
Curiosidade 23 Ago
09 de maio de 2019 0
Mundialmente conhecida como uma das ferramentas de navegação mais completas, o Google Maps é uma verdadeira mão na roda para quem se locomove diariamente em grandes centros urbanos e para viajantes que estão se aventurando em uma cidade ou país desconhecido.
Mas, de nada vale toda essa completude se não há uma conexão estável com uma boa internet, certo? Errado! Graças ao recurso de mapas offline adicionado recentemente pela equipe de desenvolvimento do app, grande parte dos elementos de uma cidade ou área podem ser acessados mesmo sem uma conexão com a internet; e é isso que abordaremos na nossa dica de hoje! Confira a seguir.
Se você está viajando para outro país ou para uma outra cidade – talvez algo no interior, pode ser que o seu acesso a internet seja limitado ou quem sabe até mesmo inexistente, impedindo que você use a ferramenta. Por conta disso, o recomendado é que você seja proativo e execute os passos descritos a seguir antes da sua viagem, uma vez que não será possível fazer o download sem uma conexão.
Para aqueles que não pretendem viajar por agora, mas costumam usar a navegação diariamente para se locomover pela cidade, as instruções abaixo podem ser uma excelente prática para a economia de dados e até mesmo de bateria. No entanto, ressaltamos que áreas disponibilizadas de forma offline podem ter algumas limitações – assim como descrito em uma das seções abaixo.
Sem mais delongas, confira abaixo as instruções para Android e iOS. Caso ainda não tenha o Google Maps instalado no seu aparelho, confira o cartão ao final dessa matéria.
Se a conexão com a internet estiver lenta ou até mesmo indisponível, o Google Maps fará uso dos mapas off-line para exibir rotas. No entanto, caso você queira economizar bateria e os seus dados móveis, evitando atualizações em tempo real na ausência de uma conexão Wi-Fi, o app ainda traz uma opção adicional para fazer o uso dos mapas baixados mesmo com uma conexão de dados móveis presente.
Mas, se você tem urgência no download de alguma área e não se importa com o gasto dos seus dados, o app também permite que você baixe o mapa através da sua rede móvel. Para isso, abra o menu hambúrguer da tela inicial da aplicação, selecione a opção Mapas off-line, toque no ícone de engrenagem no topo da tela e, por fim, na opção Preferências de download, selecione Fazer o download por Wi-Fi ou rede móvel.
Como salvar os mapas em um cartão SD
Por padrão, o Google Maps sempre fará o download dos mapas na memória interna do dispositivo. Porém, é possível mudar essa definição para que os mesmos sejam armazenados em um cartão SD.
No entanto, caso seu aparelho esteja com uma versão igual ou superior ao Android 6.0 Marshmallow, o armazenamento só será possível se o cartão SD estiver configurado para armazenamento portátil.
Com os pré-requisitos atendidos, confira as instruções abaixo.
Como informado pelo próprio app no início do download, por padrão, os mapas só serão baixados quando você estiver com a aplicação aberta e conectado a uma rede Wi-Fi. Caso você queira baixar as áreas selecionadas através de uma rede móvel, com a tela principal do app aberta, toque no menu hambúrguer localizado na parte superior esquerda da tela e selecione a opção mapas off-line.
Agora, como você pode ver, todos os mapas baixados estão listados nesse menu. Toque no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito e na seção "Quando fazer o download de mapas off-line" selecione a opção Por Wi-Fi e rede móvel.
Na ausência de uma conexão com a internet, fazendo o uso dos mapas off-line, o Google Maps pode trazer algumas limitações no seu uso, como a incapacidade de indicar rotas de transporte público, bicicleta ou a pé. Além disso, informações em tempo real de trânsito, trajetos alternativos ou indicação de faixa não estarão disponíveis. As rotas de carro, por outro lado, ainda poderão ser acessadas e visualizadas normalmente.
Por padrão, os mapas permanecerão baixados no seu dispositivo por cerca de um ano e só serão expirados caso uma atualização não seja executada. De acordo com o próprio Google, a aplicação tentará atualizar automaticamente a área off-line 15 dias antes da data limite, quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Caso você queira prolongar a data limite antes do prazo quinzenal ou atualizar uma área já expirada, siga as instruções a seguir.
E aí, gostou de mais esse tutorial? Tem alguma dica valiosa para quem está pretendendo viajar e não conhece nada do seu destino? Conta para a gente nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos(as).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários