LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple boicotando iPhones antigos? Empresa de benchmark põe tese à prova

06 de outubro de 2017 12

Não são novidades rumores de que a Apple está desacelerando intencionalmente os iPhones mais antigos com as atualizações do iOS para incentivar a compra dos novos modelos. Isso veio após vários testes como estes que sugerem que iPhones andam perdendo seu desempenho ao longo do tempo.

Para responder as alegações de que a Apple propositadamente tornou mais lentos os modelos anteriores de iPhones com mudanças no iOS, uma empresa de benchmarks chamada Futuremark levantou dados a partir da 3DMark, sua ferramenta de avaliação gratuita.

Assim, a empresa descobriu que as atualizações do iOS mantiveram em grande parte os iPhones funcionando em um nível de desempenho semelhante.

No caso do iPhone 5s, o modelo mais antigo examinado, um gráfico que mostra o desempenho da GPU revela uma pontuação média relativamente estável entre abril de 2016 e setembro de 2017, com pequenas variações esperadas de mês para mês. Algo semelhante foi encontrado com o desempenho da CPU.


Já com o iPhone 6, as pontuações de desempenho da GPU aumentaram ao longo do tempo, com um salto pequeno, mas notável, no momento de lançamento do iOS 10, e outro aumento maior para o iOS 11. O desempenho da CPU diminuiu gradualmente nos resultados, embora apenas ligeiramente. O gráfico se nivela a partir de maio de 2017 em diante.


Nos gráficos do iPhone 6s, o desempenho da GPU teve um pico no lançamento do iOS 10, antes de cair e nivelar novamente em maio de 2017. Existe um declínio muito pequeno no desempenho da CPU, embora sem mudanças de pontuação significativa.


Por fim, o desempenho do iPhone 7 mostrou que a GPU teve baixas ao longo do tempo, com um aumento visível na última barra do gráfico, ou seja, no lançamento do iOS 11, mas sem grande deterioração. O desempenho da CPU diminui para o final do gráfico, mas novamente isso mostra apenas uma mudança normal ao longo do tempo.


A empresa observa que existem alguns fatores que podem fazer com que os usuários percebam uma perda de desempenho após a atualização do sistema operacional. Isso inclui atualizações que apresentam novos recursos, novos aplicativos desenvolvidos para o hardware mais recente que não estão funcionando tão redondo, e aplicativos mais antigos que não aproveitam as otimizações em versões posteriores do iOS.

Há também o fator humano, de acordo com a Futuremark. A empresa afirma que "sempre há o efeito psicológico de saber que existe um modelo novo e melhorado, que pode fazer seu dispositivo parecer desatualizado".

  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

12

Comentários

Apple boicotando iPhones antigos? Empresa de benchmark põe tese à prova
  • Pega um antigo iPhone 4S e bota um iOS 9 para ver como fica.
    E não é perda de desempenho com o tempo, é fato logo após do primeiro boot, bastante lerdo.

      • Meu primeiro iphone foi um 5,comprei ele em 2012 com IOS 6. Enquanto ele estava comigo,atualizei até o 9.3,
        ou seja três grandes atualizações. Passei ele há 2 anos para a minha mãe atualizado com o ios 10 funcionando perfeitamente. ou seja 3 grandes atualizações de software. para este modelo. Comprei ele no IOS 6,atualizou pro 7,8,9,10.

        4 Grandes atualizações.
        mas claro que vai ficar lento com o tempo,como vocês querem novos recursos e funções sem sacrificar memória e processador? é que nem comprar uma casa e mobiliá-la e no fim ficar sem espaço para novas coisas.

          • iPhone sempre fica mais rapido com o iOS recente, a questao eh o consumo de bateria e temperatura, que pode decair a performance no geral.

              • No Android é a mesma teste... meu S7 com Android 6 a bateria durava mais, mais fluido.. no Android 7 reduziu algumas hora de tela ligada.. usando os mesmos aplicativos, quando o hardware não é descartável, o software causa Obsolescência na fluidez do sistema... ou seja: Obsolescência Programada... agora quem conhece métodos de troca a ROM, bula essa obsolescência programada, mas fica sem algum funções restritas do fabricante...

                  • Matéria estranha na teoria tem o mesmo desempenho mais na pratica nao ?! ##Quer dizer que o consumidor é otario (fica imaginando o mais novo)%uD83E%uDD14?! Tô fora meu iPhone 7 vai morrer com 10.3.3 mesmo.... atualizações tantos de iOS como androide matam os aparelhos antigos aos poucos, mataram meu s7 com nougat.... não vou deixar morrer outro apare

                    • a Apple atualiza os idevices mais antigos pra deixar eles mais lentos, e isso É FATO, nao tem isso de empresa de Benchmark falar que é mentira nao

                        • Iphone foi feito pra durar no máximo um ano, depois desse período a Apple lança outro muito mais caro, Iphone foi feito pra gente que tem dinheiro e pode gastar, e não pra pobre morto de fome, que compra Iphone e anda de ônibus e ainda reclama que a passagem tá cara.

                            • Me desculpe mas não concordo com nada do que você disse.
                              iPhones foram feitos para durar pelo menos dois anos. Ainda sim a Apple mantém eles atualizado geralmente por quatro anos. Só troca anualmente quem quer e/ou pode. Mas não é necessário. Eu troco a cada versão S. Ou seja, De dois em dois anos.
                              E outra. iPhone... E qualquer outro Flagship de outras marcas foram feitos pra qualquer pessoa que esteja disposta a pagar pelo seu valor. Se o valor é justo ou não aí são outros 500. Mas esses estereótipos são bem incoerentes.

                                • Esqueceu de adicionar aí também que foi feito para os idiotas.

                                  • Nss nuca existiu essa "tese" de que os IPhones estavam ficando mais lentos com atualizações em modelos antigos mano, a verdadeira tese que existe é que os IPhones antigos começam a apresentar mais bugs quando as últimas atualizações chegam porque elas não foram otimizadas para ele e também porque elas são PESADAS. Eu já tive um IPhone 4s e agora um 5s e eu acho que eles bugam no sentido de desligar sozinhos, desligar o sinal da Internet sozinhos e até em casos extremos (no meu IPhone 4s) digitar sozinho ou até apagar aplicativos sozinhos, além de pedir o ID Apple toda hora.

                                      • Pior que existiu sim, já ouvi falarem muito dela por sinal. Mas acho normal que de uma sensação de lentidão maior, visto que o hardware dos iPhones antigos é sempre mais inferior dos recém lançados.

                                        A lógica é simples: Cada novo iPhone lançado possui um hardware aprimorado com capacidade de executar animações e processamentos complexos com mais eficiência no iOS. Obviamente a Apple vai explorar o hardware do iPhone recém lançado e os antigos por terem um hardware inferior, vão começar a ter "problemas" de performance.

                                        Ainda sim, o iPhone 5S é o iPhone mais antigo que está recebendo atualizações do iOS, um feito impressionante visto a cultura dos celulares Android de lançarem no máximo duas versões novas e dê graças a Deus que lançaram.

                                        Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                        Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                        iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo