
Windows 03 Mai
Conhecido como um dos principais serviços quando o assunto é armazenamento em nuvem, o Dropbox traz para a sua base de usuários as já rotineiras comodidades que esse tipo de plataforma costuma oferecer, como acesso remoto aos arquivos, a possibilidade de compartilhamento – inclusive com edição cooperativa – e a segurança de ter as suas pastas protegidas em uma eventual falha do hardware local.
Mas as vantagens do serviço não param por aí. Além de todos esses recursos, a plataforma também permite que seus usuários possam recuperar arquivos excluídos há, no máximo, 30 dias, o que pode ser bastante útil para quem apagou alguns ficheiros de forma acidental ou para quem quer restaurar uma versão anterior de um arquivo.
Pensando nisso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos na curta seção a seguir como recuperar arquivos e pastas excluídos da sua conta do Dropbox; não saia daí!
Assim como citado acima, o prazo para recuperação de um arquivo ou pasta é de 30 dias. Isso, no caso das contas vinculadas ao Dropbox Basic (versão gratuita) ou ao Dropbox Plus (versão paga). No entanto, há uma exceção. Caso você seja usuário do Dropbox Business, versão do serviço voltado para atender empresas, esse prazo é estendido para até 120 dias.
Com isso, se o período desde a exclusão for maior do que os citados, não há como recuperar os arquivos através do serviço, uma vez que eles provavelmente já foram deletados até mesmo do servidor da plataforma. Nesses casos, o ideal pode ser tentar recorrer a algum software de recuperação de arquivos locais.
Sem mais delongas, vamos as instruções.
É válido ressaltar que a plataforma só permite a recuperação dos ficheiros os quais você tem acesso como editor, eliminando a possibilidade de restauração de arquivos que só podiam ser visualizados – mesmo que eles apareçam na sua lista de excluídos. Além disso, assim como destacado pela página oficial de suporte do serviço, as restaurações podem levar um certo tempo caso haja muitos arquivos a serem restaurados.
Caso você exclua uma pasta compartilhada por completo, essa decisão afetará apenas a sua conta, removendo o seu acesso ao ficheiro. As outras pessoas com acesso a essa pasta continuam podendo acessá-la livremente, inclusive com todos os arquivos contidos nela.
Porém, caso você exclua arquivos individuais dessa pasta, essa decisão afetará todos os outros usuários com acesso ao ficheiro, uma vez que os arquivos serão apagados das contas de todos os membros da pasta compartilhada. Nesses casos, a restauração desses arquivos segue o que foi visto na seção anterior.
E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários