
13 Abril 2017
Na WWDC (Worldwide Developers Congress) 2014, congresso mundial de desenvolvedores realizado pela Apple, a companhia surpreendeu todos os presentes ao anunciar uma linguagem própria de programação, Swift. E, de acordo com um estudo realizado pelo Stack Overflow, o fórum mais famoso de programadores onde é possível tirar dúvidas e ajudar quem precisa de uma forma fácil, a novidade criada pela empresa dos Estados Unidos da América já ocupou a primeira posição de 'idiomas digitais' mais amados em nível mundial, conquista notável para a jovem tecnologia.
Linguagens de programação são essenciais no desenvolvimento de aplicativos, sistemas operacionais e demais ferramentas que precisem da comunicação entre indivíduos e o aparelho utilizado na programação, servindo como um dialeto comum entre homem e máquina, resultando em uma sequência lógica de instruções que, se escritas de forma correta e coerente, são seguidas pelo computador. Antigamente, Apple requisitava a experiência em Objetive-c aos desenvolvedores interessados no iOS ou OS X, sendo um idioma complicado e cheio de detalhes considerados desnecessários.
Swift, ocupando a primeira colocação na lista obtida pelo Stack Overflow, é seguida C++11, Rust, Go, Clojure, Scala, F#, Haskell, C# e Python, sendo esta última uma das linguagens de programação mais fáceis de se trabalhar, visto que a lógica é o que realmente importa ao estruturar um código, não a sintaxe em si. Para classificá-las em um ranking de "mais amáveis", foram obtidas pouco mais de 26 mil de respostas em 157 países, mostrando que a criação da gigante de Cupertino, além de ser a mais querida entre os programadores, está presente internacionalmente.
Ao aprenderem Swift, desenvolvedores precisam de um notebook ou computador com OS X para conseguirem baixar o XCode, interface que permite a montagem visual e codificada de aplicações para iOS, por exemplo, e, finalmente, começarem a produzir suas próprias utilidades. No mês de março, noticiamos a promoção do curso que ensina programar apps para a Apple, custando US$ 89 após sofrer redução de preço de 91%. Se quiser uma inspiração para investir na plataforma, relembre que a criadora de iPhones é a que mais paga para os participantes de sua loja virtual, desembolsando bilhões anualmente.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários