LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Blizzard boicotada! Jogador de Hearthstone é banido e gera protestos em campeonato ao vivo

13 de outubro de 2019 2

Quem acompanha constantemente notícias sobre o jogo da Blizzard Hearthstone sabe que nos últimos dias a desenvolvedora foi alvo de diversas polêmicas por ter realizado o banimento de um jogador profissional do game por 1 ano pela realização de um protesto ao vivo em aversão a lei que estava para ser implantada em Hong Kong, onde os prisioneiros poderiam ser extraditados do local para serem julgados na China.

Obviamente que a "abdução" dos direitos democráticos da região administrativa fizeram com que a população local ficasse insatisfeita com a decisão, que já foi revogada. Porém, achando injusto que a ação do Chung "Blitzchung" Ng Wai afetasse a sua vida profissional por tanto tempo, alguns amigos resolveram perder uma partida do campeonato de Hearthstone, que estava sendo exibida ao vivo pela Blizzard, e levantar uma placa indicando apoio ao pro-gamer banido.

A ação foi efeituada pelos jogadores da Universidade Americana Casey Chambers, Corwin Dark e TJammer, que já estavam há mais de 50 minutos dentro da disputa, fazendo com que as atenções estivessem voltadas para eles no momento planejado. Quando o narrador decretou o game over, os jovens levantaram uma placa com a frase "Free Hong Kong, Boycott Blizzard".

Após a realização do ato, o time de universitários ficou na expectativa de sofrerem uma punição similar à que afetou Chung, mas eles não ficaram nem um segundo sequer foram proibidos de jogar Hearthstone, e ainda foram escalados para a próxima partida programada. Indignados com a excepção da Blizzard, eles decidiram perder a disputa e se retirarem do jogo.

"Consideramos hipócrita a Blizzard punir o Blitzchung, mas não a nós. A resposta da Blizzard mostra que, assim que as mensagens ficam fora da vista da China, eles não se importam com as mensagens 'políticas", explicou o time ao site USgamer.

Da mesma forma que os jogadores protestaram ao vivo para saberem o real posicionamento da empresa, outros jogadores têm reclamado nos fóruns oficiais, até mesmo planejando um boicote em larga escala para que a desenvolvedora mude a sua política de banimento, já que só são afetados aqueles que estão diretamente ligados a algum país absolutista. Buscando fazer barulho nas redes sociais, a hastag #boycottblizzard está sendo usada no Twitter e já possui milhares de adeptos até mesmo de outros jogos, como Overwatch.

Resposta da Blizzard

Vendo que a onda de protestos estava aumentando, o CEO da Blizzard, J. Allen Brack, resolveu se pronunciar oficialmente sobre o assunto, alegando que a punição de Blitzchung não possuía qualquer tipo de influência da relação da empresa com a China. E, para tentar amenizar os atritos, a produtora de jogos resolveu reduzir a pena do rapaz para 6 meses de punição.

"Na Blizzard, nossa visão é 'unir o mundo via entretenimento épico'. E temos valores centrais que se aplicam aqui: Pense Globalmente; Lidere Responsavelmente; e importantemente, Toda Voz Importa, encorajando que todo mundo compartilhe seu ponto de vista. As ações que tomamos no fim de semana estão levando pessoas a questionar se ainda estamos comprometidos com estes valores. Nós estamos absolutamente e vou explicar."

"Nós entrevistamos competidores que estão no topo de suas habilidades para dizer como eles se sentem. Queremos experienciar este momento com eles. Ouvir sua animação é uma forma poderosa de nos unir."

"Durante o fim de semana, Blitzchung usou este segmento para fazer uma declaração sobre a situação em Hong Kong — em violação às regras que ele compreendeu e aceitou, e por isso tomamos a ação."

"Toda Voz Importa, e encorajamos fortemente que todos em nossa comunidade compartilhe seus pontos nos vários lugares disponíveis para se expressar. Porém, a transmissão oficial precisa ser sobre o torneio e ser um lugar onde todos são bem-vindos. Como suporte e isso, queremos manter os canais oficiais focados no jogo."

"As visões específicas expressadas por Blitzchung NÃO foram um fator na decisão que fizemos. Quero deixar isso claro: nossas relações com a China não tiveram influência em nossa decisão."

"Se o ponto de vista oposto fosse dito da mesma forma divisiva e deliberada, teríamos sentido e agido da mesma forma."

"Tivemos a chance de pausar, ouvir nossa comunidade, e refletir sobre o que poderia ser feito de forma melhor. Em retrospecto, nosso processo não era adequado, e reagimos rápido demais", diz a mensagem. "No torneio em si Blitzchung *jogou* de forma correta. Nós agora acreditamos que ele mereça seu prêmio. Entendemos que para alguns isso não é sobre o prêmio, e talvez para outros é desrespeitoso até discuti-lo. Esta não é nossa intenção."

"Quando pensamos sobre a suspensão, seis meses para Blitzchung é mais apropriado, e depois ele poderá competir no circuito profissional de Hearthstone novamente se escolher."

"Lembrem que o propósito deles é manter o evento focado no torneio. Isso não aconteceu aqui, e estamos registrando suas suspensões para seis meses também."

Pronunciamento de Blitzchung

Após a divulgação dessa declaração, Blitzchung veio a público através de uma transmissão ao vivo na Twitch para agradecer a Blizzard por ter reduzido o seu período de punição, mas alegou que seis meses ainda é muito tempo e que é preciso reconsiderar a suspensão daqueles que o apoiaram. Segundo ele, não existe uma decisão concreta em relação a sua volta ao jogo de cartas, então vai ser preciso esperar para sabermos se o jogador vai estar presente nas competições do segundo semestre de 2020.


2

Comentários

Blizzard boicotada! Jogador de Hearthstone é banido e gera protestos em campeonato ao vivo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista