
Samsung 06 Mar
06 de julho de 2020 34
Atualização em 06/07/2020 - por EM
Em março a Play Store tirou do ar o AnTuTu e outros aplicativos de benchmark do nada. O motivo por trás dessa decisão do Google tem relação com a Cheetah Mobile, envolvida em escândalos de privacidade nos últimos anos por potencialmente repassar muitas informações profundas dos usuários a agências de publicidade.
Na ocasião da expulsão da loja de apps o AnTuTu explicou que apesar da Cheetah Mobile ser acionista do aplicativo, a parcela majoritária ainda pertencia ao grupo original, e que a acionista minoritária nem ao menos teria acesso à conta Play Store do software para promover modificações. Não adiantou.
Agora, subindo o tom das medidas, a Play Store está tomando uma medida adicional quando o usuário opta por instalar o app de benchmark diretamente por fontes externas: ela ativa um pop-up do Google Play Protect bloqueando a instalação e avisando para os problemas de segurança da aplicação.
Curiosamente o Virus Total e outras plataformas de verificação de arquivos não apontam para problemas dentro do APK em questão. O usuário que desejar poderá prosseguir com a instalação, mas claro, muitos ficarão desincentivados com esse aviso alarmante por parte do Google durante a instalação.
Outra curiosidade sobre essa novela envolvendo o AnTuTu é que ele segue amplamente disponível na App Store da Apple, que bem, é muito mais rígida em termos de segurança que a Play Store.
O AnTuTu é uma referência na arte de ditar quais são os smartphones mais poderosos do mercado. Ao mesmo tempo em que acaba sendo boicotado no Android, ainda é a plataforma que constantemente orienta novos consumidores a adquirirem as máquinas mais potentes do mercado.
Lançado em 2011 é, inclusive, um dos primeiros aplicativos a se popularizar no Android, tendo uma estrada de quase 10 anos nas costas.
E você, o que acha dessa situação? Conte para a gente nos comentários!
Artigo original de 08/03/2020
A AnTuTu, desenvolvedora dos aplicativos de benchmark "Antutu 3DBench", "Antutu Benchmark" e "AItutu Benchmark" enfrenta uma dor de cabeça desde ontem (07), já que os três programas foram removidos da plataforma Play Store, pegando diversos usuários de surpresa.
Quem é mais focado na parte técnica da tecnologia sabe da importância da empresa para a análise de performance dos smartphone que estão prestes a ser lançados ou que já foram anunciados, já que a desenvolvedora revela o "poder de fogo" de cada um, bem como suas especificações mais importantes.
Com isso, é possível ter uma prévia dos aparelhos que mais se destacarão nesse quesito em certos períodos do ano, já que a empresa publica os dados analisados para que os usuários saibam qual é a real qualidade de desempenho do seu celular favorito, mesmo que as numerações sejam duvidosas para alguns criadores de conteúdo.
De acordo com o TuttoAndroid, o motivo para o banimento pode estar relacionado Cheetah Mobile, que é proprietária da plataforma de benchmark e em 2018 teve sérios conflitos com o Google em relação a uma fraude no repasse de dados aos anunciantes, onde o número de instalações de aplicativos era informado de maneira superior ao real, um esquema que ajudou a empresa a ganhar milhões.
Aparentemente a empresa AnTuTu já está ciente do ocorrido e pode ter perdido as esperanças de reversão, pois no site oficial os links para download da versão Android na PlayStore foram substituídos pelo APK avulso.
O site EpicGeek compartilhou uma nota enviada oficialmente pela empresa AnTuTu a ele dando alguns detalhes a respeito da remoção, justifica dada pelo Google e motivos que fazem com que o banimento tenha sido indevido e passível de revisão. Confira na íntegra abaixo:
Achamos que precisamos fazer alguns esclarecimentos e explicações sobre este assunto.
Recebemos um e-mail de notificação do Google a 7 de Março informando-nos que o Antutu era uma das contas de editoras relacionadas com o Cheetah Mobile, todas as aplicações Antutu foram removidas da Play Store. Mas, na verdade, pensamos que há algum mal-entendido sobre isso. Antutu NÃO é a conta relacionada da Cheetah Mobile!!
Antutu foi fundado em 2011, mesmo antes do Cheetah Mobile, e é um dos primeiros criadores do Google Play. A Cheetah Mobile investiu em nós por volta de 2014 e tornou-se um dos nossos acionistas desde então. No entanto, ainda mantemos uma conta considerável de ações e operação independente da empresa, bem como a nossa própria conta independente Google Play. A Cheetah Mobile nunca tocou na nossa conta Google Play, e a AnTuTu não fez qualquer promoção do software da Cheetah Mobile.
Acreditamos que a razão do erro de julgamento do Google é que compramos e utilizamos os serviços legais do Cheetah Mobile, pelo que o nosso link da política de privacidade utilizou o endereço cmcm.com. É nisto que estamos a trabalhar, incluindo a mudança de fornecedor legal.
Esperamos que o Google possa examinar cuidadosamente a conta do Antutu e finalmente resolver este mal-entendido.
Mais uma vez, obrigado.
Até o encerramento desta matéria, o aplicativo de benchmark ainda não havia voltado a ser disponibilizado na plataforma do Google (e talvez nunca volte).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários