LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple Tag: chip U1 foi projetado pela própria Apple e trabalha em frequência de alta eficiência

14 de outubro de 2019 3

A Apple lançou os novos iPhone 11 mas escondeu muitos planos dentro deles: desmontagens mostraram que os modelos Pro possuem o mecanismo de recarga reversa por indução ali dentro, por mais que não tenham sido lançados com essa funcionalidade.

Outro mistério que ficou para depois foi o Apple Tag, espécie de chaveiros com conectividade por um protocolo similar ao NFC com os novos smartphones. Nada disso foi mencionado no evento do dia 10 de setembro, mas bem, os celulares trazem um novo hardware para esse suporte.

O desmanche mais recente do iFixit se concentrou em desvendar os mistérios do chip U1, o equipamento responsável por essa nova comunicação. Foi descoberto que ele traz um design exclusivo. Ou seja, foi projetado pela Apple, não por uma empresa parceira, como acontece com as telas dos iPhones.


Apesar disso, a compatibilidade do mesmo não será limitada a outras invenções da Apple: o chip se comunica com outros dispositivos IoT no padrão IEEE 805.15.4 que é muito utilizado no mercado. Uma grande vantagem é trabalhar na faixa dos 500MHz, muito mais veloz que aquelas utilizadas por redes Wi-Fi e chips Bluetooth.

É como se o novo chip U1 fosse um carro doméstico trafegando em uma via muito larga, o que diminui drasticamente a chance de engarrafamentos e o permite ir em alta velocidade, enquanto outras tecnologias sem fio seriam utilitários em vias mais estreitas, logo mais demandadas e por isso com menor possibilidade de atingirem altas velocidades.

Ainda não se sabe quais os planos da Apple para essa nova tecnologia. Fato é que ao lado da recarga reversa por indução ela parece ter segredos que podem ou não ser revelados já com os iPhones de 2019. Seria interessante vê-los receberem essas tecnologias após terem sido anunciados, pois podem atrair a atenção de mais consumidores quando suas vendas começarem a esfriar.

Vale lembrar os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max começam a ser vendidos em 18 de outubro no Brasil.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 15:58)

3

Comentários

Apple Tag: chip U1 foi projetado pela própria Apple e trabalha em frequência de alta eficiência
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista