
28 Março 2016
Sabe aquele a animação do Android mostrando a versão do sistema, em seguida abrindo aquele joguinho? O nome desse tipo de recurso é easter egg, pequenas brincadeiras que os programadores colocam dentro dos sistemas operacionais, presente em praticamente qualquer plataforma. A Apple não é diferente, colocando uma série de easter eggs em vários de seus produtos, e separamos nada menos do que 16 deles para você experimentar.
Quando um Mac detecta um PC na mesma rede local, já reparou qual ícone ele utiliza para identificá-lo? Exatamente: um PC com monitore antigo, com os já finados "monitores de tubo" com a imagem da tela azul da morte do Windows (BSOD: Blue Screen of Death), mesmo que se trate de uma máquina de alto desempenho. Concorrência é isso.
Esse é simples de executar. No OSX, quanto clicamos no botão de minimizar janela, ela vai para o dock com uma animação que a Apple chama de "genie effect", parecido com o efeito que o gênio da lâmpada faz quando é invocado no Aladdin. Segundo a tecla SHIFT, essa animação acontece de forma muito mais lenta, simulando o mesmo efeito, só que em slow motion.
Seguindo o primeiro e o segundo passo do primeiro item, digite "doctor" (sem aspas) quando a caixa de diálogo abrir. O seu Mac passará a perguntar quais são os seus problemas e tentará te ajudar depois de dar um duplo clique no Enter. Será que eleé capaz de te ajudar?
O nível de detalhe da Apple para desenhar seus produtos é uma das marcas registradas da empresa, inclusive ao desenhar os ícones do TextEdit. O app de notas do OSX, que tem como ícone de uma caneta e um bloco de notas com linhas, tem uma carta real escrita. De fato, é nada menos do que a campanha da empresa de 1997 chamada "Think Different" nos Estados Unidos. Leia a carta abaixo:
Dear Kate,
Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes — the ones who see things differently. They're not fond of rules and they have no respect for the status quo. You can praise them, disagree with them, quote them, disbelieve them, glorify, or vilify them. About the only thing that you can't do is ignore them. Because they change things.
Take care,
John Appleseed
Aliás, "Kate" é uma sigla para “KDE Advanced Text Editor”, e John Appleseed é um apelido para Mike Markkula, segundo CEO da Apple, logo depois de Steve Jobs.
Saindo do OSX para vermos algumas curiosidades do iOS, começamos com uma curiosidade sobre o ícone "Add to Reading List" a partir do iOS 7. Não se trata de um óculos qualquer, mas sim de uma réplica 2D do famoso óculos usado por Steve Jobs.
A popular assistente pessoal do iOS foi programada para responder todas as perguntas do usuário de forma objetiva. Isso não significa que ela não tenha suas próprias opiniões, em especial quando se trata de filmes. Quando perguntada sobre a opinião dela sobre o filme Inception, Siri responde: "Inception é um filme sobre sonhar sobre sonhar sobre sonhar sobre sonhar sobre sonhar ou alguma outra coisa. Eu acabei dormindo."
Voltando ao OSX, abra o terminal e digite a seguinte frase "telnet towel.blinkenlights.nl" sem aspas e clique em Enter. Seu Mac irá mostrar uma forma mais simples da abertura consagrada dos filmes do Star Wars inteiramente com caracteres ASCII (American Standard Code for Information Interchange).
A partir da versão 8.3 do iOS, você pode habilitar o emoji de da saudação da raça Vulcan de Jornada das Estrelas no teclado oficial do iPhone. Dá um certo trabalho, mas vale a pena para quem é fã da franquia. Abra esse link no seu iPhone, copia o emoji "Live Long and Prosper" (Vida longa e próspera)e em seguida vá ao menu de configurações do IOS. Dentro de "General", vá até "Keyboard" e depois em "Shortcuts". Clique no botão adicionar ("+") e depois deê um duplo clique na seção "Phrase" e cole o ícone da saudação Vulcan. Agora basta adicionar qualquer atalho para ativá-lo (como "llap" - Live Long and Prosper) e clique em salvar. Agora, toda vez que você digitar isso, ativará a saudação.
Ainda falando de franquias famosas, só que agora no Mac, você pode saber exatamente a timeline do filme "O Senhor dos Anéis" via terminal. Basta abri-lo e colar a seguinte linha de cógido: “cat /usr/share/calendar/calendar.lotr” (sem aspas) e clicar em Enter. Uma longa (e até bastante completa) lista dirá quais são os principais eventos que ocorreram no filme como curiosidade.
Novamente no iOS, o ícone utilizada pelo app Voice Memo mostra uma frequência de onda sonora. Mas não se trata de qualquer uma, escolhida aleatoriamente, mas uma cópia exata da forma de onda da palavra "Apple", mostrando, novamente, a atenção que a Apple tem aos detalhes.
O mais novo produto da Apple já tem seu easter egg, com uma mensagem inteligente aparecendo no "Add a Friend" para mandar mensagens na parte de baixo do site. Olhando de perto, as iniciais dos ícones menores forma a frase "Never Gonna Give You Up", música de Rick Astley.
Conhece alguma easter egg dos produtos da Apple que não listamos acima? Conte para nós nos comentários!
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários