
Economia e mercado 23 Mar
23 de março de 2022 11
A Apple introduziu a tecnologia de conexão 5G na série iPhone 12, em outubro de 2020. A nova rede possui diversas melhorias em vários cenários, mas nem tudo são flores. Ao que parece, um ponto importante dos celulares da Maçã está sendo sacrificado.
De acordo com testes realizados pelo jornal americano The Wall Street Journal, os iPhones 13 mini e 13 Pro tiveram perdas consideráveis de autonomia quando conectados ao 5G na comparação com a conexão 4G/LTE.
A metodologia escolhida pelo jornal para realizar os testes foi carregar 100% os smartphones, reproduzir vídeos no YouTube na conexão 4G/LTE e também conectados somente ao 5G até eles desligarem por completo.
A diferença maior foi registrada com o iPhone 13 Pro, que conseguiu durar 2,5 horas a mais no 4G na comparação com o 5G. Já a versão 13 mini funcionou por mais 1,5 hora na conexão de 4ª geração e o iPhone SE 3 teve 1 hora a menos com o 5G.
O iPad Air também foi alvo dos testes. Com ele funcionando na rede 5G, a bateria também descarregou 1,5 hora antes. A frequência usada na 5ª geração da conexão móvel foi a de 6 GHz, mais comum e de maior cobertura, mas mais lenta.
Não sabemos se essa diferença é ocasionada por uma questão específica do chip 5G usado pela Apple ou se uma atualização do sistema operacional conseguiria otimizar o gasto de energia da tecnologia de conexão mais recente.
De todo modo, quem estiver sofrendo com a autonomia da bateria do iPhone 12 em diante, pode configurar os aparelhos para se conectarem apenas no 4G, indo em "Ajustes » Celular » Opções de Dados Celulares » Voz e Dados".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários