
Apple 06 Out
Não são novidades rumores de que a Apple está desacelerando intencionalmente os iPhones mais antigos com as atualizações do iOS para incentivar a compra dos novos modelos. Isso veio após vários testes como estes que sugerem que iPhones andam perdendo seu desempenho ao longo do tempo.
Para responder as alegações de que a Apple propositadamente tornou mais lentos os modelos anteriores de iPhones com mudanças no iOS, uma empresa de benchmarks chamada Futuremark levantou dados a partir da 3DMark, sua ferramenta de avaliação gratuita.
Assim, a empresa descobriu que as atualizações do iOS mantiveram em grande parte os iPhones funcionando em um nível de desempenho semelhante.
No caso do iPhone 5s, o modelo mais antigo examinado, um gráfico que mostra o desempenho da GPU revela uma pontuação média relativamente estável entre abril de 2016 e setembro de 2017, com pequenas variações esperadas de mês para mês. Algo semelhante foi encontrado com o desempenho da CPU.
Já com o iPhone 6, as pontuações de desempenho da GPU aumentaram ao longo do tempo, com um salto pequeno, mas notável, no momento de lançamento do iOS 10, e outro aumento maior para o iOS 11. O desempenho da CPU diminuiu gradualmente nos resultados, embora apenas ligeiramente. O gráfico se nivela a partir de maio de 2017 em diante.
Nos gráficos do iPhone 6s, o desempenho da GPU teve um pico no lançamento do iOS 10, antes de cair e nivelar novamente em maio de 2017. Existe um declínio muito pequeno no desempenho da CPU, embora sem mudanças de pontuação significativa.
Por fim, o desempenho do iPhone 7 mostrou que a GPU teve baixas ao longo do tempo, com um aumento visível na última barra do gráfico, ou seja, no lançamento do iOS 11, mas sem grande deterioração. O desempenho da CPU diminui para o final do gráfico, mas novamente isso mostra apenas uma mudança normal ao longo do tempo.
A empresa observa que existem alguns fatores que podem fazer com que os usuários percebam uma perda de desempenho após a atualização do sistema operacional. Isso inclui atualizações que apresentam novos recursos, novos aplicativos desenvolvidos para o hardware mais recente que não estão funcionando tão redondo, e aplicativos mais antigos que não aproveitam as otimizações em versões posteriores do iOS.
Há também o fator humano, de acordo com a Futuremark. A empresa afirma que "sempre há o efeito psicológico de saber que existe um modelo novo e melhorado, que pode fazer seu dispositivo parecer desatualizado".
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários