LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Diferenças entre Wi-Fi tradicional e Rede Mesh podem definir experiência do usuário

28 de janeiro de 2019 9

Um dos maiores desejos do usuário de internet sem fio é que o seu sinal seja distribuído de forma igualitária em todos os ambientes da residência. No entanto, nem sempre a experiência se traduz em uma conexão estável e rápida em todos os cômodos da casa ou do apartamento.

Entre os fatores que influenciam neste ponto, está o tipo de Wireless pelo qual a rede é transmitida. Um deles é o Wi-Fi tradicional, o qual consiste em um único aparelho roteador que é responsável por fornecer a conexão em todo o local, mas com perdas de qualidade conforme a distância aumenta.

Imagem: Reprodução

Por outro lado, a Rede Mesh se conecta a um roteador, mas utiliza – no mínimo – dois aparelhos em diferentes ambientes, a fim de manter a velocidade da internet de forma estável e elevada em todo o perímetro de instalação. A recomendação é deixar cada equipamento em pontos de acesso mais próximos do usuário.

“A tecnologia Mesh funciona como uma malha em que cada ponto é um nó de conexão que distribui a velocidade de acesso à internet de acordo com a necessidade de cada aparelho conectado. Com isso, a chance do sinal se perder ou ter uma qualidade ruim é muito baixa. A Rede Mesh oferece conexão com uma qualidade adicional, resolvendo assim uma série de queixas feitas pelos usuários do sistema Wi-Fi convencional.”


Rodrigo Paiva

Gerente de Marketing e Produtos da D-Link

Alguns exemplos já são utilizados em diversas redes atualmente. Entre eles, estão o Covr – da D-Link –, o Wi-Fi Plus 360° – da NET – e o roteador Samsung SmartThings.

Você já utiliza a tecnologia Mesh na internet da sua residência? Diga para a gente como é a sua experiência.


9

Comentários

Diferenças entre Wi-Fi tradicional e Rede Mesh podem definir experiência do usuário
  • Comprei o roteador TP-Link Deco E4 AC1200 MESH vieram 3 aparelhos um vai ser o principal e os dois vou colocar um em cada lado da empresa....só nao sei se posso colocar cabos nos 3 assia comunicação ficará mais rápida! De qualquer forma estarão na mesma rede! Vou instalar hoje (03/12/21) e retorno aqui pra vocês pra falar o resultado!

      • E a VIVO, alguma novidade?

          • Eu ainda nao entendi bem qual a diferença de um sistema mesh e um extensor de sinal desses comuns.... no mesh como os aparelhos se comunicam?

              • Sylvio_furtado basicamente a rede mesh não vai interferir na rede Wi-Fi, são duas redes diferentes. A mesh é apenas para comunicação entre os roteadores. E a Wifi será para conectar os seus dispositivos.
                Já os extensores de sinal ele se conecta ao wifi existente e réplica o sinal mais para frente, a desvantagem é que ao fazer isso ele pede qualidade e velocidade, pois precisa se manter conectado ao roteador principal e ainda entregar os dados ao seu dispositivo tudo na mesma rede.

                  • Os protocolos de comunicação são diferentes, repetidores/extensores mais baratos acabam perdendo a sincronia com o roteador principal repetidas vezes, tendo que reiniciar o mesmo, a não ser que seja cabeados...

                    A rede Mesh, de uma forma fácil de entender é como se os demais aparelhos fossem um so, porem com antenas separadas... Não sei as especificações técnicas dos protocolos, mas eles realmente não perdem a comunicação...

                      • As redes mesh todos os aparelhos da rede podem se intercomunicar usando a rota mais eficiente e mais rápida para a informação.

                        Imagine cinco pontos, em uma rede comum o último ponto só consegue se comunicar com o primeiro, se passar obrigatoriamente pelos três do meio.

                        Já na rede mesh, a informação não precisa para por todos. Se for mais eficiente pula um (ou todos) e ir direto pro último, ok...

                        Além disso, não necessariamente o roteador é o centro desta comunicação... É possível que um PC ou dispositivo móvel se comunique "diretamente" com outro dispositivo da mesma rede... (Exemplo o celular com a TV, sem passar pelo roteador etc).

                        Claro, se os aparelhos da rede tiverem mesh também...

                          • Alex, boa tarde!

                            Posso aproveitar os cabos que tenho para conectar os modens que são mesh??

                            Comprei um DECO M5 da TPLINK e gostaria de aproveitar pelo menos um cabo que está em outro local, que é quando usava antigamente colocando outro modem.

                            Obrigado

                          • Podiam encontrar alguma forma de baratear a solução mesh. Tenho interesse, mas o preço é bastante impeditivo.

                              • Cogito usar apesar do preço.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Especiais

                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                  Software

                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2