
Economia e mercado 20 Jul
Na última semana, a Anatel autorizou a ampliação do compartilhamento de frequência entre TIM e Oi. Mas parece que as pretensões da primeira são de expandir esse procedimento a mais operadoras.
Em conferência de resultados realizada nesta sexta-feira, o vice-presidente de tecnologia da empresa, Leonardo Capdeville, afirmou que há negociações da TIM com as concorrentes Vivo e Claro, além de companhias locais.
“O compartilhamento de infraestrutura é assunto contínuo com parceiros. Discutimos com Vivo, Claro, Oi e também com os provedores locais formas de compartilhar o backhaul.”
Leonardo Capdeville
CTO da TIM
Antes de deixar a função de CEO da operadora, Stefano De Angelis também confirmou o interesse da TIM em estabelecer acordos de compartilhamento de frequência com outras empresas.
“Neste acordo, que consideramos estratégico para o setor de telecomunicações no país, colocamos o compartilhamento de infraestrutura e de espectro. Por isso vamos continuar buscando esse tipo de acordo não apenas com a Oi, como com os outros players do mercado.”
Stefano De Angelis
CEO da TIM
No segundo trimestre deste ano, a companhia também começou a remanejar o espectro de 2,1 GHZ – processo conhecido como refarming –, a fim de destinar a frequência para a cobertura 4G – até então, era usada somente na tecnologia 3G.
Durante projeto-piloto para o procedimento em Teresina (PI), a TIM conseguiu um aumento médio na velocidade de downlink de 14%. A intenção da operadora é ampliar o refarming para atender a todo o Brasil.
Outro plano da empresa é permanecer com a expansão dos 700 MHz, em especial na cidade de São Paulo. A TIM espera já ter a disponibilidade do espectro para utilização na capital paulista já nos próximos dias.
Você acredita ser uma boa ideia o compartilhamento de rede da TIM também com a Claro e a Vivo? Participe conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários