
Curiosidade 27 Mar
Gravar chamadas telefônicas pode ser algo extremamente útil, desde a chance de ter uma recordação para lembrete futuro até a possibilidade de gravar algo para o seu podcast com milhares de ouvintes. Independente do seu objetivo, lembre-se de avisar a pessoa do outro lado da linha de que a gravação está sendo realizada – algumas podem não gostar da possibilidade de serem gravadas, seja por timidez, seja pelo conteúdo da conversa.
Com isso em mente, dando continuidade ao nosso quadro de dicas e tutoriais, hoje ensinaremos a você, estimado leitor, como gravar chamadas no seu smartphone Android através do uso de um aplicativo encontrado na Play Store, o ACR – que pode ser baixado na loja através do cartão ao final dessa matéria. Confira a seguir!
Antes de começarmos com as instruções, uma informação importante precisa ser passada. Graças a uma modificação efetuada pelo Google no Android 9.0 Pie, removendo uma API relacionada ao recurso, alguns usuários com essa versão do sistema estão se queixando da impossibilidade de realizar gravações telefônicas com seus aparelhos.
Nesses casos, o root do sistema pode ser necessário. No entanto, lembramos que efetuar esse tipo de procedimento pode invalidar a garantia do seu dispositivo e até mesmo causar danos irreparáveis – faça-o por sua conta e risco. Para versões do sistema inferiores a 9.0, nenhum procedimento extra precisa ser adotado.
Sem mais delongas, confira as instruções a seguir.
Uma vez instalado e aberto, o funcionamento do ACR é bastante simples. Por padrão, o aplicativo gravará todas as chamadas realizadas e recebidas por você – um ícone na barra de notificações do sistema indicará o funcionamento ativo do mesmo.
Para ter acesso a mais configurações do app, personalizando melhor para o seu uso, abra o menu lateral da aplicação e toque em Configurações. Em Geral, escolha, entre outras opções, se deseja manter o ícone do app na barra de notificações e/ou se deseja utilizar um PIN para ter acesso ao aplicativo.
Em Gravação, ainda sob o menu de Configurações, defina os melhores ajustes de gravação para você, desde a pasta onde as gravações serão armazenadas na memória interna do seu dispositivo até a extensão de arquivo que será utilizada pelo app. Nesse menu ainda é possível definir se todas as chamadas realizadas e recebidas serão gravadas e se a gravação será iniciada de forma automática ou não, por exemplo.
Caso queira desativar as gravações, ainda no menu lateral – representado na segunda imagem da galeria acima – toque na chave de ativação. Para reativa-las, realize o mesmo procedimento.
Para ter acesso as suas gravações, navegue entre as abas do app (Todas, Recebidas, Efetuadas e Importantes). Caso queira transferi-las para um computador ou serviço de nuvem, esse tipo de ação necessita ser de forma manual ou, no caso da segunda, adquirindo a licença Premium, citada na seção a seguir.
Para ter acesso aos arquivos, acesse a pasta onde as gravações estão através de um aplicativo de gerenciador de arquivos ou através do seu computador e copie para o destino desejado. Por padrão, a pasta utilizada pelo app estará no caminho /storage/emulated/0/ACRCalls.
Caso o funcionamento do app tenha lhe agradado em sua versão gratuita, uma boa opção pode ser comprar a licença do mesmo. Com ela, além de ter todos os anúncios removidos, é possível armazenar todas as suas gravações em serviços de nuvem como o Dropbox e o Google Drive automaticamente, gravar chamadas por contato e eliminar gravações muito curtas de forma autônoma. Para comprar a licença, acesse o menu lateral do app, toque em Comprar ACR Pro, siga os passos indicados e conclua a compra através da própria Play Store.
Claro que assim como em praticamente qualquer outro propósito, a loja de aplicativos do Google – além de lojas não oficiais – disponibiliza outras várias opções para gravar chamadas, inclusive tão competentes quanto a exemplificada aqui. A escolha do ACR se deu pelo seu alto nível de aprovação entre usuários, a sua baixa complexidade de uso e o preço relativamente acessível para os que possam ter interesse em adquirir a licença não gratuita.
No entanto, sinta-se livre para escolher qualquer outra opção; muito provavelmente as dicas apresentadas aqui também servirão de forma geral para uma boa parte dos outros aplicativos.
E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários