube, baixar aplicativos na Play Store e conectar aplicativos com a conta Google para manter sua conta ativa. A companhia cita que usar seu aplicativo Android para validação de login também conta como atividade.
O principal motivo par ao Google tomar essa decisão é a segurança. Contas inativas são mais suscetíveis a serem roubadas para utilização de spam e disseminação de conteúdo malicioso, segundo uma pesquisa da companhia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários