
22 Fevereiro 2018
12 de setembro de 2017 135
A Apple finalmente deu um fim aos inúmeros rumores sobre seus novos smartphones, apresentando oficialmente na tarde deste dia 12 de setembro os flagships iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Ambos contam com mudanças pontuais para não ofuscar o lançamento do iPhone X Edition, mas isso não faz deles opções ruins, sendo capazes de brigar sem qualquer problema com outros modelos topo de linha apresentados em 2017.
Começando pelo design, temos tanto iPhone 8 quanto iPhone 8 Plus bem similares aos modelos lançados em 2016, sendo a parte frontal virtualmente idêntica enquanto a parte traseira passou por algumas mudanças pontuais. A principal novidade aqui fica o acabamento em vidro na parte traseira, indo ao encontro do que a Samsung e várias outras companhias vêm adotando em seus flagships.
Temos agora três opções de cores: dourado, cinza espacial e prata, sendo o cinza espacial o único a contar com a parte frontal em preto, enquanto as demais tonalidades possuem o painel frontal em branco.
A traseira em vidro também permitiu a inclusão da tecnologia de carregamento wireless Qi, algo que existe em dispositivos Android há alguns anos e finalmente poderá ser aproveitado pelos fãs da Maçã.
Ao contrário do que aconteceu com o iPhone X Edition, os modelos "tradicionais" mantiveram um painel IPS LCD, sendo o iPhone 8 dono de uma tela de 4,7 polegadas enquanto o iPhone 8 Plus conta com diagonal de 5,5 polegadas. As resoluções também foram mantidas, talvez buscando facilitar a vida dos desenvolvedores que já precisarão se desdobrar para adaptar seus aplicativos e jogos para o display do modelo especial.
A Apple resolveu incluir seu novo chipset A11 Bionic em todos os smartphones apresentados, variando provavelmente apenas na quantidade de RAM e em algumas otimizações realizadas na edição especial. Por isso, espere por um desempenho extremamente fluido tanto no iPhone 8 quanto no iPhone 8 Plus, já que o novo componente traz mais núcleos de processamento e também uma GPU atualizada, além de ser mais eficiente energeticamente.
Na parte de software, temos muitas novidades importantes chegando com o iOS 11, que vão desde o uso de realidade aumentada em conjunto com a câmera até uma Siri muito mais inteligente e proativa, que faz uso de inteligência computacional avançada para saber exatamente como ajudar os usuários nas mais variadas situações.
Este provavelmente é o ponto onde usuários do iPhone 7 ou anteriores mais sentirão diferença ao realizar o upgrade para o iPhone 8, principalmente se você está acostumado a gravar vídeos e quer elevar ainda mais a qualidade.
De acordo com a empresa, tanto o iPhone 8 quanto o iPhone 8 Plus serão capazes de tirar ótimas fotos nos mais variados ambientes, ficando a grande novidade para a possibilidade de gravação de vídeos em até 4K a 60 fps ou Full HD a 240 fps em câmera lenta, algo até então inédito em dispositivos móveis e que é difícil de ser encontrado até mesmo em câmeras profissionais que custam alguns milhares de dólares.
Ainda precisamos aguardar por testes mais aprofundados para saber até que ponto os novos sensores realmente entregam o que prometem, mas certamente podemos esperar por uma evolução considerável para os modelos de 2016.
Na parte das selfies tivemos uma evolução mais discreta, sendo mantida a mesma resolução mas agora com possibilidade de gravar vídeos em 4K, mesmo que com taxa de quadros inferior ao que temos na câmera traseira.
Os novos iPhone 8 e iPhone 8 Plus estarão disponíveis para venda no mercado internacional no próximo dia 13 de setembro, com o modelo mais básico do iPhone 8 custando US$ 699 enquanto a versão mais simples do iPhone 8 Plus custará US$ 799, ainda sem qualquer informação sobre disponibilidade ou preço no mercado brasileiro.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários