
Economia e mercado 12 Jan
15 de janeiro de 2019 170
Todos sabemos que os produtos da Apple costumam ser caros até mesmo em países desenvolvidos. Por isso, em alguns casos, usamos a expressão "vender um rim para comprar um iPhone" para sinalizar o quanto os preços são elevados.
No entanto, o jovem chinês Wang Shangkun resolveu por o ditado em prática. Sem dinheiro e com o sonho de ter um dispositivo da Apple, ele decidiu em 2011 vender um de seus rins para o mercado negro da China. Segundo relatos, ele recebeu cerca de R$ 11,8 mil pelo órgão e ainda chegou a dizer:
Porque preciso de um segundo rim? Um é o suficiente.
De acordo com portais chineses, ele conseguiu comprar um iPad e também um iPhone 4. No entanto, o rapaz não contava com a ironia do destino.
Isso porque, passados oito anos da cirurgia, o portal Mirror revelou que o rapaz desenvolveu deficiência renal e a doença pode ter se iniciado devido ao ambiente insalubre em que ocorreu o procedimento.
Além disso, Wang possivelmente não seguiu os cuidados do pós-operatório que são recomendados nesse tipo de cirurgia. Agora, o rapaz vive internado e sua vida depende completamente da hemodiálise. Com isso, ele precisará de um transplante de rim.
Vale lembrar que, em 2012, diversas pessoas foram presas tendo conexão com o caso, incluindo os médicos que aceitaram fazer a cirurgia na cidade Chenzhou (província de Hunan). A família do rapaz chegou a receber uma indenização de quase R$ 800 mil, mas ele agora vive internado e as custas de benefícios sociais do governo chinês.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários