
Curiosidade 09 Out
Anunciados no último mês de setembro, os novos iPhones XS e XS Max trazem consigo não apenas as rotineiras novidades reservadas a lançamentos, mas também características vistas em aparelhos disponibilizados há algum tempo, como é caso da proteção contra água e poeira.
Apesar de ser uma característica vista inicialmente no iPhone 7 e 7 Plus, lançados em 2016, a Apple fez bastante questão de enaltecer o quão resistente a líquidos o novo iPhone XS é. Sobre a certificação IP68, que garante mergulhos de 30 minutos em até 2 metros de profundidade – ao contrário da IP67 vista em iPhones anteriores (resistentes a apenas 1 metro), Phil Schiller, chefe de marketing da empresa, deu as seguintes declarações durante a apresentação do modelo:
“Então, se você estiver pendurado na piscina, coloque o telefone na água ... não se preocupe, mergulhe, pegue, enxague, deixe secar, você ficará bem... A equipe testou em muitos líquidos diferentes - em água clorada, água salgada, suco de laranja, chá, vinho e até cerveja. Agora, este é um dos testes mais divertidos que fazemos na Apple.", o chefe de marketing declarou.
Sob o comentário de Schiller, a equipe do site Cnet resolveu testar como o dispositivo se sai a frente de desafios um tanto quanto molhados e resolveu, além de submeter uma unidade do XS a um mergulho na piscina, molhar o aparelho com os líquidos citados pelo funcionário da Apple. Confira o vídeo do teste a seguir (em inglês).
Com um iPhone XS recém tirado da caixa em mãos, a equipe mergulhou o dispositivo em uma piscina a uma profundidade de 1,8 metros por um pouco mais de meia hora – 32 minutos para ser mais exato. Após tirar o aparelho da água, enxaguar com água da torneira e deixar secando desligado por 15 minutos, testes de tela, botões, sensores e alto-falantes foram realizados e, sem muita surpresa, o smartphone passou em todos eles, mas com ressalvas.
Com toque na tela e sensores em pleno funcionamento, a única falha notada foi quanto aos alto-falantes, que no começo das primeiras reproduções após o mergulho ficaram um pouco abafados. Apenas depois de alguns segundos que algumas gotas começaram a sair e o volume normal foi restaurado. No entanto, o falante dedicado a chamadas ainda apresentou algum abafamento, o que levou a equipe a deixar o aparelho secando durante a noite.
Com outra unidade do XS em mãos, o pessoal do site resolveu submeter o smartphone aos tipos de líquido citados por Schiller. O aparelho foi molhado com suco de laranja, vinho tinto, chá quente, cerveja e até mesmo submerso em água salgada, sendo secado alguns segundos após as exposições. Mais uma vez, sem grandes surpresas: o dispositivo sobreviveu a todos os banhos, apresentando perfeito funcionamento em todos os testes realizados.
Com isso, apesar de danos por líquidos não serem aceitos como justificativa para conserto em uma assistência técnica autorizada da empresa sob o período de garantia – o que deve ser levado em consideração antes de colocar o seu caro iPhone para tomar um banho, o XS mostrou uma excelente reatividade aos testes, mostrando que sobreviverá a acidentes na piscina, no mar ou até mesmo numa mesa de bar.
E você, teria coragem de colocar o seu iPhone XS para tomar um banho? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários