
Apple 20 Fev
21 de fevereiro de 2025 0
Testes do que pode ser o aguardado MacBook Air com chip M4 foram encontrados no banco de dados do Geekbench, dando uma amostra das capacidades gráficas do próximo notebook "acessível" da Apple. Ao que parece, a solução deve ter diferenças mínimas em relação ao MacBook Pro M4, ao menos em tarefas de curta duração, podendo torná-lo uma opção atraente para quem busca a potência do processador de nova geração da Maçã.
Os resultados pertencem a um dispositivo ainda não identificado por completo, mencionado apenas como "Mac16,12". Diante dos rumores do lançamento de um novo MacBook Air em breve, e do cenário no qual o laptop de entrada da Apple é o único Mac que ainda não foi atualizado para a linha M4, especula-se que estes sejam os primeiros registros do aparelho.
Também não há informações de desempenho da CPU, apesar de haver confirmação de que a solução conta com 10 núcleos, clocks de até 4,41 GHz e 24 GB de RAM. O foco dos vazamentos está na GPU, que aparenta trazer 10 núcleos, e mostram números promissores tanto ao utilizar a API gráfica OpenCL, quanto a Metal.
Na primeira, o dispositivo em questão conseguiu atingir 36.305 pontos, enquanto na segunda — mais otimizada por ser desenvolvida pela própria Apple —, os números saltam para 54.806. Ao serem comparados com resultados obtidos pelo MacBook Pro M4 de 14 polegadas, com a mesma quantidade de núcleos e 16 GB de RAM, esses números mostram diferenças muito pequenas.
A alternativa "para profissionais" da gigante obtém 38.313 pontos no teste com OpenCL, e 58.144 pontos no benchmark com Metal. As vantagens do MacBook Pro sobre o suposto MacBook Air seriam de apenas 5% e 6%, respectivamente. Caso esse desempenho se confirme, o notebook de baixo custo pode ser uma alternativa muito atraente para quem quer a potência do M4, até mesmo para tarefas mais exigentes, sem gastar muito.
Ainda assim, há alguns pontos que precisam ser considerados: há a possibilidade da Apple lançar versões mais simples do chip, com 9 núcleos de CPU e de GPU, por exemplo, aumentando a diferença para o MacBook Pro. Mais do que isso, a série Air costuma empregar refrigeração passiva, que não usa ventoinhas e está sujeita a mais gargalos térmicos, o que significa que processos muito longos, como a renderização de vídeos, podem resultar em diferenças bem maiores.
De toda forma, considerando que o iPad Pro M4, também refrigerado de forma passiva, tem fôlego para tarefas pesadas, podemos esperar que o MacBook Air M4 seja realmente uma alternativa interessante, especialmente por rodar um sistema operacional mais completo.
Além da existência de versões de 14 e 15 polegadas e do processamento, não há informações detalhadas sobre o dispositivo no momento, mas as expectativas são de que o laptop deva ser revelado em breve — rumores apontam para uma janela de estreia no outono brasileiro, entre março e maio. Mais vazamentos devem ocorrer até lá.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários