
Economia e mercado 30 Mar
30 de março de 2022 36
Atualização (30/03/2022) - FM
A Apple é enigmática quanto ao futuro de seus celulares, afinal, mantém uma rígida política contra vazamentos, o que deixa as informações sobre seus próximos lançamentos quase imprevisíveis. Nesta quarta-feira (30), um novo rumor afirma que a fabricante não irá lançar novos celulares com o Touch ID — sensor de impressões digitais — sob a tela.
Embora a big tech tenha registrado uma nova patente dessa tecnologia, conforme divulgamos na última semana, Ming-Chi Kuo divulgou em seu Twitter que a Apple não deve lançar um celular com leitor de digitais sob o display. Anteriormente, o analista previa que o iPhone 15 ou iPhone 16 utilizaria essa tecnologia nos próximos anos.
I previously predicted iPhones would support under-display fingerprint sensing/Touch ID in 2023 at the earliest. But the latest survey indicates new iPhones in 2023 & 2024 may not adopt under-display Touch ID. Face ID with a mask on iPhone is already a great biometrics solution.
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) March 30, 2022
Para substituir a solução de acesso biométrico ao sistema — utilizado atualmente no iPhone SE de 3ª geração — a empresa desenvolveu o Face ID, que utiliza os traços únicos do rosto do usuário como credenciais para o desbloqueio do celular. Segundo Kuo, o “Face ID já é uma ótima solução de biometria” e dispensa o uso do Touch ID.
Mark Gurman, analista do Bloomberg, diz que a Apple chegou a testar o Touch ID sob a tela para ser utilizado no iPhone 13, o que claramente não aconteceu. Em setembro deste ano, o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max devem ser lançados sem entalhe e, para abrigar os sensores do Face ID, o recorte do display terá formato de furo e pílula.
Quais são as suas expectativas para o iPhone 14? Esperava o retorno do Touch ID? Comente!
Texto original (22/03/2022)
O Touch ID, recurso de leitura de impressões digitais da Apple, foi removido de todos os principais iPhones desde 2017 e agora se limita ao iPhone SE — inclusive a versão 2022. Mas aparentemente a Maçã ainda não deixou a funcionalidade de lado e pode tornar a integrá-la, mas desta vez sob o display dos celulares.
Rumores sobre a série iPhone 13 apontavam que o Touch ID seria acoplado ao painel dos smartphones, mas no final das contas o retorno do recurso foi cancelado. O iPhone 14 também não deve trazê-lo, e a Apple pretende focar em aprimorar o Face ID.
No entanto, o título de uma nova patente concedida à Apple nesta terça-feira (22) pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) aponta que a Gigante de Cupertino ainda está trabalhando em uma nova versão do Touch ID:
Sensoriamento de impressão digital sob o display baseado em luz angular fora do eixo.
A patente foi depositada há um tempo considerável, em setembro de 2019. Nada impede, é claro, que a Apple ainda esteja progredindo no desenvolvimento do Touch ID sob a tela.
A documentação revela que a Apple está seguindo a rota das impressões digitais ópticas, em vez de experimentar com ultrassom ou outra tecnologia não baseada em luz. Veja um resumo da descrição encontrada na patente:
Um aparelho para sensoriamento por toque inclui uma camada emissora de luz coberta por uma camada transparente e configurada para iluminar uma superfície que toque a camada transparente e permitir a transmissão dos raios de luz refletida da superfície para as camadas subjacentes.
Estamos falando de patentes, portanto nada está gravado em pedra. Empresas de tecnologia publicam inúmeros documentos do tipo e apenas uma pequena parcela aparece em um dispositivo comercial. Teremos que aguardar para saber se a Apple realmente voltará a oferecer o Touch ID — desta vez sob a tela — como uma opção de desbloqueio do iPhone.
Você gostaria de ver o retorno do Touch ID sob a tela do iPhone? Conte sua opinião nos comentários!
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários