LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: causas que podem ter levado ao fim dos canais Esporte Interativo na TV

14 de agosto de 2018 41

Na última quinta-feira (5), os canais Esporte Interativo anunciaram a saída da TV fechada e aberta, para se concentrar somente no seu serviço de streaming, EI Plus. A demissão em massa, os direitos de transmissão – agora da TNT e do Space – e os motivos que levaram a Turner para tomar a decisão ganharam espaço nas redes sociais e chegaram até os trends do Twitter no dia.

A fim de entender as possíveis causas que levaram ao encerramento das atividades dos canais Esporte Interativo, a coluna Detetive TudoCelular separou alguns fatos recentes relacionados à emissora esportiva da Turner. Confira:

Compra pela AT&T

Em junho deste ano, a operadora norte-americana AT&T finalizou a compra da Time Warner – grupo no qual faz parte a Turner, proprietária dos canais Esporte Interativo. O negócio girou em torno de US$ 85 bilhões.

Pela legislação brasileira, a empresa poderia encontrar alguns entraves relacionados a uma possível formação de monopólio – uma vez que a operadora também possui a DirecTV, dona da Sky Brasil. Portanto, abrir mão do Esporte Interativo seria uma forma de reduzir sua oferta e ter o negócio aprovado no país.

Muitos gastos para pouco retorno

Não é novidade que atualmente o Esporte Interativo era um dos players mais competitivos na disputa por direitos de transmissão. A empresa já havia transmitido, com exclusividade, as últimas três temporadas da Liga dos Campeões da UEFA e renovou recentemente – em conjunto com o Facebook.

Além disso, a Turner adquiriu os direitos do Campeonato Brasileiro Série A a partir de 2019, em acordos com, pelo menos, 16 clubes: Palmeiras, Santos, Internacional, Atlético Paranaense, Coritiba, Bahia, Figueirense, Ponte Preta, Santa Cruz, Ceará, Sampaio Corrêa, Criciúma, Joinville, Paysandu, Paraná e Fortaleza.

Apesar de alcançarem bons índices durante as partidas da principal competição de clubes europeia, os canais Esporte Interativo não tinham uma média de audiência do tamanho dos concorrentes – SporTV, ESPN Brasil e FOX Sports. Isso, na prática, pode indicar para dificuldades de retorno financeiro, o que compromete as operações.

Visão de futuro

Nos últimos tempos, os serviços de streaming têm alcançado grande sucesso ao redor do mundo – um exemplo é a difusão da Netflix. No esporte, a tendência é a mesma: NET e Claro focaram no streaming para a Copa do Mundo; Globo iniciou a comercialização dos canais Combate e Premiere pela internet; FOX criou o plano FOX+; e ESPN fez acordo com UOL para disponibilizar seu conteúdo online.

O Esporte Interativo já havia adotado antes de seus concorrentes a estratégia de vender seus canais de forma independente da TV por assinatura, com a plataforma EI Plus. A saída da TV pode sinalizar por uma maior rentabilidade da emissora se estiver exclusivamente no ambiente digital.

Bônus

Após as repercussões iniciais já citadas desde a semana passada, alguns outros profissionais se manifestaram em suas contas nas redes sociais. Destacamos, então, dois textos de profissionais que permanecem na empresa após a saída da TV: o diretor Fábio “Kbrall” Medeiros e o comentarista Mauro Beting.

Para tentar entender e esclarecer como tudo aconteceu, esta coluna procurou profissionais que continuam ou deixaram a emissora. Contudo, ninguém quis comentar sobre o assunto no momento. O Detetive TudoCelular também entrou em contato com a assessoria da Turner Brasil, mas não obteve qualquer resposta.

Para você, qual foi o principal motivo da saída dos canais Esporte Interativo da televisão brasileira? Participe conosco!


41

Comentários

Detetive TudoCelular: causas que podem ter levado ao fim dos canais Esporte Interativo na TV
  • O Ei só saiu, porque não pertence a Globo.Se pertencesse eu duvido que sairia.

      • futebol do sul é tão superior, que o santos foi pra final do mundial e levou de quanto do barça?kkkkkk faz me rir

          • se serguimos a logica entao tnt e space deveriam sair do ar tbm pois ambas pertecem a tunner, posso esta falando besteira mas seria monopolio caso a turner fosse dona de todos canais de esporte no brasil , para min foi mais um golpe para tentar tirar a champions do esporte interativo, nao faz muito sentido uma emissora fazer um investimento grande dessa como a renovaçao da champions , para acabar com o canal, pois esta fuçao ja foi feita a muito tempo e so agora que inventaram essa , alias a directv deveria investir mais na sky brasil pois a empresa se tornou uma empresa atrada tecnologicamente , esta muito atras de outras empresas como oi tv net e claro a oitv com um ano de funcionamento investiu em um satelite novo , nao ficou pegando resto de satelite de outros paises, e deveria para de comercializar pacote sd

              • Eu acho lamentável o fim do EI, era o único canal que divulgava o futebol de todo o Brasil, sem aquela mesmice de Rio/São Paulo.

                  • Enquanto isso, crack Neto continua falando groselha na Band e BandSports.....

                    • Enquanto o brasileiro continuar se segregando vamos continuar vivendo na merda. Uma região se acha superior a outra mas todos vivem no mesmo país de merda, pagando gasolina cara, comendo ovo e arrotando caviar e tendo politicos safados, o problema do brasil é São os brasileiros. País lindo e grande porém mal habitado

                        • É mta falta de sensibilidade de mts q além de serem barristas, são estupidamente ignorantes e, com efeito, arrogantes. Não entendem absolutamente nada! Não sabem enxergar e diferenciar a proposta do canal, como chegaria ao topo p fazer frente à hegemonia da globo pq há milhões de uns q são bitolados e criados pela programação global. A quase ausência de massa cinzenta na cachola desses etnocêntricos em relação ao esporte é tamanha.
                          P mim o EI vai fazer falta, pq abordava algo diferente e inédito do esporte do Brasil e não de somente determinada região. E apenas em 4 anos cresceu tanto, mas os motivos dessa alteração o q sabemos é apenas especulação, nessa hora qlqer um é perito e sabichão e vomitam tentando protagonizar o real motivo, só q ledo engano. Enfim, independente do motivo do encerramento, vai fazer mta falta, mas creio q será um até logo! Futebol do Brasil vai do Oiapoque ao Chuí e não de SP a Rio.

                            • E para aqueles q não conhece o futebol do nordeste, e o mesmo futebol q veio Daniel Alves, hulk, Roberto Firmino e outros craque. E de onde tem o líder da série B atualmente fica a dica, conheça o futebol do seu país.

                                • Melhor canal de esporte que tinha aqui no Brasil, pq ali sim narrava futebol não ficava falando da vida dos outros.

                                    • Na minha opinião, o maior problema do EI era os narradores acharem q gritos eram emoções. Isso deixava os jogos insuportáveis de assistir, independentemente da região que representava, seja norte, Nordeste ou qlqer outra. Sou do Sul e acompanhava os jogos da série C. Sinto por causa disso, nada mais. Programas de discussão sobre futebol, eu sentia pena do Mauro Beting, pra mim era o único que entendia alguma coisa sobre oq falava, os outros só grito é querer aparecer...... só pra esclarecer, usei o face da minha esposa. Kk

                                        • Canal não era ruim,era péssimo mesmo ! É os comentaristas e apresentadores então meu Deus, todos amadores, só falavam abobrinhas ! Tinha que encerrar mesmo, programação sem qualidade alguma, às gravações é até os estúdio eram feitas na garagem da minha casa

                                            • Só passava porcaria. As vezes era de rir quando eu passava por aquele canal e só passava várzea, aqueles campeonatos do norte/nordeste (nem sei exato, era só time desconhecido, sem expressão nenhuma, que nunca tinha ouvido falar)... Pra mim esse canal não faz falta. Assisto meu time na Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e até o último mundial, em outros canais, nunca no EI.

                                                • Me falem o que tem de bom nos campeonatos do Norte e Nordeste que eu volto aqui. Valeu!

                                                  • Filhote. O mundo não é seu umbigo. Muitos desses times que você desconhece, por ser ignorante ou gostar de ser, já revelou jogadores para o mundo inteiro. O Ei trazia uma linguagem nova, alegre mas ao mesmo tempo informativa de um país para pessoas arcaicas, etnocentrista que nem você. Vai fazer falta aos que gostam de variedades e cultura dentro dos esportes

                                                      • Amigo Jorge, parabéns pelo rico comentário cheio de sabedoria de alguém que encherga, enquanto outros SÓ vêem. Desde a compra da ATeT sobre a Time Warner em Junho, houve a proteção do governo Brasileiro para evitar o monopólio, é proteger as empresas Brasileiras.
                                                        SÓ para esclarecimento o Ei veio fez o Nordeste forte e a vibração deles na champions mexeu muito com o acomodado telespectador acostumado com os monotonos e engessados comentaristas da Globo que não podem falar o que pensam.Isso sim que é patético,pois o mundo evoluiu assim como o futebol . Alguém veio ajudar os esquecidos do Norte e nordeste,principalmente a Bahia que é bem mais populosa que o Rio Grande do Sul.

                                                          • Jorge, não é questão de bairrismo. É questão de NÚMEROS e mercado. O Andre foi direto demais (rs) mas o Ei achou que entraria no Sudeste e Sul se achando os "todos poderosos" achando que tendo Champions e Campeonato brasileiro (com alguns times da primeira divisão) iria dominar o Sudeste e Sul, mas o jeito de fazerTV deles é insuportável, pelo menos para o Sudeste/Sul do país. A audiência era pífia, os narradores são esquizofrênicos, as mesas redondas sofríveis e por aí vai. Infelizmente aqui no Sudeste/Sul não se tem interesse por Copa Nordeste e Campeonatos Regionais e pra ver Champions temos que abaixar o volume da TV. A Ei não se contentou com o sucesso no Norte/Nordeste e quis dominar o Brasil, deu o passo maior que as pernas, e os patrocinadores não vieram. Simples assim !!

                                                              • O Esporte Interativo teve Coragem de Fazer o que a Espn nunca fez!! Tentar o brasileirão e tomou a champions da globo fácil..

                                                                O EI se fudeu deixando de fora seus canais das grades mais em conta da tv por assinatura
                                                                Quiseram valorizar o produlto deixando nos pacotes mais caros...
                                                                Narradores se ajusta conforme aparecem novos no mercado

                                                                Quem perde é o Brasileiro com 1 opção a menos... Ficamos com Bandspotts e Foxsports que sao horriveis
                                                                E com ctz tem ajuda da plstinada . Globo tava louca com EI

                                                                • Kkkkkkkkkkk
                                                                  Meu umbigo? Não é apenas eu que não conheço, mas sim todo o resto do mundo, exceto aquela região. O mundo inteiro conhece Grêmio, Flamengo, São Paulo, Santos, e até mesmo os Moranguinhos do Remendão... Mas esse times ali, por favor! Então, não é gostar de ser ignorante por não conhecer aqueles timecos, mas sim não conheço porque são uns times muito ruins, futebol péssimo, jogadores sem expressão, que só são conhecidos naquele mundinho que eles vivem e acham importante, importante só pra eles, ninguém mais. Tirando aquela região, ninguém quer ver Copa Verde ou Copa Nordeste, mas sim competições que esses times nem sonham ou jamais participarão, como Brasileiro ou libertadores, ou ainda, um mundial de clubes contra um campeão europeu. Em 2005 um timaço do nordeste perdeu em casa pro Grêmio, com 11 contra 7... E sobre revelasr jogadores, revelou sim, mas antes eles precisaram jogar num time de verdade, no centro sul do país.
                                                                  Continuo dizendo, EI não faz falta, muito menos campeonatos do nordeste.

                                                                    • Esse pensamento que você tem em relação ao "futebol" de outras regiões do Brasil, que não a sul/sudeste, é a mesma que a Europa para com o campeonato Brasileiro. Então abra sua mente você é aquilo que você pensa e diz. Se um europeu falar as coisas que vc fala, contra seu país, região ou o seu time de futebol, ele tá certo?

                                                                        • Desculpe amigo. Sei que apenas quem é daquela região assiste esses campeonatos, mas o que estamos discutindo aqui é o fim de um canal que levava o futebol nordestino para outras regiões onde nós moramos. Não se limitando a transmissão apenas para aquela região, mas sim para o Brasil inteiro. Realmente existem muitos times fracos no nordeste, mas não generalize. Os clubes tem pouca expressão nacional, por enquanto, mas tem as torcidas mais apaixonadas e maiores que muitos clubes do eixo sul/suldeste. E nunca diga que um time do nordeste chegará a disputar competições internacionais, pois teremos capacidade de disputá-las um dia. Aos poucos o futebol nordestino vai crescer e vai desbancar muitos times da parte de baixo do Brasil.

                                                                            • Na minha opinião, o maior problema do EI era os narradores acharem q gritos eram emoções. Isso deixava os jogos insuportáveis de assistir, independentemente da região que representava, seja norte, Nordeste ou qlqer outra. Sou do Sul e acompanhava os jogos da série C. Sinto por causa disso, nada mais. Programas de discussão sobre futebol, eu sentia pena do Mauro Beting, pra mim era o único que entendia alguma coisa sobre oq falava, os outros só grito é querer aparecer

                                                                          • Acho que foi questão financeiras pois só tinha audiência em transmissão de jogos fora isso a audiência era pífia e sem contar que tentou investir o que não tinha em tentar comprar os direitos dos clubes e se viu que não ia ter o retorno desejado para bancar essa conta.

                                                                              • Foi o que falei no meu comentário abaixo. Quebrou!! Deu o passo maior que as pernas, e não é questão de bairrismo, é questão de NÚMEROS, o SUDESTE, SUL não gosta de Ei, e isso não atrai patrocinadores. Ninguém suporta aqueles narradores GRITANDO histéricamente, não acrescentaram nada de novo para o Sudeste e Sul. A audiência era pífia. Devia ter ficado dentro daquilo que a fez ter sucesso, que foi no Nordeste. Eu tenho o pacote completo de canais de esportes, e só olhava a Ei devido a Champions, e ainda assim, tinha que abaixar o volume, com aquela narração esquizofrênica.

                                                                                • Pra mim tem dedo da Globo, se uma organização consegue por e tirar um presidente oque ela não faz... ela dificultou até quando podia a entrada da tv por assinatura no Brasil, escolheu o sistema brasileiro de tv digital, manda e desmanda no futebol e ainda tem gente que acha q não ela não tem poder?!

                                                                                  • Isso não é nada mais que uma jogada da ATeT/WarnerMedia pra poder ser aprovada o acordo em solo brasileiro sem ter que vender a Sky, já que a implicância do Cade se dava pelo Esporte Interativo está ligado aos esportes e sofreria sanções penosas!
                                                                                    Além do mais a ATeT comprou o Crunchyroll de vez!
                                                                                    Isso é tudo jogada pra proteger o acordo!

                                                                                      • O canal não passa nada

                                                                                          • O canal não vai existir mais é por causa que ela queria comprar o brasileiro e a Champions league. Aí a globo ia perde a audiência, e resolveram tirar o canal do ar , a globo está por trás disso.

                                                                                              • A Globo não é a dona da TV não filhão, tanto que se tivesse todo esse negócio nunca teria acontecido um vexame como ela perdendo da Record em horário nobre durante Os Dez Mandamentos.
                                                                                                A Globo é como um canal qualquer, a mania de ver ela como uma das causadoras de todas as merdas é pq ela é a líder em audiência, se fosse a RedeTv ia ser a mesma coisa.

                                                                                                  • Tem dedo sim a Globo é manipuladora .abra sua mente . infelizmente quem manda no Brasil quem tem $ . você não lembra um exemplo horas só pra te lembrar .UFC quem mostrava era rede teve e o sucesso veio aí que aconteceu... Globo é igual ou pior que os políticos desse nosso Rico país. Que infelizmente vamos morrer e isso nunca vai acabar.

                                                                                                      • Então a Globo é má por ter chegado na UFC e oferecido dinheiro para ter exclusividade na tv aberta da transmissão? Não. A mesma coisa que a Globo fez no seu exemplo foi o que a ATeT fez no caso da Champions.
                                                                                                        Empresas não tem coração, cara. Não dá pra ficar esperando que um canal deixe de ganhar dinheiro só pq o concorrente tá fazendo sucesso. Existem funcionários na Globo que recebem salário, sabia?

                                                                                                          • Desde quando a Globo tem mais dinheiro que AT&T, para ela ter esse poder?

                                                                                                      • LeEndrigo, a MTV nunca foi da Abril, a MTV foi criada nos Estados Unidos. Sobre o Ei, apesar de todo o drama latino dado a matéria, que aliás é adorado no Brasil, e mesmo sabendo que qualquer coisa no mundo é feito por pessoas, a equação é simples: Se não dá lucro, QUEBRA!! Mesmo falando que uma comprou a outra, que a outra agora não pode ter isso ou aquilo pq a lei brasileira não permite (apenas resumi pra não me alongar demais), a verdade é que o Ei não atraiu patrocinadores o suficiente para cobrir o PASSO MAIOR QUE A PERNA, e quebrou. No SUDESTE, ninguém suporta o estilo de narração do Ei, uma gritaria insuportável, apresentadores (as) de qualidade duvidosa e no Nordeste, o Ei só era adorado pq abriu espaço para Copa Nordeste, Campeonatos regionais (que nunca antes tinha tido uma cobertura maior). Ninguém banca Champions ou Campeonato Brasileiro só pra fazer "birrinha" com a "toda poderosa". Compra-se para ter produtos atrativos e ganhar MUITO retorno com patrocinadores. Não deu certo, e agora estão com esse MICO, passar 3 anos de Champions e mais não sei quantos anos de Brasileiro em canais ridículos, misturados com filmes velhos. Aliás Santos e Bahia já ameaçam ir a justiça para romper os contratos. Sou a favor sim de muita concorrência em qq setor, aliás é o que precisamos, porém o custo/burocracia Brasil impede, mas o Ei apostou alto demais, e não atraiu o patrocinadores suficientes. Quebrou !!

                                                                                                        • Faltou mencionar a implicância da Globo com a Directv diante da Sky. A ponto que a guerra comercial entre os clubes por causa da exibição, levando a consideração que a Rede Globo dá preferência para Corinthians e Flamengo.
                                                                                                          https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2016/03/20/cade-investiga-retaliacao-da-globo-por-brasileiro-mas-clubes-negam/

                                                                                                          Por outro lado temos uma pequena reportagem em 2016 acerca do assunto:
                                                                                                          https://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2016/10/24/aquisicao-bilionaria-nos-eua-respinga-em-rival-da-globo-por-brasileirao/

                                                                                                          O que leva ao ponto de observar um problema judicial grave: Caixa
                                                                                                          Econômica patrocinando clubes de futebol (Uma vez que a lei não permite
                                                                                                          que ocorra isso, uma empresa publica bancar custos de patrocínio ao
                                                                                                          patrimônio privado)

                                                                                                          https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/jaeci-carvalho/2015/04/30/se-coluna_jaeci_carvalho_interna,309182/patrocinio-da-caixa-e-ilegal-e-imoral.shtml

                                                                                                          http://www.espn.com.br/noticia/587066_cgu-patrocinio-da-caixa-a-clubes-nao-tem-a-devida-clareza-e-transparencia

                                                                                                          https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2018/04/06/caixa-fecha-patrocinio-com-14-clubes-sem-reajuste-e-investira-ate-r-153-mi/

                                                                                                            • O Esporte interativo fez algo qie a ESPN nunca fez que foi crescer...
                                                                                                              Podem reclamar o que for do EI, mas era o unico canal aberto que oferecia grade de esportes...
                                                                                                              Foi pra cima da globo, comprou doreitos dos clubes BR
                                                                                                              Uma parte do conteudo tbm ao vivo pelo youtube, eu assistia o EI games todo dia no ps3 ao vivo..
                                                                                                              Pg tinha era umas 3h de duraçao.. Pra quem assiste 15 minutos do thiago leifert na globo sente a diferença
                                                                                                              Copa do nordeste tinha uma valorizaçao pro Brasil todo..
                                                                                                              Uma pena fico muito triste....

                                                                                                              O que aconteceu foi o mesmo que aconteceu com a MTV
                                                                                                              Depois que a abril vendeu para o grupo americano e mtv morreu..

                                                                                                              O Ei ganhou uma sobrevida na turner mas morre agora nas maos da At&t
                                                                                                              Não sabem a merda que tão fazendo
                                                                                                              Vao passar a liga e todo conteudo as coxas no tnt e no space..
                                                                                                              Assim como a Record quando desmontou sua equipe de futebol e a Band desmonta aos poucos..


                                                                                                              EI TINHA UMconteudo que a Bandsports nao tinha e o fox tbm nao tinha dps de ser vendido a disney

                                                                                                                Android

                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                Android

                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                Especiais

                                                                                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                Software

                                                                                                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2