
Google 09 Fev
26 de janeiro de 2024 0
O Google implementou no Pixel 8 Pro, smartphone lançado pela empresa no final de 2023, um sensor de temperatura que pode ser usado para aferir a temperatura de alimentos e outros objetos. Inicialmente, a usabilidade do recurso estava restrita a itens inanimados, pois a empresa não dispõe de autorização do FDA para uso em humanos.
Há algumas semanas, o órgão regulador estadunidense deferiu o pedido da big tech para que o termômetro do celular possa ser usado na aferição da temperatura de pessoas, assim tornando-o um dispositivo com funções de saúde. Segundo a empresa, o sensor presente no Pixel 8 Pro é mais preciso do que um termômetro infravermelho.
Conforme explica a empresa, o telefone consegue descobrir a real temperatura do corpo a partir de uma análise feita da região temporal usando não somente o sensor do termômetro, mas também outras ferramentas. Os dados coletados pelo smartphone são processados por algoritmos do Android responsáveis por informar o resultado.
Considerando um estudo da National Library of Medicine, o Google afirma que os dados coletados e apresentados pelo Pixel 8 Pro são mais precisos do que os termômetros de testa. Nos testes feitos pela norte-americana, seu algoritmo de software foi capaz de calcular a temperatura corporal com uma margem de erro de ± 0,3°C
O Google conta com o sensor LDAF do Pixel 8 Pro para garantir o posicionamento preciso. Isso é útil quando você deseja usar o Pixel para medir sua temperatura. A autorização pelo FDA assegura a confiabilidade dos resultados. É possível que o sensor também esteja presente no Pixel 9 Pro mesmo após o fim da pandemia de covid-19, mas não há nada oficial.
É importante reforçar que o uso de termômetros infravermelhos não afeta a saúde dos humanos. Uma notícia falsa divulgada durante a pandemia afirmava que o uso desses equipamentos poderia prejudicar a glândula pineal, órgão que tem função de produzir e regular hormônios estando localizado próximo ao tálamo e hipotálamo, na parte mais central do cérebro.
Conforme explica a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionado à testa é inofensiva ao ser humano. O órgão informa, ainda, que esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários